Goiânia/Niquelândia

Vereador Jonas Barbosa se reúne com Alexandre Baldy e garante 200 casas populares da Agehab para Niquelândia

Audiência na capital ocorreu na presença do deputado federal Adriano do Baldy e de representantes do primeiro escalão da Prefeitura de Niquelândia: gestão de Fernando Carneiro comprometeu-se à indicação, nos próximos dez dias, de área para construção inicial de 50 moradias para famílias carentes

O vereador Jonas Batista Barbosa (Republicanos), de Niquelândia, reuniu-se na segunda-feira/19 em Goiânia com o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy.

Na oportunidade, Baldy garantiu a disponibilidade do Governo do Estado à liberação de um número mínimo de 50 e um máximo de até 200 casas populares às famílias carentes da cidade do Norte do Estado, a custo zero, através do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção.

Jonas, como se sabe, é aliado político do deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas), ex-assessor parlamentar do atual presidente da Agehab à época em que o mesmo foi deputado federal.

Nas eleições de 2022, o vereador niquelandense apoiou e garantiu 1.154 votos para a reeleição de Adriano do Baldy ao Congresso Nacional. O deputado intermediou a audiência de Jonas na Agehab.

Alexandre Baldy, que é o presidente do Progressistas em Goiás, está à frente da Agehab desde março. Ano passado, foi candidato ao Senado ano passado e não se elegeu.

Em Niquelândia, no entanto, conquistou 1.086 votos graças também ao trabalho político desenvolvido por Jonas. A filha do vereador, Estefany Padilha, é a presidente local do Progressistas.

Ou seja, fatores que demonstram uma conjuntura amplamente favorável para que Niquelândia seja finalmente contemplada com casas populares pelo Governo do Estado, ainda durante o segundo mandato do governador Ronaldo Caiado (UB).

Alexandre Baldy recepcionou autoridades de Niquelândia na Agehab em encontro idealizado pelo vereador Jonas Barbosa com apoio do deputado federal Adriano do Baldy [Foto: Divulgação]
OS REQUISITOS – “Para o nosso município ter direito à essas casas, não há a necessidade das certidões negativas. Basta que a prefeitura doe uma área de propriedade do município que esteja com a documentação regularizada, dotada de água, energia e cascalhamento – sem a necessidade de estar pavimentada – para a construção desse loteamento”, detalhou o vereador Jonas Barbosa, em entrevista ao Excelência Notícias no seu escritório de advocacia na tarde da terça-feira/20.

Segundo o vereador, levantamentos feitos pela própria Agehab apontam que o déficit habitacional em Niquelândia é de 800 moradias, atualmente, para o atendimento de famílias que gostariam de sair do aluguel ou mesmo vivendo em locais com condições precárias.

A reunião do vereador com Alexandre Baldy na Agehab, além da presença do deputado Adriano, se deu na presença do prefeito Fernando Carneiro (PSD); da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliana Alves Campos; do secretário de Educação, Wesley Campos Gomes; e assessor especial do Gabinete do Prefeito, o advogado Sandro Bernardes Rocha Araújo; e do empresário Romildo Soares, o Romildo Jaó, que possui estrita ligação com o clã dos Baldy.

Segundo Jonas, por ocasião da audiência em Goiânia, a primeira-dama de Niquelândia adiantou que o Poder Executivo poderá disponibilizar, praticamente de imediato, uma área com 50 lotes à construção de igual número de moradias; e que irá verificar a existência de outras áreas que o município possa ceder para a Ageha”

“Embora seja a melhor situação por questões de logística do canteiro de obras, a construção das 200 casas não precisa ser num único terreno. Nos próximos 10 dias, a primeira-dama e o assessor Sandro devem me fornecer toda a documentação dessa área que já está se encontra disponível em Niquelândia, porque o presidente da Agehab pediu a máxima urgência deles para isso”, explicou o vereador.

Cada casa, segundo a Agehab, terá 42,43m2 de área construída com sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal descoberto, acesso de pedestre cimentado, recuo frontal gramado. O lote, às obras, precisará ter área mínima de 200 m².

Juliana Campos [à esq. de verde] primeira-dama de Niquelândia, ofertou área à construção inicial de 50 casas populares na cidade durante a reunião na Agehab [Foto: Divulgação]
QUEM PODERÁ TER DIREITO ÀS CASAS EM NIQUELÂNDIA?

– Ter renda mensal familiar de até 1 (um) salário mínimo;

– Não ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel de qualquer natureza;

– Não ter recebido, do Estado de Goiás, nenhum benefício referente a casa, a apartamento ou a recursos para construção;

– Ser maior de 18 anos ou emancipado;

– Comprovar residência em Niquelândia há 3 anos ou mais-

– Possui inscrição no Cadastro Único (CADÚNICO) atualizado no município para o qual se inscreveu.

EM GOIÃNIA, NA AGEHAB – Wesley, Jonas, Romildo, Adriano do Baldy, Sandro, Juliana, Fernando Carneiro e Alexandre Baldy [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo