RialmaUruaçu

Secretaria Estadual de Saúde afasta médico que enviou “corpo” de paciente ainda com vida do HCN em Uruaçu para funerária de Rialma

Homem de 62 anos estava internado para tratamento de câncer na garganta, mas teria morrido na noite de ontem: empresa de serviços póstumos do Vale São Patrício avisou família que José Ribeiro da Silva não havia falecido

A Secretaria Estadual de Saúde decidiu, na manhã desta quarta-feira/30, abrir sindicância para investigar a conduta de um médico que declarou, como morto, um paciente de Rialma que fazia tratamento contra um câncer de garganta no Hospital do Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. O profissional também foi afastado de suas funções.

Aparecida Ribeiro disse, na Delegacia da Polícia Civil da cidade do Vale do São Patrício, ter recebido uma ligação do hospital avisando-lhe da “morte” de seu irmão – José Ribeiro da Silva, de 62 anos – na noite desta terça-feira/29.

Porém, cerca de cinco horas depois, o funcionário de uma funerária da cidade onde ela reside telefonou – bastante assustado – para Aparecida, dando conta de que José Ribeiro estava, na verdade, respirando e com vida.

Nesse período – entre a transferência do “corpo” e o contato da funerária – o irmão de Aparecida teria ficado impressionantes 5 horas dentro de um saco plástico usado para transporte de cadáveres.

A descoberta da doença foi em fevereiro deste ano e, desde então, o paciente fazia tratamento quimioterápico no HCN. A última internação dele havia ocorrido na quarta-feira (23).

Dois dias depois, ele foi submetido a uma traqueostomia e estava se alimentando por sonda, tendo apresentado piora em seu quadro clínico na sexta-feira/25.

Desde então, Aparecida começou a suspeitar da medicação que estava sendo dada a seu irmão, que apresentava dificuldades para respirar.

Ela chegou a pedir para a equipe médica que interrompesse tal tratamento, o que lhe foi negado, sob a alegação de que José Ribeiro sentisse dores ainda mais intensas. Aparecida disse que o irmão aparentava estar em delírio.

Ao voltar da capelinha do hospital, percebeu que o HCN transferiu seu irmão para um outro quarto.

No domingo (27) e na segunda (28), José Ribeiro estava entubado sedado, mas sem alteração na pressão arterial, segundo Aparecida.

Posteriormente, na noite de ontem, ela foi chamada ao HCN onde o médico e um assistente social comunicaram-lhe a morte de seu irmão, às 20h12, tendo assim recebido a “Declaração de óbito” detalhando que José Ribeiro havia sofrido um choque séptico; e que o “corpo” havia sido enviado para a funerária tomar as providências de praxe nessas ocasiões.

Uma vez desmentida a morte pela funerária rialmense José Ribeiro foi novamente internado, desta vez no Hospital Municipal da cidade, que dista cerca de 100 quilômetros de Uruaçu.

A mulher disse que seu irmão estava gelado e que vai cobrar Justiça pelo erro médico, classificado como “covardia” por Aparecida. O caso foi registrado na Polícia Civil de Rialma, mas será encaminhado para Uruaçu.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que o Hospital Estadual de Uruaçu tomou conhecimento dos fatos hoje pela manhã.

O médico foi imediatamente afastado e uma sindicância instaurada para apurar o ocorrido.

O diretor técnico do hospital foi para Rialma, cidade do paciente que está em tratamento paliativo oncológico no Hospital, para prestar assistência ao mesmo e aos familiares.

A SES-GO lamenta profundamente o ocorrido e informa que a direção do HCN está dando todo o suporte ao paciente e familiares, e tomará todas às medidas cabíveis”

[Com informações do Jornal O Popular e da Secretaria Estadual Saúde de Goiás, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo