Mara Rosa/Amaralina

Hochschild Mining inaugura projeto de educação ambiental e patrimonial em Mara Rosa

"Trilha do Conhecimento" é um circuito com 13 Estações que irá integrar programas voltados à comunidade da cidade-sede da futura Mina de Posse e do município vizinho de Amaralina: espaço rico em informação e cultura local

A Hochschild Mining – empresa responsável pela implementação de um projeto de exploração de ouro no norte do Estado – inaugurou na última semana o seu primeiro programa de educação ambiental e patrimonial, destinado às comunidades de Mara Rosa, Amaralina e região: a Trilha do Conhecimento.

Na presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad), do prefeito Flavio Moura, de diretores de escolas da região; de autoridades locais; e de colaboradores da Hochschild diretamente envolvidos no projeto, o evento apresentou à sociedade um espaço rico em informação e cultura local.

Em um circuito de 400 metros – colocado à disposição dos estudantes e moradores da região – a Trilha integra os diversos programas socioambientais da empresa em 13 Estações de Conhecimento, a saber:

1) Geográfica 8) Meliponicultura
2) Pré-Escrita 9) Açafrão
3) Bandeirante 10) Fauna
4) Ouro e Geologia 11) Águas
5) Berçário de Mudas 12) Memória Itinerante
6) Flora e Dendrologia 13) Tempo
7) Arqueológica

Iniciadas em 2021, as obras seguiram as bases das diretrizes ESG, sigla do inglês que propõe às companhias atenderem à agenda Ambiental, Social e de Governança, priorizando o desenvolvimento sustentável.

“Todo o conhecimento que acumulamos em tantos anos está disponível para a comunidade. Estou muito contente por homenagear aqueles que foram fundamentais na história da arqueologia e geologia da Hochschild”, comentou o consultor de Meio Ambiente da mineradora, Marco Emilio Meireles, responsável pela implementação da Trilha em Mara Rosa.

Além da preservação ambiental, a questão histórica está presente no programa multidisciplinar, que tem uma estação dedicada ao atual Povoado de Amaro Leite.

Arraial fundado no século XVIII, Amaro Leite deu origem ao município de Mara Rosa, que recebeu a atual denominação em 10 de outubro de 1961.

Dois anos depois, em 1963, a sede do município foi transferida de Amaro Leite à área próxima da BR-153, o que permanece até os dias atuais.

No espaço, a arquitetura está representada com a construção de réplicas de edificações históricas da antiga sede municipal como a igreja e a cadeia, contribuindo para o resgate a e valorização da memória mararrosense.

Em um discurso emocionado, Flávio Moura relembrou que sua história pessoal está diretamente ligada à fundação do município uma vez que sua tia Mara Rosa Maurício de Moura emprestou o nome dela para a cidade.

“Desejo que as crianças conheçam esse espaço e aprendam sobre a nossa história para terem amor pela nossa cidade”, destacou o prefeito de Mara Rosa.

Durante a inauguração da Trilha do Conhecimento, na terça-feira/21, a gerente de Sustentabilidade da Hochschild no Brasil, Thelma Groque, explicou que o projeto pretende resgatar valores e conscientizar sobre o meio ambiente.

“Estou orgulhosa em ver esta iniciativa que une meio ambiente, ideias sustentáveis e história. Com a Trilha, os alunos de Mara Rosa, Amaralina e região poderão ter acesso a uma sala de aula a céu aberto, aprendendo na prática”, afirmou a executiva da multinacional.

Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild no Brasil, ressalta que esse é um projeto de alto nível, uma plataforma na qual são aplicados conhecimentos acumulados pela companhia e seus profissionais em mais de 10 anos de coletas de informações que embasaram as conquistas das licenças ambientais da empresa.

“Estamos falando de um projeto com alto impacto positivo na comunidade, como nunca foi feito antes. É o maior programa da Hochschild, que abrange toda a coletividade: empresa, funcionários, órgãos públicos, professores, estudantes e demais membros da comunidade local”.

Sobre a Hochschild Mining – A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Norte e do Sul. No Brasil, tem como ativo o Projeto Mara Rosa, que adquiriu da antiga Amarillo Gold, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa,

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo desse total 2,4 mil hectares já com portaria de lavra.

Em 2022, iniciou a construção de sua futura operação, com expectativa de produção comercial para o primeiro semestre de 2024 e previsão de produzir 102 mil onças de ouro/ano nos 4 primeiros anos da operação. [Informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining em São Paulo/SP, com adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo