Niquelândia

Agricultura repassa trator para Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Cessão do equipamento agrícola do Poder Executivo - avaliado em R$ 75 mil, por determinação do prefeito Fernando Carneiro (PSD) - atenderá cerca de 2.000 famílias que cultivam pequenas lavouras na zona rural

A Secretaria Municipal de Agricultura de Niquelândia realizou rápida solenidade na manhã desta terça-feira (28) – no Parque Agropecuário da cidade do Norte do Estado – para formalizar a cessão de uso de um trator (novo, na cor azul) às necessidades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Niquelândia e Região.

Na companhia do titular da pasta, Francisco de Assis Alves de Souza  – o popular Chiquinho – o prefeito Fernando Carneiro (PSD) repassou as chaves do trator para a atual presidente do STR, Frabícia Gomes Barbosa. A líder sindical estima que 2.000 famílias serão beneficiadas com a máquina. Outros secretários municipais e vereadores também compareceram.

Um segundo trator (este mais antigo, na cor vermelha) também foi apresentado no evento. O equipamento público foi reincorporado à frota de máquinas da municipalidade após o término do termo de cessão de uso firmado anteriormente entre o Poder Executivo e a Central de Associações dos Mini e Pequenos Produtores Rurais de Niquelândia (Camprun).

De acordo com o secretário de Agricultura – que acompanhou de perto os trâmites burocráticos acerca da aquisição dos maquinários – o trator provisoriamente repassado ao STR está avaliado em R$ 75 mil.

 

Frabícia, presidente do STR, no momento em que recebeu o trator do prefeito Fernando Carneiro e do secretário de Agricultura de Niquelândia, Francisco de Assis/Chiquinho (Foto: Euclides Oliveira)

O mesmo foi conquistado pela Prefeitura de Niquelândia como fruto de emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão do Governo Federal. Desse pacote fez parte, também, uma carreta-graneleira para uso no trabalho de silagem.

Segundo Chiquinho, como é conhecido o secretário, a pasta sob seu comando ainda aguarda a chegada de uma grade aradora de 14 discos (que funciona por controle remoto) para complementar o conjunto de equipamentos da chamada ‘Patrulha Agrícola’, que integram os recursos da emenda obtida por Otoni.

“Esse comodato é por tempo indeterminado. Porém, no documento onde o município faz a concessão do trator ao STR, existem situações que nos resguardam o direito de reivindicar a devolução dessa máquina – a qualquer hora e a qualquer momento – se houver o rompimento de uma ou mais cláusulas desse comodato. Por outro lado, se o STR entender que o trator será mais útil para cumprir sua função social estando conosco na Secretaria de Agricultura, o mesmo também poderá ser devolvido pelo sindicato”, explicou o secretário.

Foi exatamente o que ocorreu com o trator vermelho, devolvido pela Camprum. Chiquinho explicou que tal entidade possui outros dois equipamentos semelhantes; e entendeu que a Secretaria de Agricultura teria mais necessidade no uso dessa máquina para atender o manejo de lavouras de pequenos produtores e de assentados.

Esses dois grupos, que desenvolvem a agricultura familiar, são os que mais necessitam desse tipo de trabalho e de apoio, segundo Chiquinho. Ele fez breve comparação dessa situação com a realidade econômica farta dos grandes latifundiários, bem como os grandes plantadores de soja e milho, que possuem equipamentos modernos e de maior porte.

De acordo com o secretário, um trator Valtra (na cor amarela) deve chegar à Niquelândia também nos próximos dias também com emenda parlamentar do deputado Rubens Otoni.  O equipamento, segundo ele, já foi comprado pela prefeitura numa revendedora de tratores localizada em Porangatu.

“Porém, para nós, hoje não importa o nome deste ou daquele deputado, seja de qual partido for. Estamos de portas abertas e de coração aberto para receber tudo o que for bom para o município. Esse é o lema e o procedimento político do nosso prefeito doutor Fernando desde que assumiu a administração, para trabalhar pela população que o elegeu”, afirmou o secretário de Agricultura de Niquelândia.

Trator vermelho foi devolvido ao uso do Poder Público pela Central de Associações dos Mini e Pequenos Produtores Rurais de Niquelândia (Camprun). Já o trator azul foi cedido pelo prefeito Fernando Carneiro ao Sindicato dos Trabalhadores (STR) do município (Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo