Barro Alto/Niquelândia

Unidade Níquel da Anglo American conquista reconhecimento em diversas premiações em 2022

Atividades reconhecidas são guiadas pelo Plano de Mineração Sustentável da empresa, construído com base nos pilares ambiente saudável, liderança corporativa de confiança e comunidades prósperas em Niquelândia e em Barro Alto 

Ao longo do ano de 2022, a Anglo American conquistou importantes premiações ligadas às iniciativas em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental, da saúde, segurança e produtividade operacional, do desenvolvimento das comunidades anfitriãs de suas operações no Brasil, dentre outras ações.

As atividades reconhecidas são guiadas pelo Plano de Mineração Sustentável da empresa, construído com base nos pilares ambiente saudável, liderança corporativa de confiança e comunidades prósperas. 

Entre as premiações ligadas à sustentabilidade, a companhia recebeu o Prêmio Goiás Sustentável, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Nele, a unidade de Níquel da Anglo American foi reconhecida pela sua atuação em iniciativas sustentáveis em suas plantas de Niquelândia e de Barro Alto. 

Pelo apoio para a realização de uma pesquisa em inoculação de carbono e o desenvolvimento do projeto de uso da escória de ferroníquel para pavimentação de rodovias em Goiás, a empresa também recebeu a menção honrosa do mérito, reconhecimento concedido pela Associação Educativa Evangélica.

A companhia também levou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que certifica inventários que ajudam a diagnosticar e a monitorar gases de efeito estufa. 

Em relação à saúde e à segurança do trabalho, a companhia conquistou, em três categorias, o Prêmio Proteção Brasil.

Os cases vencedores correspondem a um programa de eliminação de fatalidades; ao uso de tecnologia no gerenciamento de riscos operacionais para aumentar o nível de segurança psicológica dos empregados; e a uma solução para içamento seguro de cargas.  

 Outra distinção recebida no ano passado, ligada a projetos de saúde e segurança, foi o Prêmio de Boas Práticas da Mineração do Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Nele, a Anglo American conquistou o 1º lugar da categoria gestão de riscos em segurança de processos, com o case Monitoramento Digital de Controles Críticos na Indústria de Mineração; e a 3ª posição na categoria saúde mental, com o case Vulnerabilidade e Acolhimento: Estratégias de Saúde Integral. 

A Anglo American ainda garantiu o 1º lugar, na categoria governança social, do prêmio Empresas do Ano do Setor Mineral, iniciativa da revista Brasil Mineral, que reconheceu as ações de desenvolvimento socioeconômico das comunidades anfitriãs promovidas pela empresa.

O ano de 2022 também foi marcado pela conquista internacional de produtores de queijo minas artesanal do Programa Crescer, da Anglo American, com cinco premiações do 2º Mundial do Queijo do Brasil.  

Em relação à inovação, a Anglo American esteve entre as empresas premiadas na categoria Top Open Corps, do prêmio Ranking 100 Open Startups, reconhecimento ligado ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras no Brasil.  

 A companhia ainda foi listada entre Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação.

Além disso, em divulgação do Prêmio Valor 1000, a Anglo American Minério de Ferro apareceu em 2º lugar na classificação final ligada ao setor mineral brasileiro, enquanto a Anglo American Níquel alcançou o 5º lugar setorial.

A companhia também apareceu entre as principais empresas do país em rankings das revistas Exame (Melhores e Maiores), Época Negócios (Anuário 360º) e Mercado Comum (Melhores e Maiores). 

“É um orgulho para a Anglo American ter o seu esforço por uma mineração ambiental e socialmente responsável reconhecido por tantos parceiros que representam os mais diversos públicos de relacionamento do nosso setor. Continuaremos nos esforçando para sermos uma mineradora reconhecida pelo seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, afirma Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil. 

Mais premiações  – Em 2022, Bruijn recebeu a comenda Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A honraria foi concedida em um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American no Brasil, também foi reconhecido com o Prêmio Personalidades do Ano no Setor Mineral, na categoria implementação de práticas de ESG, distinção promovida pela revista Brasil Mineral. 

 Em 2020, Neuma Eufrázio, gerente de Governança da Anglo American, foi reconhecida como uma das 100 mulheres mais inspiradoras da mineração.

Devido à pandemia, a celebração aconteceu no dia 25 de novembro de 2022, em Londres.  

Além disso, o artigo “Constatação dos benefícios da aplicação da prensa de rolos antes das etapas de moagem, deslamagem, flotação e remoagem de minério de ferro” foi premiado como o melhor trabalho no evento da ABM Week.

A empresa venceu, ainda, em parceria com a TDM, duas das categorias do P101 Award e da categoria Projetos de Mineração / Implantação de Reforço de Acesso com uso de Geogrelha na 3ª Pilha de Acesso ao Britador XVI Tensar Latin American of Caribbean. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Botão Voltar ao topo