Mara Rosa/Amaralina

Obras do Projeto Mara Rosa avançam um ano após chegada da Hochschild Mining no Brasil e no Norte do Estado

Acompanhados por executivos da multinacional, lideranças políticas do município e da região visitaram recentemente a construção da Mina de Posse: evento foi estendido, ainda, aos diversos públicos que se relacionam com a mineradora

Empresa peruana de mineração que está à frente da implantação do Projeto Mara Rosa, a Hochschild Mining realizou um evento na manhã do domingo (7) para celebrar um ano de sua chegada ao Brasil e do lançamento da pedra fundamental da futura estrutura de exploração de ouro no município do Norte Goiano.

Para marcar a data, a Hochschild Brasil convidou cerca de 70 pessoas dos mais variados segmentos sociais, que tiveram a grata oportunidade de ver de perto o avanço da construção.

Participaram da visita lideranças dos poderes Executivo e Legislativos de Mara Rosa e de outras cidades da região, além de líderes comunitários.

Atendendo a todas as normas de segurança da empresa, os convidados percorreram três mirantes onde puderam visualizar as etapas da operação, que estão em construção (Mina e Planta de Beneficiamento), além do Reservatório Pequi (onde será armazenada a água para ser utilizada no processo industrial).

Edson Del Moro, Country manager da Hochschild Mining no Brasil, detalhou que os primeiros 12 meses de trabalho foram caracterizados por avanços importantes em linha com os planos da mineradora.

Segundo o executivo, a evolução da construção prossegue conforme o cronograma previsto inicialmente, o que possibilitou o alcance das metas de segurança e a inauguração de seu projeto de educação ambiental e patrimonial.

“A Hochschild vem mostrando, durante todo este período percorrido pela implantação, que a mineração responsável é sinônimo de legado para a comunidade da qual faz parte, especialmente nas esferas social, cultural e de meio ambiente.

As conquistas do nosso primeiro ano de trabalho no Brasil são um orgulho para todo o time e demonstram a essência da Hochschild, uma empresa que carrega toda a experiência de uma marca centenária, mas que segue sempre olhando para o futuro, inovando, definindo metas claras e trabalhando forte para alcançá-las”, comentou Del Moro.

O prefeito de Mara Rosa, Flávio Moura, afirmou que a Hochschild Mining é uma empresa que está trazendo desenvolvimento para Mara Rosa, sempre de forma muito atenta à população.

“O cuidado com a nossa comunidade é um dos destaques da presença da Hochschild na cidade. O povo de Mara Rosa está feliz com a realização dessa tão aguardada construção que, certamente, contribuirá para dar melhores condições de vida às pessoas”, comentou o prefeito.

Para o prefeito de Amaralina, Dásio Marques Ferreira, o impacto positivo do Projeto Mara Rosa se estenderá não apenas para o município que administra, mas para o Norte Goiano como um todo.

“Não tenho dúvidas de que a Hochschild será a indutora do desenvolvimento econômico, como um marco para que cada vez mais empresas se instalem em nossa região”, afirmou Dásio.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mara Rosa, Antônio José Costa Filho, destacou o comprometimento da Hochschild com a segurança e com o meio ambiente durante a realização do evento.

“O que vimos aqui nos dá muita confiança no empreendimento”, disse o comandante do Legislativo mararrosense.

Edson Del Moro, CEO da Hochschild no Brasil, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do Projeto Mara Rosa, em abril do ano passado [Foto: Arquivo/Excelência Notícias]

IMPLANTAÇÃO EM MARA ROSA ESTÁ EM ESTÁGIO AVANÇADO

Após um ano, a implantação do Projeto Mara Rosa segue conforme o cronograma planejado para as obras.

Segundo Edson Del Moro, os planos da Hochschild preveem o ramp-up (início da operação) para o primeiro semestre de 2024.

Para que isso seja possível, a empresa conta com uma equipe formada por quase 1.600 profissionais envolvidos na construção, entre diretos e indiretos.

Mais de 900 empresas já contribuíram, até o momento, com o projeto – sendo quase 200 desse montante dos municípios de Mara Rosa, Amaralina e região – o que evidencia o impacto positivo na economia local.

Del Moro destacou, ainda, o compromisso da Hochschild com a realização de todas as atividades com segurança e atenção às pessoas e ao meio ambiente.

“Temos o objetivo de entregar o projeto de forma eficiente, dentro do prazo, assegurando os mais rigorosos indicadores de meio ambiente e saúde para os empregados – frente na qual estamos indo muito bem – uma vez que já completamos 2 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento”, afirmou o executivo.

Outro ponto fundamental do Projeto Mara Rosa é o fato de que a operação ocorrerá sem a necessidade de uma barragem de rejeitos.

Com a implantação do sistema dry stacking – que prevê o empilhamento de rejeitos a seco – a Hochschild vai reaproveitar 85% da água utilizada no processo de produção, o que irá garantir maior segurança a seus empregados e à comunidade,

As entregas do primeiro ano de atuação da Hochschild no Brasil ainda contemplaram, ainda a inauguração da Trilha do Conhecimento em setembro de 202.

Trata-se de um projeto de educação ambiental e patrimonial aberto à toda a comunidade de Mara Rosa e região.

Além disso, o programa de formação e capacitação de mão de obra local da empresa já se aproxima da marca de 1.400 pessoas treinadas em mais de 100 cursos.

[Com Informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining em São Paulo/SP, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo