Niquelândia

Prefeitura de Niquelândia entrega novos veículos para a Saúde e apresenta balanço da pasta em 2023

Ambulância para os pacientes e picape para serviços diversos foram apresentados na tarde desta terça-feira/19, na Praça Silva Júnior: Hospital Municipal agora conta com aparelhos de ar-condicionado, frigobares, televisores, internet e outras melhorias em suas instalações

A Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia apresentou oficialmente à população no final da tarde de ontem, em evento na Praça Silva Júnior, dois novos veículos zero quilômetro comprados para atender as necessidades da pasta.

Como se sabe, a secretaria recebeu atenção especial do prefeito Fernando Carneiro (PSD), que é médico, em quase seis anos de gestão em seus dois mandatos. Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde foi comtemplada com 10 novos veículos dentre ambulâncias e veículos de apoio logístico.

Ambulância zero quilômetro comprada pela Prefeitura de Niquelândia vai reforçar frota da Saúde no município [Foto: Elaine Alves – SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
As aquisições apresentadas ontem foram feitas através de emendas parlamentares ao Orçamento Estadual pelos agora ex-deputados estaduais Alysson Lima e Henrique Arantes, que destinaram recursos equivalentes a 40% do valor total dos veículos, segundo o município.

A Prefeitura de Niquelândia, por seu turno, ofertou contrapartida de 60% do montante necessário às compras de um furgão Peugeot Expert adaptado como ambulância; e também de uma picape Fiat Toro para as mais variadas demandas da secretaria.

Furgão comprado pela Prefeitura de Niquelândia recebeu todos os equipamentos necessários para servir como ambulância aos pacientes do município [Foto: Elaine Alves – SUPERCOM Niquelândia]

DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM – Ambos os veículos estão registrados em nome da prefeitura e possuem placas no padrão Mercosul com identificação alfanumérica em azul, cor atualmente utilizada à identificação de veículos oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o Brasil.

BALANÇO – Na oportunidade, em telão de led instalado na praça, a Secretaria Municipal de Saúde exibiu um vídeo institucional com o balanço das ações realizadas na área pela municipalidade ao longo de 2023 [veja os números no final desta reportagem].

Sempre de acordo com a Prefeitura de Niquelândia, a mais recente melhoria se deu para o conforto dos pacientes internados no Hospital Municipal Santa Efigênia, o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

No evento desta terça-feira, junto com a entrega dos veículos, a Secretaria de Saúde anunciou a conclusão das instalações de aparelhos de ar condicionado, de geladeiras pequenas (frigobares), de televisores modernos e de rede de internet wi-fi em todos os quartos do complexo hospitalar.

Ao longo desse ano, o Hospital Municipal de Niquelândia recebeu uma ampla reforma interna, com a substituição das obsoletas janelas de metal com vidro por modelos novos, do tipo blindex, que possibilitam a vedação dos ambientes para maior eficiência dos aparelhos de ar condicionado.

A Prefeitura de Niquelândia também informou, no vídeo exibido ontem, a realização de uma completa reforma no centro cirúrgico e aquisição de novos equipamentos para a realização dos procedimentos de forma mais resolutiva e segura.

Na rápida cerimônia de ontem na principal praça de Niquelândia, Fernando Carneiro esteve representado pelo advogado e assessor especial Sandro Rocha, mais conhecido como Dr. Sandro.

Os vereadores Neira, João Pedro, Aguinaldo e João Paulo, da base de apoio do Poder Executivo, participaram com Sandro Rocha da entrega simbólica das chaves dos novos veículos para a Secretaria de Saúde [Foto: Elaine Alves/SUPERCOM Niquelândia – Edição de imagem: Excelência Notícias]
Em breves palavras, o assessor especial disse que a cidade está crescendo pela força união do Poder Executivo com a Câmara Municipal de Niquelândia, através dos oito vereadores que integram a base de apoio do atual prefeito.

No entanto, Dr. Sandro demonstrou muita calma ao manifestar certa contrariedade com práticas políticas que atualmente ultrapassam o limite das críticas sadias e saudáveis em Niquelândia.

[Exercer] a oposição [aos governos constituídos, de um modo geral] é democrática. A perseguição política, no entanto, só leva nossa cidade para o buraco. Nós não temos nenhum problema com a oposição, mas a perseguição é uma situação complicada”, afirmou o assessor especial, ladeado por praticamente todos os secretários municipais do Poder Executivo.

NÚMEROS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE NIQUELÂNDIA EM 2023

– Exames laboratoriais: mais de 100.000 análises clínicas

–  Cirurgias eletivas e de emergência: mais de 500 procedimentos

– Tomografias para diagnósticos diversos: mais de 600 exames realizados;

– Consultas médicas com médicos-especialistas: mais de 15.000 atendimentos realizados nas áreas de cirurgia-geral, ginecologia/obstetrícia, urologia, cardiologia e pediatria

-Atendimentos oftalmológicos: mais de 700 pessoas atendidas e, desse total, foram realizadas 200 cirurgias oculares;

– Atendimentos odontológicos: mais de 27.000 atendimentos realizados.

Na avaliação de Dr. Sandro, a base de apoio de oito vereadores na Câmara Municipal de Niquelândia, em sintonia com o Poder Executivo, serve como garantia ao desenvolvimento da cidade do Norte do Estado [Foto: Elaine Alves/SUPERCOM Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo