Niquelândia

Secretaria de Educação empossa gestores das escolas municipais para um mandato de dois anos

Evento comandado na sexta-feira (22) pelo secretário Wesley Campos marcou restabelecimento da democracia no processo de escolha de diretores, vice-diretores e secretários-gerais em nove estabelecimentos de ensino da cidade do Norte do Estado, por determinação do prefeito Fernando Carneiro/PSD

A Secretaria e Educação de Niquelândia realizou, na noite de sexta-feira (22), evento no Cine Teatro Paulo Rocha para a entrega de diplomas e dar posse aos diretores, vice-diretores e secretários-gerais de 9 das 10 escolas da rede municipal de ensino da cidade do Norte do Estado.

Todos foram eleitos (ou reeleitos) para os respectivos cargos no último dia 14 de dezembro e estarão à frente dos trabalhos em suas unidades escolares para um mandato de dois anos.

ESCOLA SÃO JOSÉ – Vice-diretora da Escola Municipal São José, Leila Freitas recebeu seu diploma das mãos do Chefe de Gabinete da prefeitura, Arnaldo Nolasco Júnior [Foto: Euclides Oliveira]
O prefeito Fernando Carneiro – do PSD, ausente por compromissos assumidos anteriormente – foi representado por seu Chefe de Gabinete, Arnaldo Nolasco da Silva Júnior. Durante boa parte da cerimônia, o secretário municipal de Educação, Wesley Campos, esteve representado pelo vice-prefeito Saullo Adorno (PTB).

Porém, o titular da pasta conseguiu chegar a tempo de Goiânia para dar sua mensagem aos educadores, um pouco antes do final da cerimônia.

ESCOLA MANOEL RODRIGUES TOMÁS – Ágda Rejane Mendes da Silva foi empossada no cargo de diretora da escola através de diploma entregue pelo vice-prefeito Saullo Adorno/PTB [Foto: Euclides Oliveira]
Ainda entre os membros do Poder Executivo, a mesa de autoridades também foi composta pelo secretário municipal de Finanças, Francisco Ferreira da Silva.

Outros nomes, igualmente representativos, também ocuparam lugar de destaque à mesa, como a presidente da Regional Uruaçu do Sindicato dos Trabalhadores na Educação em Goiás (Sintego), Maria Geralda Ferreira; a presidente do Conselho Municipal da Educação, Valdina Nunes Teixeira; e o presidente do Conselho Municipal do  Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Roberto Barbosa da Silva.

COLÉGIO JK – Nadir Sinzervinch da Paixão Santos, secretária-geral do Colégio JK, recebeu seu diploma das mãos do secretário de Finanças, Francisco Ferreira da Silva [Foto: Euclides Oliveira]
EMOÇÃO – “Para mim, esse foi um momento esplêndido em minha carreira. Estou lisonjeado por estar nessa posição agora (de secretário de Educação) porque já estive do lado de lá, como professor, coordenador e gestor de escola municipal (Padre Valentim, no Jardim Atlântico). Agora, enquanto secretário, quero dizer aos diretores agora empossados que possam fazer um bom trabalho; e que estarei sempre de prontidão para atendê-los da melhor forma possível, dentro do que for possível e cabível nas minhas atribuições, com ações voltadas para o bem-comum da qualidade da Educação e para os nossos alunos”, comentou Wesley Campos, na entrevista ao Portal Excelência Notícias ao final do evento.

DEMOCRACIA – De acordo com o secretário municipal de Educação, a gestão do atual prefeito de Niquelândia restabeleceu o direito de que as comunidades abrangidas pelas escolas municipais pudessem exercer o direito de escolher os melhores nomes entre os docentes dos estabelecimentos de ensino para a gestão das unidades. Essa foi uma das principais exigências dele para aceitar o desafio de chefiar a pasta.

“Ele (Fernando), de prontidão, não colocou nenhuma dificuldade nesse sentido. E, logo em agosto, o nosso prefeito mandou um projeto à Câmara Municipal revogando as leis que subtraíram o direito da comunidade em fazer valer esse direito. Isso já constava no Plano de Carreira da Educação e já havia sido remodelado anteriormente por uma outra Lei Complementar, que dava ainda mais amplitude à democracia na unidade escolar. Uma dessas medidas permitia que alguém da comunidade, que não fosse professor, pudesse fazer parte da chapa eletiva concorrendo ao cargo de secretário-geral”, detalhou Wesley Campos.

VALDINA REELEITA – Atual diretora da Escola Municipal São José, Valdina Nunes Teixeira alcançou novo mandato à frente da unidade do Bairro Maracanã. Ela também é a presidente do Conselho Municipal de Educação e recebeu o diploma do titular da pasta, Wesley Campos [Foto: Euclides Oliveira]
Tal direito ao voto direto havia sido sumariamente no segundo mandato do agora ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues (PSB) com a criação da chamada “lista tríplice”, que lhe dava o direito de indicar o nome que fosse de seu agrado para os cargos diretivos nas escolas.

Valdeto ficou no cargo entre janeiro de 2017 e maio de 2018, tendo sido afastado da cadeira por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de supostos desvios de recursos públicos justamente da área da Educação em seu primeiro mandato, entre 1993 e 1996.

ESCOLA NOSSA SENHORA DA ABADIA – Figura conhecida no Povoado Muquém, o professor Vivaldo Ferreira França foi empossado diretor da escola do povoado na última semana, tendo recebido o diploma das mãos da presidente do Sintego, Maria Geralda Ferreira (Foto: Euclides Oliveira)

SAIBA OS NOMES DE QUEM IRÁ COMANDAR AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NIQUELÂNDIA PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Escola Municipal Bartolomeu Bueno da Silva, na 3ª Etapa do Jardim Atlântico: Helma Maria de Sousa Rodrigues (diretora); Edileuza Pereira Barbosa da Silva (vice-diretora); e Vanusa Inês dos Santos Felipe (secretária-geral).

Escola Municipal de 1º Grau Nossa Senhora da Abadia, no Povoado do Muquém: Vivaldo Ferreira França (diretor); Sandra Conceição Pereira da Silva (vice-diretora); e Elieny David Franco (secretária-geral).

Escola Municipal Joana Rodrigues de Freitas, no Setor Trevo: Ruth Strach Jager (diretora); Luciléia Dias Militão (vice-diretora); e Vânia Ferreira Martins (secretária-geral).

Escola Municipal José de Alencar, no Povoado de Vila Taveira (Faz Tudo): Lucinéia de Lourdes Silvério Almeida (diretora); Regina Maria Pereira da Silva (vice-diretora); e Edinália Lima Bretas Antunes (secretária-geral).

Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira (Colégio JK), no Setor Central: Deusvanda Rosa da Costa (diretora); Wania Fernandes Godoi (vice-diretora); e Nadir Sinzervinch da Paixão Santos (secretária-geral).

Escola Municipal Manoel Rodrigues Tomás, no Setor Sevilha Park: Ágda Rejane Mendes da Silva (diretora); Rosângela Fontoura da Silva (vice-diretora); e Maria Pereira da Silva (secretária-geral).

Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, na 2ª Etapa do Jardim Atlântico: Maria de Fátima Moreira (diretora); Elizabeth Martins de Andrade Barbosa (vice-diretora); e Andrielle Américo Ribeiro (secretária-geral).

Escola Municipal Santo Antônio, no Povoado de Quebra-Linha: Osmarina José da Silva Carvalho (diretora); Thaís Pereira Bernardo (vice-diretora); e Wender Gomes Ferreira (secretário-geral).

Escola Municipal São José, no Bairro Maracanã: Valdina Nunes Teixeira (diretora); Leila de Freitas Machado (vice-diretora); e Ana Maria Rodrigues de Alcântara (secretária-geral).

Escola Municipal Alessander Militic, no Povoado de Buriti Alto: Não houve chapa registrada. 

(Com informações da Secretaria Municipal da Educação) 

Veja também

Botão Voltar ao topo