Goiânia/Niquelândia

Pane em transformador da Enel deixa Hospital Santa Marta sem energia por 24 horas em Niquelândia

Problema teve início às 14 horas desta segunda-feira/25 e foi resolvido pela concessionária de energia às 14 horas de hoje, no único hospital particular da cidade do Norte do Estado: consultas, exames e atendimentos de urgência/emergência foram seriamente prejudicados

A queima de um transformador da Enel Distribuição Goiás na Rua São Paulo, região central de Niquelândia, provocou um caos na rotina de consultas, exames e atendimentos de urgência e emergência no Hospital Santa Marta, da rede particular, que ficou sem energia elétrica desde às 14 horas de ontem.

O serviço foi restabelecido somente às 14h desta terça-feira/26. Dotado de boa estrutura física, o hospital possui 60 leitos e funciona na cidade do Norte do Estado desde 1977.

“Estamos há quase 24 horas sem energia. Ontem à noite, eles entraram em contato conosco, dizendo que o problema foi no transformador aqui perto; e que estariam trazendo um gerador de Uruaçu para manter o hospital funcionando. Esse gerador, embora tenha chegado, não está resolvendo nosso problema pois a voltagem da energia que estamos recebendo é quase o dobro da tensão normal, de 220 volts, dos nossos aparelhos”, comentou a diretora-administrativa do hospital, Maria Aparecida Arruda.

Segundo ela, o Hospital Santa Marta possui gerador próprio, mas o equipamento supriu a demanda de energia da instituição por cerca de 9 horas até o início da noite da segunda-feira.

O defeito no transformador da Enel provocou uma situação inusitada e esdrúxula, ao mesmo tempo: o médico Américo Lúcio Neto, que dava plantão de 12 horas no hospital, teve de improvisar com quatro velas acesas em seu consultório, para não deixar de atender os pacientes que precisassem de atendimento médico.

“Eu trabalho aqui há 36 anos e nunca vivi uma situação dessas. Nos comunicamos a Enel; e um funcionário deles veio aqui às 20 horas [de ontem] e nos disse que não tinha um horário certo para resolver nosso problema. Estamos com uma gestante e outros pacientes internados aqui no hospital, mas as lâmpadas não acendem. Não podemos ficar sem energia. O que eu queria era que a Enel tivesse mais compromisso conosco, que moramos numa cidade distante 300 quilômetros de Goiânia”, afirmou o médico, em entrevista ao Portal Excelência Notícias.

O QUE DISSE A ENEL – Por volta das 11h05 desta terça-feira, a Enel Distribuição Goiás enviou à seguinte nota oficial sobre o assunto:, ao Excelência Notícias:

“A Enel Distribuição Goiás esclarece que as equipes da companhia estão acompanhando a ocorrência desde ontem e identificaram que seria necessária a troca do transformador que atende a região. Por questão de segurança, foi priorizada a instalação de gerador para atender a demanda do hospital, o que foi feito na noite de ontem. Equipes da distribuidora realizam neste momento a troca do transformador e está sendo avaliada a necessidade de aumentar a capacidade do equipamento para reduzir o risco de falhas. A distribuidora reforça, ainda, que conforme legislação, todas as unidades de saúde precisam ter disponíveis geradores de energia para operar em casos de emergência. Adicionalmente, a empresa destaca que monitora e prioriza todas as ocorrências que impactam unidades de saúde no Estado”, afirmou a assessoria de imprensa da Enel.

Veja também

Botão Voltar ao topo