Barro Alto/Niquelândia

Plano Estadual de Recursos Minerais será discutido nesta semana em Barro Alto e em Niquelândia

"Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional" será a principal temática das discussões que ocorrerão nas duas cidades onde a Anglo American explora e beneficia minério de níquel: iniciativa é do Governo de Goiás, através da SIC

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realiza mais uma rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) nesta quinta-feira/30 em Barro Alto e na sexta-feira/31 em Niquelândia.

Voltado ao planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral, o PERM serve como alicerce à proposição de programas governamentais específicos para cada situação – de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo – definindo um Plano de Ação com metas e prazos.

Nas duas localidades, serão abordadas questões locais de cada região e suas especificidades, bem como as contribuições do setor produtivo, gestores públicos e instituições técnico-científicas.

Em Barro Alto e em Niquelândia, o professor Mario Cesar Gomes de Castro – do curso de Economia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisador do PERM – enfocará o tema “Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional”.

Na cidade administrada pelo prefeito Álvaro Machado de Freitas, o pesquisador do PERM falará sobre os impactos da atividade no Estado de Goiás e no desenvolvimento de municípios com maior arrecadação da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM).

Em Niquelândia – na presença do prefeito Fernando Carneiro (PSD) e outros nomes da administração municipal – serão abordados os desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas [a planta da Votorantim Metais suspendeu o funcionamento de sua atividade na cidade há sete anos]; como se dá esse processo; e o que costuma ser feito a partir de experiências de outros locais que já passaram por essa etapa do processo de mineração.

Por outro lado, o gerente de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos da Anglo American, Thomas Pedroso Nemes, palestrará sobre o tema “Mineração e Sociedade” nos dois municípios, onde possui suas plantas de extração e beneficiamento de minério de níquel.

Segundo ele, a multinacional de origem inglesa apoia todas as iniciativas que visam promover um diálogo aberto e transparente entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo, e sociedade civil, na busca por uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável.

“Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American entende que estar em sintonia com as necessidades das comunidades que nos acolhem, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio”, afirmou o executivo da mineradora.

Em Barro Alto, as discussões serão enriquecidas com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (Sieeg), Luiz Antônio Vessani. Ele falará sobre “Diversificação econômica e uso da CFEM”.

MAP e PERM-GO – Os Projetos “Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral” (MAP) e o “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas que estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas.

O extenso trabalho reúne profissionais ligados à Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.

O PERM-GO prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.

A partir das discussões realizadas nos 25 eventos temáticos previstos no Estado neste ano será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo para a política de mineração goiana. Prevê-se a abordagem de temáticas das mais diversas, a saber:

– Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral

– Mineração como Estratégia de Desenvolvimento Regional

– Pequena e Média Mineração

– Mineração, Meio Ambiente e Sociedade

– Minerais Estratégicos

– Agrominerais de Goiás – Potencial e Oportunidades do setor para o Agronegócio

– Incentivos ao Setor Mineral Goiano;

– Formação de Capital Humano para Indústrias

–  Potencial de Rochas Ornamentais

– Desenvolvimento e Tecnologia Mineral

– Competitividade

– Pólos de mineração, dentre outros assuntos.

[Com informações da Assessoria de Imprensa do PERM-GO]

SERVIÇO – Confira os locais e horários dos eventos:

Veja também

Botão Voltar ao topo