Niquelândia

‘Pedalada do Equilíbrio’ rumo à Saúde Mental encerra 4ª Campanha Janeiro Branco em Niquelândia

Atividades de conscientização e promoção do tema foram organizadas pelo Supera/Ginástica para o Cérebro, pela Estácio Polo Niquelândia, pela Método Consultoria, pela Farmácia Santa Lúcia; pela Clínica Fisiovitta, pela Pharma Brasil, e pela Imagem Clínica: duas rádios locais e o Portal Excelência Notícias também foram parceiros da iniciativa coordenada ao longo do mês por Shirley Godoy

Marcada por uma extensa programação focada na conscientização e promoção da Saúde Mental, a 4ª Campanha Janeiro Branco em Niquelândia foi encerrada na manhã do sábado (30) com a Pedalada do Equilíbrio – Corpo e Mente, que percorreu um trecho de seis quilômetros pelas principais ruas e avenidas do município.

Paramentados com a camiseta-tema da iniciativa em 2021 – Todos Têm Direito à Saúde Mental – aproximadamente 100 ciclistas concentraram-se num posto de combustíveis na terceira etapa do Jardim Atlântico logo às 7 horas da manhã.

PREPARAÇÃO – Joelma e Shirley com a fisioterapeuta Gabriella Almeida, que realizou sessão de alongamento com os ciclistas antes do percurso em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Com muita animação e o apoio de um carro de som, os participantes pedalaram até a Praça Silva Júnior – região central de Niquelândia – onde chegaram por volta das 9 horas para chamar a atenção dos pedestres e dos estabelecimentos comerciais da Avenida Brasil à necessidade de um pacto em defesa da Saúde Mental da comunidade niquelandense.

Fruto da iniciativa da Unidade Niquelândia do Método Supera -comandada pela educadora e empresária Shirley Silva Godoy – a 4ª Campanha Janeiro Branco em nível local recebeu forte apoio empresarial neste ano.

Participantes do passeio ciclístico do Janeiro Branco fizeram alongamento dos músculos, para evitar câimbras e lesões nas articulações [Foto: Excelência Notícias]

Além do Supera/Ginástica Para o Cérebro, a organização do evento esteve a cargo de empresas bastante respeitadas no município a saber: Estácio Polo Niquelândia; Método Consultoria e Treinamento; Farmácia Santa Lúcia; Clínica Fisiovitta; Pharma Brasil; e Imagem Clínica.

O prefeito Fernando Carneiro (PSD) e sua esposa e primeira-dama Juliana Campos foram parceiros da iniciativa, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura de Niquelândia; com a Art Gráfica; e com a Marco Filmes.

ESTICA E PUXA – Um pouco de preparo físico, ainda que rápido, colaborou com a Saúde Mental dos participantes do ‘pedal’ do Janeiro Branco, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Três meios de comunicação da cidade – Rádio 104,7 FM; Rádio Mantiqueira 92,3 FM; e Portal Excelência Notícias – também foram parceiros do evento ofertando cobertura jornalística às ações de responsabilidade social desenvolvidas durante os 23 dias de duração da 4ª Campanha Janeiro Branco.

As duas emissoras de rádio abriram o ‘horário nobre’ de suas programações ao trabalho, através de entrevistas nos dias 8 de janeiro (104,7 FM) e 15 de janeiro (92,3 FM).

NA 104,7 FM – Shirley Godoy com o comunicador Oesley Santos, ao final do programa Niquelândia Notícias, na Rádio 104,7 FM: Janeiro Branco na mídia [Foto: Divulgação]
No âmbito do Poder Público, a equipe do Caps engajou-se fortemente na iniciativa do Método Supera e dos estabelecimentos-parceiros. O Caps realizava, desde 2018, sua própria Campanha Janeiro Branco em suas dependências.

Assim sendo, a terapeuta ocupacional Joelma Vanuncio somou esforços ao trabalho que chegou à 8ª edição em nível nacional neste ano através de seu coordenador e idealizador, o psicólogo Leonardo Abrahão.

NA 92,3 FM – Odete com o radialista Gilmar Alves e Shirley, ao final de entrevista sobre a Campanha Janeiro Branco na Rádio Mantiqueira 92,3 FM [Foto: Divulgação]

Segundo Leonardo, que participou por videoconferência de uma transmissão ao vivo do Excelência Notícias – o Programa Excelência Debate, na noite da quinta-feira/14 – a pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que 2020 fosse um ano de provas, de desafios e de revelações em relação à Saúde Mental de todas as pessoas do mundo.

CAMPANHA NACIONAL – O psicólogo Leonardo Abrahão, que comandou a 8ª Campanha Janeiro Branco no Brasil, participou do Programa Excelência Debate ao vivo, por videoconferência, falando de Uberlândia/MG [Foto: Reprodução/Internet]
TRANSTORNOS MENTAIS CRESCERAM ANO PASSADO – “Com o aumento na quantidade e na intensidade de transtornos mentais nas sociedades, notamos que houve maior deterioração nas condições de vida de um número crescente de pessoas e precarização dos serviços relacionados à Saúde Mental. Fora isso, tivemos a multiplicação de dolorosos lutos provocados por perdas inesperadas [de pessoas vitimadas pela Covid-19]; e a erupção de muitas insatisfações existenciais com a própria vida”, detalhou Leonardo Abrahão.

Na ocasião, o psicólogo debateu diversos aspectos da Campanha Janeiro Branco com a participação presencial de Shirley; de Joelma; e da fisioterapeuta Gabriella Almeida (da Clínica Fisiovitta) durante a transmissão via internet pelas redes sociais do Programa Excelência Debate.

NO EXCELÊNCIA DEBATE – Euclides Oliveira [à esq] realizou transmissão ao vivo sobre o Janeiro Branco nas redes sociais do Portal Excelência Notícias, entrevistando Shirley, Joelma e Gabriella sobre os cuidados com a Saúde Mental em Niquelândia [Foto: Marco Túlio Alves]

Além dessa entrevista e da “Pedalada do Equilíbrio – Corpo e Mente” – realizada no último final de semana – a promoção do “Pacto pela Saúde Mental em Niquelândia” reuniu voluntários discorrendo sobre diversos aspectos do Janeiro Branco em lives do canal Poizé no YouTube, que funciona na unidade do Supera na cidade.

Entre os dias 11 e 16 de janeiro – das 6 às 6h20 da manhã, pela 104,FM – os voluntários da campanha em Niquelândia trataram ao vivo de importantes temas para a disseminação de uma cultura em prol da Saúde Mental.

Robson Patrício e Shirley Godoy, responsáveis pelo Método Supera em Niquelândia, ao final do passeio ciclístico do Janeiro Branco na Praça Silva Júnior [Foto: Excelência Notícias]
Houve, ainda, a oportunidade de meditação teleguiada que, segundo os especialistas no assunto, trata-se de uma importante ferramenta de reconexão com a própria vida.

No dia 20 de janeiro, o psicanalista Edilson José dos Santos – ex-padre que atuou em Niquelândia por vários anos – participou de uma roda de conversa online com os voluntários da Campanha Janeiro Branco.

Na oportunidade, ele discorreu sobre a forma que Psicanálise pode ajudar na melhora de indivíduos que possuem algum problema de Saúde Mental, em maior ou menor escala.

Laís, Robson, Shirley, Heider, Gabriella e Joelma no encerramento da 4ª Campanha Janeiro Branco em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
BALANÇO POSITIVO, APONTA SHIRLEY – Ao final do passeio ciclístico na Praça Silva Júnior, Shirley Godoy disse ao Excelência Notícias que a Campanha Janeiro Branco 2021 foi ainda mais desafiadora que a edição do ano passado, para que o trabalho de ampliação do conhecimento sobre a Saúde Mental fosse suficientemente criativo diante da necessária prudência com as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Segundo ela, o Janeiro Branco foi de extrema importância à comunidade, onde moram cerca de 45 mil pessoas. Ela explicou que uma pessoa mentalmente saudável consegue pensar sozinha sobre todos os aspectos da vida e de sua própria saúde.

Shirley também exaltou a disposição do psicólogo Leonardo Abrahão em participar do Programa Excelência Debate -enriquecendo as discussões a campanha em Niquelândia – mesmo diante de uma agenda carregada para entrevistas em nível nacional sobre o 8º Janeiro Branco no Brasil.

Participantes do passeio ciclístico posaram rapidamente para uma fotografia para marcar o término da 4ª Campanha Janeiro Branco, em Niquelândia: movimentação na Praça SIlva Júnior foi logo dispersada para evitar a proliferação do novo coronavírus [Foto: Excelência Notícias]
MÊS FOI INTENSO – “Ao encerrarmos essa campanha com uma atividade física [o pedal] em pleno período de pandemia – com todas as limitações impostas – conseguimos mostrar às pessoas que é possível sim se cuidar e que é muito bom. Trabalhamos durante todo o mês para esclarecer que falar e cuidar de Saúde Mental é falar e cuidar de tudo e que todos os profissionais, nas mais diversas áreas da educação e saúde, podem contribuir de forma preventiva ou curativa para o equilíbrio completo de nós mesmos. Que não podemos deixar o preconceito falar mais alto e buscarmos ajuda preventiva para uma vida cada vez mais saudável, uma excelente opção é a ginástica para o Cérebro, ou para tratamento com terapia adequada e profissionais especializados. Gratidão por tudo que fizemos e todos os envolvidos. Foi um mês intenso e maravilhoso, de um modo geral, com as muitas atividades que desenvolvemos”, detalhou a gestora do Método Supera na cidade.

A Pedalada do Equilíbrio – Corpo e Mente – contou com o apoio formal das empresas Smart/Nosso Novo Supermercado; da Academia Saúde & Cia; da loja de móveis e eletrodomésticos Magazine Mariana; e da Digital Center

Veja também

Botão Voltar ao topo