Niquelândia/Colinas do Sul

Prefeitos de Niquelândia e Colinas do Sul celebram parceria com Polícia Militar à execução do Proerd nas escolas municipais das duas cidades

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atenderá alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas duas localidades abrangidas pela 11ª CIPM/Niquelândia, que integra a jurisdição do 18º CRPM/Uruaçu: objetivo é afastar crianças do uso e comércio de substâncias entorpecentes com aulas semanais

Oficiais ligados ao 18° Comando Regional da Polícia Militar (18º CRPM) sediado em Uruaçu reuniram-se com os prefeitos Eduardo Moreira (Niquelândia) e Onofre Aparecido Paulista (Colinas do Sul) para a formalização da parceria com as secretarias municipais de Educação das duas cidades à realização de mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O encontro aconteceu na Prefeitura de Niquelândia na manhã desta quarta-feira/9.

De acordo com o tenente Flávio Taveira Guimarães – ex-comandante da PM de Niquelândia e atual coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPCOM) do 18° CRPM – ele e o sargento Adauto Teixeira de Oliveira serão os responsáveis por ministrar os ensinamentos para alunos das escolas das zonas urbana e rural do 5º ano do Ensino Fundamental se manterem distantes do uso e do comércio de substâncias entorpecentes, bem como dos demais malefícios que envolvem o tema.

“Foi uma reunião muito solicitada pelas duas prefeituras, para que pudéssemos fechar essa parceria em que nós (a PM) entramos com toda a instrução e o material de apoio necessário; enquanto aos municípios colaboram com a realização da cerimônia de formatura dos alunos propriamente dita, o que inclui a confecção das camisetas alusivas ao Proerd e a premiação dos alunos que escreverem as melhores redações sobre o conteúdo que vamos ministrar”, explicou o militar.

O NPCOM sob a coordenação do tenente Taveira é uma unidade que atua na prevenção de crimes, respeito aos direitos humanos, inibição de atos antissociais e na promoção da Segurança Pública como um todo, por meio de ações comunitárias em nove cidades (Alto Horizonte, Amaralina, Campinorte, Colinas do Sul, Mara Rosa, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, São Luiz do Norte e Uruaçu).

Instrutores do Proerd na região de Niquelândia e Colinas do Sul terão caminhonete com tração nas quatro rodas para ministrarem aulas em escolas que ficam em regiões de dificil acesso, na zona rural das duas cidades [Foto: Divulgação/18º CRPM]
Dentre essas ações, o Proerd é considerado como sendo altamente eficaz no sentido de dissuadir crianças e adolescentes do envolvimento com atividades criminosas no processo de formação de personalidade à vida adulta, quando eventuais desvios de conduta podem ser de difícil reversão após a chegada da maioridade penal aos 18 anos.

“Nós estamos iniciando esse trabalho esse ano em Niquelândia, Colinas, Nova Iguaçu e São Luiz, atendendo todos os alunos das escolas mantidas pelas prefeituras dessas cidades até o final de junho. Depois, vamos estender para os demais cinco municípios. Particularmente, em se tratando de Niquelândia e Uruaçu, embora eu seja o coordenador regional, também estarei em sala de aula juntamente com o sargento Adauto, ministrando as aulas do Proerd em função da pequena quantidade de instrutores que temos na região”, explicou o tenente.

HISTÓRIA – Criado por policiais de Los Angeles (EUA) em 1983, com o nome de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), a estrutura inicial obteve grande sucesso no primeiro ano, com redução do uso de drogas e mudança de atitude dos adolescentes, sendo expandido em 1986, para os demais estados americanos.

Posteriormente, o D.A.R.E/Proerd foi reconhecido como um programa exemplar de excelência pelos governos dos presidentes Bill Clinton, George Bush e Ronald Reagan através do Departamento Nacional de Educação dos EUA.

No Brasil, o programa foi instituído em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”, atendendo estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular contribuindo para o alcance dos objetivos das políticas públicas de combate e prevenção ao uso de drogas.

Seis anos depois, em 1998, o Proerd foi instruído em Goiás através de parceria entre o Gabinete Militar da Governadoria, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (hoje desmembrada em duas pastas) e o comando-geral da PMGO.

PRESENÇAS – Durante a reunião na Prefeitura de Niquelândia, além dos prefeitos Eduardo Moreira e Onofre Paulista (Colinas), do tenente Taveira e do sargento Adauto, já mencionados no início desta reportagem, estiveram presentes a secretária de Educação de Niquelândia, Dalvania Botelho Pimentel; o secretário de Educação e Cultura de Colinas do Sul, Marcelo Paulino; o tenente-coronel Franz Rasmussen Rodrigues, comandante do 18° CRPM; o tenente-coronel Bento José Labre de Lemos Júnior, subcomandante do 18° CRPM; o major Alexandre Torres, comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) de Uruaçu; e major Huermi Félix,  comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM) de Niquelândia (que responde também pelo policiamento ostensivo e preventivo de Colinas do Sul).

Prefeitos Eduardo Moreira e Onofre Paulista reuniram-se com a PM na Prefeitura de Niquelândia à assinatura de convênio para execução do Proerd nas duas cidades [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo