Mara Rosa

Em Mara Rosa nesta sexta, Bolsonaro vem ao Norte do Estado pela 1a vez para iniciar obra de nova ferrovia ao lado de Caiado

Ferrovia de Integração Centro-Oeste terá 383 quilômetros de extensão e se conectará à Ferrovia Norte Sul na altura da Fazenda Botafogo, na rodovia GO-347, onde o evento presidencial terá início às 14h30 na presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do ministro Tarcísio Gomes (Infraestrutura]

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) estará nesta sexta-feira (17), às 14h30, em Mara Rosa, para o lançamento do início da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Bolsonaro virá ao Norte de Goiás pela primeira vez desde que assumiu o comando do País, em janeiro de 2019.

O evento do Ministério da Infraestrutura será na Fazenda Botafogo – distante nove quilômetros de Mara Rosa, com acesso pela rodovia GO-347 – na direção de Alto Horizonte.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas; o governador Ronaldo Caiado (DEM); e o prefeito de Mara Rosa, Flávio Moura (PDT) estarão presentes, dentre outras autoridades da região.

A aparição de Bolsonaro em Mara Rosa se deve ao chamado “Setembro Ferroviário”, dada a intenção do governo federal em expandir o transporte por trens no Brasil.

Mara Rosa será o entroncamento da Ferrovia Norte-Sul com a Fico, que terá investimento de R$ 2,7 bilhões para a construção na implantação de um trecho 383 quilômetros de novos trilhos, entre Mara Rosa e Água Boa (MT).

Dessa forma, a região do Vale do Araguaia será interligada à Norte Sul com o posterior escoamento dos grãos nacionais pelos portos de Santos (SP); Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).

Segundo o ministério, a construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, fruto da outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Vale e Valec são parceiras na execução da obra da Fico, que deve gerar 4,6 mil empregos diretos e indiretos.

Assim, o empreendimento é fundamental à expansão da malha ferroviária, ao reequilíbrio da matriz de transporte e à redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.

A nova ferrovia, futuramente, poderá ser expandida até Lucas do Rio Verde (MT): a pasta comandada por Tarcísio Gomes de Freitas estuda pedido da iniciativa privada para construir e operar o trecho, com autorização do ministério. [Com informações do Jornal Correio Braziliense/DF]

Veja também

Botão Voltar ao topo