Goiânia/Niquelândia

2ª Copa Quilombola da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer terá jogos em Goiânia e em Niquelândia neste final de semana

Torneio organizado através da Seel e do Goiás Social estimula a prática de esportes como parte de um extenso rol de políticas públicas do Governo de Goiás para atender famílias em situação de vulnerabilidade

Competição que valoriza a história e cultura dos povos mais tradicionais do nosso Estado, a 2ª edição da Copa Quilombola prossegue neste final de semana – entre a sexta-feira/13 e o domingo/15 – com partidas que serão disputadas em Goiânia e em Niquelândia.

Na cidade do Norte do Estado, de acordo com a assessoria de imprensa da Seel, os jogos serão realizados no Estádio Municipal Ary Valadão, na Vila Mutirão (masculino); e no campo de futebol do Povoado do Muquém (feminino).

As partidas terão duração de 50 minutos, a partir das 8 horas, entre a manhã e a tarde do sábado/14 e do domingo/15.

Quatro equipes masculinas e quatro equipes femininas – oito no total – se classificarão em Niquelândia e em Goiânia para a grande final na capital, em jogos que serão disputados no Serra Dourada e no Estádio Olímpico entre os dias 20 e 22 de outubro.

CAVALCANTE E POSSE SEDIARAM JOGOS – Nas duas primeiras etapas – realizadas no último fim de semana, entre os dias 6 e 8 de outubro – a bola rolou nos municípios de Cavalcante e Posse, no Nordeste Goiano.

Nestes jogos, foram conhecidos os primeiros times finalistas do torneio organizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e do Goiás Social, programa que desenvolve conjunto de políticas públicas voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Em Cavalcante – uma das cidades que sedia o território Kalunga – mais de 300 atletas participaram do campeonato, que contou com 12 equipes masculinas e quatro femininas.

Após disputas intensas em campo, os times de Vão do Moleque, no masculino, e Vão de Almas, no feminino, conquistaram o título da Fase Regional, e garantiram vaga na final, assim como os vice-campeões, Comunidade Ema, entre os homens, e Diadema, entre as mulheres.

Um dos destaques da equipe de Vão do Moleque, que defende o título da última temporada, o atacante Jalisson destacou a confiança no bicampeonato.

“Eu já estava muito confiante no título, o time todo se empenhou e merecemos ganhar. Tenho total confiança de que a gente vai chegar na final e ser campeão novamente”, frisou o atleta.

Já em Posse, as meninas do Bacupari e Vazante – que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente –  vão à próxima fase da competição.

O time do Eskalda ficou em terceiro lugar. Já no masculino, quem se deu bem foi o Brejão que conquistou a primeira posição e também avança na competição ao lado do time Saco Grande.

O terceiro lugar ficou para Bacupari. Pelas regras do campeonato, apenas os dois primeiros colocados vão disputar a final.

Atleta de São Domingos, Marcos exaltou a importância da Copa Quilombola para a valorização das comunidades.

“A competição envolve todas as comunidades quilombolas de Goiás, e isso é muito importante para nós, integrando várias comunidades por meio do lazer, esporte e cultura”, afirmou. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer/Seel, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo