Niquelândia

Leilão Solidário pela obra do Hospital do Câncer (HCG) de Inhumas acontece neste domingo em Niquelândia

Aliny Guimarães Oliveira, coordenadora de leilões do HCG, trabalhou intensamente nos últimos 30 dias na arrecadação de animais e prendas com empresários e pecuaristas locais, com apoio do Sindicato Rural de Niquelândia: perda de uma familiar para a doença a levou para o trabalho voluntário em defesa da causa dos pacientes oncológicos em Goiás

Ana Laura, uma linda menina de apenas dois anos de vida, perdeu a batalha para um câncer na região do estômago no ano passado.

A família descobriu a doença quando a pequena garotinha ainda morava em Minaçu, no Norte do Estado.

Sua avó correu com a criança para o Hospital do Câncer de Barretos/SP, referência no País para tratamento de pacientes oncológicos.

Aliny Guimarães Oliveira viu de perto o sofrimento de sua neta e encontrou forças no voluntariado para superar o luto pessoal.

Obras do Hospital do Câncer de Goiás Francisco Camargo, em Inhumas [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketing]
Desde janeiro, ela é uma das coordenadoras dos leilões de gado em prol das obras do Hospital do Câncer de Goiás (HCG) Francisco Camargo, em Inhumas, na região metropolitana de Goiânia.

Aliny está finalizando os trabalhos do Leilão Solidário do HCG, que ocorre neste domingo/22 no Tattersal JPS em Niquelândia, com o valoroso apoio da funcionária pública municipal Adrilene Onofre, a popular Drica Onofre.

O Sindicato Rural de Niquelândia, na pessoa de seu presidente Diego Coelho, também é um dos parceiros da iniciativa. O HCG deflagrou os leilões de gado como nova modalidade de arrecadação há três anos, em 2019.

Quando concluído, o hospital idealizado pela Associação para Cuidado de Câncer em Goiás na rodovia GO-070 terá 720 leitos, sendo 80 UTIs, em cerca de 70 mil metros quadrados de área construída.

“Resolvi fazer esse trabalho porque Deus tocou no meu coração. Senti vontade de ajudar e de participar desta obra, depois dessa situação familiar difícil que enfrentei, conhecendo de fato o que é essa doença, que requer um tratamento caro e difícil; e que entra de forma invasiva não só nos pacientes acometidos por ela como em toda a família, causando muita tristeza”, afirmou Aliny, na visita que fez ao Portal Excelência Notícias na tarde da quarta-feira/18.

Policlínica do HCG foi inaugurada ano passado pela associação que encabeça a luta pela construção do hospital [Foto: Divulgação]
Na oportunidade, Drica e a coordenadora do hospital que leva o nome do falecido pai do cantor Zezé Di Camargo listaram a arrecadação de 140 bezerros, principalmente; algumas cabeças de gado leiteiro e de corte, além de carneiros e prendas diversas [como leitoas, galinhas e até mesmo garrafas de uísque] realizada nos últimos 30 dias na cidade, a primeira do Norte do Estado a receber este trabalho.

Os ingredientes para o almoço de 600 pessoas marcado para às 11 horas do domingo, para o qual não haverá nenhum tipo de cobrança, foi totalmente doado por supermercados de Niquelândia.

Projeto prevê estrutura física atendimentos de alta complexidade, dotada com recursos tecnológicos modernos e equipes multidisciplinares para atender os pacientes do HCG [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketin]

Segundo Aliny, até mesmo sua permanência num hotel da cidade foi conseguida de forma gratuita junto à empresária Ivoneide Gontijo.

Por tantos apoios conseguidos, a expectativa é que o Leilão Solidário do HCG em Niquelândia seja um dos maiores realizados até o presente momento: a arrecadação pode chegar a R$ 500 mil.

GRATIDÃO – “A minha palavra é apenas uma, de muita gratidão, porque o pessoal de Niquelândia, abraçou totalmente essa causa do HCG. Eu não conhecia ninguém aqui na cidade e, desde que cheguei, fui acolhida por diversas pessoas, sendo muito bem recebida por todos onde estive. Estou muito feliz por esse acolhimento de todos, do comércio em si, do Sindicato Rural de Niquelândia; das polícias Civil e Militar; dos agropecuaristas da região; e das autoridades em geral. Estou muito feliz por isso”, afirmou a coordenadora do Leilão Solidário.

Médicos, engenheiros, donas de casa, comerciantes, advogados, enfermeiros e outros, com objetivos na temática do câncer, dentre eles, estão empenhados na criação do hospital desde 2014 [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketing]

Neste mês de maio, as equipes do HCG já realizaram tais leilões em Firminópolis [na região de São Luis de Montes Belos] e em Mundo Novo [no Vale do Araguaia]. Depois de Niquelândia, na próxima semana, o leilão será realizado em Bela Vista de Goiás, a 45 quilômetros de Goiânia.

Ainda na noite do domingo, o HCG divulgará o valor aproximado da arrecadação com o Leilão Solidário em Niquelândia. Porém, o balanço final do trabalho com o montante exato será oficializado à imprensa na manhã da segunda-feira/23.

Plano do HCG é se tornar Centro de Referência Nacional no tratamento de câncer a pacientes de todas as idades. [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketing]

HISTÓRIA DO HCG FRANCISCO CAMARGO – Mantenedora do Hospital de Câncer de Goiás (HCG) Francisco Camargo, a Associação para Cuidado de Câncer em Goiás (ACCEG) de Inhumas foi idealizada em 28 de maio de 2014, contando com a participação de membros da comunidade em geral, entre eles médicos, engenheiros, donas de casa, comerciantes, advogados, enfermeiros e outros, com objetivos na temática do câncer, dentre eles, empenhar na criação e criar o hospital.

Fundada institucionalmente em 21/01/2015, a entidade foi declarada de Utilidade Pública pela Prefeitura de Goiânia pelo Decreto Municipal nº 9.727 de 21/12/2015; e pelo Governo de Goiás pelo Decreto Estadual nº 19.168, de 29/12/2015.

Hospital idealizado pela Associação para Cuidado de Câncer em Goiás em Inhumas terá 720 leitos, sendo 80 UTIs, em cerca de 70 mil metros quadrados de área construída. [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketing]
Desde então, a ACCEG começou a desenvolver trabalhos relacionados à conscientização e prevenção ao câncer através da participação em eventos; realização de palestras educativas e ações preventivas para a comunidade em geral, visando a criação do novo hospital.

Em outubro de 2015 – após o cumprimento de todos os tramites legais – a Prefeitura de Inhumas cedeu uma área para a construção do HCG, com o objetivo maior de atender à população portadora/e ou suspeita de portar tal enfermidade com a melhor qualidade técnica [sem haver pagamentos por parte dos pacientes, com o maior grau de humanização possível] numa estrutura física de alta complexidade dotada com recursos tecnológicos modernos e equipes multidisciplinares capacitadas para o HCG se tornar Centro de Referência Nacional no tratamento de câncer a pacientes de todas as idades.

O cantor Zezé di Camargo é o embaixador do hospital. Na inauguração da Políclinica do HCG, em julho de 2021, Zezé e grande parte da família Camargo foram surpreendidos pela equipe do projeto ao saberem que o hospital levaria o nome de Francisco Camargo, patriarca da família, que morreu em novembro de 2020, em decorrência de um câncer de pulmão.

[Com informações da Assessoria de Marketing do HCG, em Inhumas]

Hospital do Câncer de Goiás, em Inhumas, foi reconhecido como sendo de Utilidade Pública ainda em 2015 pela Prefeitura de Goiânia e pelo Governo de Goiás [Foto: Divulgação/Assessoria de Marketing]

Veja também

Botão Voltar ao topo