Niquelândia

1º ANIVERSÁRIO: Excelência Notícias conquista 70.000 leitores em um ano de existência no Norte do Estado

Comandado pelo jornalista Euclides Oliveira, portal de notícias publicou 325 reportagens em 12 meses, valendo-se de sua experiência anterior como repórter de um tradicional jornal impresso: crescimento das mídias digitais favoreceu decisão do profissional em se tornar empreendedor da área de comunicação em Niquelândia

Há exatamente um ano – no dia 9 de abril de 2018, por iniciativa do jornalista-fundador Euclides Oliveira –o Portal Excelência Notícias foi inaugurado em Niquelândia, cidade de 46 mil habitantes no Norte do Estado de Goiás, distante 300 quilômetros de Goiânia.

Desde então – através do endereço eletrônico www.excelencianoticias.com.br  – e também através de um escritório em pleno funcionamento na Rua Sete de Setembro, região central de Niquelândia, o município se tornou como cidade-sede de um inédito website jornalístico voltado primordialmente para a comunicação escrita para ser acessado somente por smartphones, tablets e computadores de mesa.

NÚMEROS – Nesses 12 meses de existência, o Excelência Notícias contabilizou a publicação de 325 reportagens. Se descontados a somatória dos sábados (48) e dos domingos (48) – dias em que a nossa redação às vezes trabalha – um total de 269 dias foram dedicados à produção de conteúdo.

Ou seja, na média, publicamos 1,2 reportagens/dia, com conteúdo exclusivamente de Niquelândia e região. E tudo devidamente apurado e produzido, sem o tradicional Control C + Control V dos meios de comunicação ainda não-profissionalizados, sobretudo nas redes sociais.

PAUTANDO A IMPRENSA DE GOIÂNIA – No primeiro trimestre de 2019, praticamente consolidando o Excelência Notícias como fonte confiável de informações para a imprensa de Goiânia, reportagens produzidas originalmente em Niquelândia por Euclides Oliveira foram posteriormente reaproveitadas em sites de notícias como G1/Goiás e TV Anhanguera (morte de oito bois no Povoado de Acaba Vida, por raios, enfocada no G1 e também na Previsão do Tempo do telejornal Bom Dia Goiás).

Outra reportagem do Portal Excelência Notícias, que foi destaque em Goiânia, retratou decisão do delegado de Uruaçu, Rafhael Neris Barboza, em reformar o prédio do DP da cidade com dinheiro do próprio bolso: a reportagem ganhou as páginas do jornal O Popular; foi manchete de capa do Jornal Daqui, ambos do Grupo Jayme Câmara; e também foi veiculada nos telejornais da TV Anhanguera em Anápolis e em Goiânia.

INOVAÇÃO – No 284º aniversário de Niquelândia, no último dia 19 de março, Portal Excelência Notícias inovou mais uma vez ao lançar as palavras cruzadas com a história da cidade [Foto: Reprodução]
SATISFAÇÃO – “Fiquei muito satisfeito ao saber que um material jornalístico, produzido aqui em Niquelândia, acabou sendo aproveitado em veículos de comunicação da capital. Normalmente, somos nós (a imprensa do interior) que reaproveitamos conteúdos da grande imprensa. E esse feito do Excelência Notícias nos colocou numa situação privilegiada como meio de comunicação que, mesmo ainda pequeno, se revelou útil em informações de Niquelândia para a imprensa de Goiânia. No ano passado, com apenas dois meses de existência, nosso portal de notícias também atendeu vários repórteres de Goiânia que buscavam informações sobre a eleição suplementar para prefeito de Niquelândia. Numa delas, a repórter de O Popular citou o contato feito pela redação deles na capital com o nosso Excelência Notícias” comentou Euclides Oliveira.

ESTATÍSTICAS – E, ao final desses primeiros 12 meses, os números comprovam a aceitação deste trabalho: estatísticas do Google Analytics – serviço do Google que avalia desempenho de websites no mundo todo – atestam que o Excelência Notícias registrou um total de 69.942 visitantes únicos até o último dia 31 de março.

CREDIBILIDADE: Reportagem divulgada originalmente no Portal Excelência Notícias foi a principal manchete de capa do Jornal Daqui, um dos mais lidos na capital e região metropolitana de Goiânia [Foto: Reprodução]
Visitantes únicos, no ambiente web, significa a quantidade exata de pessoas que visitaram o site. O mapeamento é feito pelo IP de acesso. Ou seja, em 12 meses, o Excelência Notícias foi acessado por 69.942 pessoas diferentes.

Dessa forma, mesmo que o site tenha sido visitado 50 vezes num dia pela mesma pessoa num mesmo computador/celular, o sistema do Google Analytics considera apenas que houve apenas um único acesso/visitante, por tratar-se do mesmo IP.

Esses números do Google Analytics, quando destrinchados, revelaram várias facetas bastante interessantes da aceitabilidade e também do potencial de crescimento futuro do Excelência Notícias: ao navegarem pelo site genuinamente niquelandense, acessando várias reportagens, as 69.942 pessoas garantiram a visualização (Page Views) de 269.562 páginas do Excelência Notícias.

FONTE CONFIÁVEL – Além do jornal Daqui, reportagem do Portal Excelência Notícias também foi repercutida no Jornal O Popular, o principal do Estado de Goiás [Foto: Reprodução]
Numa breve conta matemática, percebe que cada visitante único do Excelência Notícias fez a leitura de 3,85 reportagens em média, durante o período em que esteve conectado ao mais moderno website jornalístico de Niquelândia e de todo o Norte do Estado.  A página do Portal Excelência Notícias no Facebook atingiu, recentemente, 1.500 curtidas.

GRATIDÃO COM NIQUELÂNDIA – “Sou muito, mas muito grato mesmo ao povo do Norte de Goiás, sobretudo ao povo de Niquelândia, que me acolheu muito bem, dando oportunidade para que eu crescesse profissionalmente por aqui. Nunca imaginei que largaria minha terra natal para trabalhar tão longe, mas hoje não me vejo longe daqui. E esse sentimento bom que eu tenho pelo povo de Niquelândia aumentou muito mais ano passado, quando tive complicações posteriores a uma cirurgia. Foram tantas correntes de oração que me senti abençoado e com a missão de continuar zelando por nossa gente, com muita informação, todo dia. Chegamos ao primeiro ano do meu próprio site de notícias, apostando em grande crescimento deste trabalho para os próximos anos”, comentou o microempresário.

NO FACEBOOK – Portal Excelência Notícias atingiu 1.500 curtidas no Facebook em sua página na rede social: crescimento a olhos vistos [Foto: Reprodução]
DE EMPREGADO A EMPREENDEDOR – Hoje acumulando experiência de 19 anos de formação como jornalista profissional diplomado em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/SP), Euclides Oliveira atuou por 11 anos como repórter do Jornal Diário do Norte, como funcionário de carteira assinada (ou “fichado”, como se fala por aqui).

A história conta que o mais tradicional veículo de comunicação impresso do Norte Goiano, até hoje comandado pelo empresário Rui Sabóia, foi buscar o atual proprietário do Portal Excelência Notícias em Jundiaí, no interior de São Paulo, cidade natal de Euclides Oliveira.

Com o Diário do Norte, Euclides trabalhou em Minaçu e em Porangatu, por curtos períodos. Mas foi justamente em Niquelândia – onde chegou a ser condecorado com o título de Cidadão Niquelandense pela Câmara Municipal – que o jornalista criou raízes.

Entre outubro de 2006 a setembro de 2016 – ou seja, por 10 anos – Euclides Oliveira dedicou toda sua vida profissional como jornalista para a cidade de Niquelândia, onde se tornou muito conhecido e reconhecido profissionalmente.

Mas, como nada é eterno, bons casamentos também se desfazem. Entendendo que já feito tudo o que era possível como jornalista através do Diário do Norte, Euclides Oliveira pediu demissão do periódico em setembro de 2016.

EMPREENDEDORISMO – Apesar das dificuldades que enfrenta para manter o funcionamento de um site jornalístico em Niquelândia, o editor-chefe e proprietário Euclides Oliveira aposta no crescimento do Portal Excelência Noticias nos próximos dois anos [Foto: Divulgação]
Ao sair, restou-lhe a certeza de que o seu trabalho no Diário do Norte fez parte de uma história profissional maravilhosa, apesar das dificuldades, em que Euclides Oliveira ‘brigava’ por uma região que sequer conhecia, 11 anos antes.

Mas era preciso parar com tudo, reavaliar a vida. E 2017 foi esse ano para Euclides Oliveira pensar no futuro pois duas eram as dúvidas: voltar a residir em Jundiaí/SP, sua terra natal, para recomeçar do zero. Ou permanecer em Niquelândia, onde havia feito um bom trabalho.

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO  – A redação do Portal Excelência Notícias, em Niquelândia, está situada à Rua Sete de Setembro nº 93-B, 1º Andar, Setor Central, em cima da Clínica Odontológica Uberaba, entre a Caixa Econômica Federal e a Delegacia da Polícia Civil [Foto: Reprodução]
Em 2017, Euclides Oliveira afastou-se do jornalismo diário em Niquelândia, pelo cansaço natural de 11 anos de trabalho em seguidas viagens pelos municípios do Norte Goiano.

Nesse período, em que cuidou das redes sociais de empresas niquelandenses, o hoje proprietário do Excelência Notícias foi instigado por muitas pessoas a abrir o seu próprio site de notícias, em Niquelândia.

Passaram-se mais oito meses e, com a decisão tomada, em fevereiro de 2018 iniciaram-se os trâmites para que o projeto do Excelência Notícias saísse do papel e nascesse, como um filho querido.

Com o apoio do webdesigner João Mourato – da Besensi, nascido em Portugal, mas que morava em Londres à época – o Excelência Notícias ganhou formas e contornou definitivos.  Uma empresa de Uruaçu desenvolveu nossa logomarca e, com isso definido, as gráficas de Niquelândia materializaram nosso empreendedorismo jornalístico em banners e demais materiais impressos (como os 500 adesivos distribuídos na Avenida Brasil, na inauguração do Portal).

A PRIMEIRA VEZ EM “O POPULAR” – Em 2018, quando houve eleições suplementares para prefeito de Niquelândia, o jornal O Popular cravou, em reportagem sobre o assunto, que as informações foram obtidas junto ao “Portal Local Excelência Notícias”: início de uma fase de ascensão que não parou mais [Foto: Reprodução/Arquivo]
Euclides Oliveira desejava ter o pleno controle de um veículo de comunicação mais dinâmico e interativo com a comunidade, pois o jornal impresso não mais lhe atendia pelo advento do imediatismo e a “pressa” do público das redes sociais e do WhatsApp, ávidas por informações novas a todo instante.

OS BASTIDORES DA CONSTRUÇÃO DO PORTAL – Até a entrada no ar, em 9 de abril do ano passado, o Excelência Notícias trabalhou durante três semanas em off , acompanhando os eventos em Niquelândia – fotografando e redigindo as respectivas reportagens – mas ainda sem publicar nenhum conteúdo.

Eram necessários vários ajustes para que, quando fosse para valer, tudo estivesse ‘redondinho’ com qualidade visual e credibilidade jornalística. Muitas autoridades da cidade, bastante gentis, compreenderam a fase de testes aceitando dar entrevistas para o ainda embrionário Excelência Notícias, garantindo a estreia com 36 reportagens publicadas.

O RANKING DAS CIDADES – Também através do Google Analytics, o Portal Excelência Notícias conseguiu obter uma lista de 500 cidades do Brasil e do mundo onde o site registrou significativos percentuais de visualizações, até 31/03.

Para exemplificar a pluralidade de localidades de onde o Portal Excelência Notícias foi acessado, elaboramos a lista das 50 principais deste ranking. Desse total, 22 são cidades goianas. Dentre as outras 28 cidades, 25 são de outros Estados e 3 do exterior. Confira:

LISTA DAS 50 CIDADES ONDE O PORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS  TEVE MAIS ACESSOS EM SEU PRIMEIRO ANO DE FUNDAÇÃO

1) Niquelândia 2) Goiânia
3) Uruaçu 4) Brasília/DF
5) Rio de Janeiro/RJ 6) Goianésia
7) Anápolis 8) São Paulo/SP
9) Belo Horizonte/MG 10) Rio Verde
11) Palmas/TO 12) Porto Alegre/RS
13) Aparecida de Goiânia 14) Porto Velho/RO
15) Ceres 16) Curitiba (PR)
17) Catalão 18) Fortaleza/CE
19) Uberlândia/MG 20) Manaus-AM
21) Campo Grande/MS 22) Jaraguá
23) Novo Gama 24) Cuiabá/MT
25) Caldas Novas 26) Águas Lindas de Goiás
27) Salvador/BA 28) Gurupi/TO
29) Parauapebas/PA 30) Lisboa (Portugal)
31) Paraiso do Tocantins/TO 32) Senador Canedo
33) Inhumas 34) Belém/PA
35) Morrinhos 36) Trindade
37) Formosa 38) Campinas/SP
39) Pirenópolis 40) Luziânia
41) Recife/PE 42) Ituiutaba/MG
43) Itumbiara 44) Valparaíso de Goiás
45) Marabá/PA 46) Jundiaí/SP
47) Santiago (Chile) 48) Nerópolis
49) Quirinópolis 50) Londres (Inglaterra)

 

ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE – Portal Excelência Notícias destacou seu apreço com a cidade de Niquelândia por ocasião dos 284 anos da cidade, comemorados no último dia 19 de março [Foto: Reprodução]

Veja também

Botão Voltar ao topo