Niquelândia

“Minha vida é um milagre”, afirma empresário de Niquelândia curado da Covid-19 após 12 dias de internação em estado grave

Markuenes Correia Marques, de 45 anos, teve comprometimento pulmonar de 75% atestado em tomografias: ele, que é também pastor evangélico, apresentou melhora surpreendente no último dia 17 e convenceu equipe médica de que vaga de UTI, já conseguida para ele, poderia ser dispensada na certeza de que seria curado

O empresário Markuenes Correia Marques – de 45 anos, que também é pastor evangélico – recuperou-se de um quadro bastante crítico de Covid-19 após 12 dias de internação no Hospital Santa Marta, tradicional instituição particular em Niquelândia.

Markuenes teve comprometimento pulmonar de 75%; chegou a expelir sangue dos pulmões, ao tossir; e fez uso de máscara de oxigênio durante quase todo o período de internação.

Felizmente, Markuenes não precisou ser entubado e nem mesmo ser transferido para um leito de UTI, em hospitais de referência para a doença no Estado.

Ele recebeu alta na manhã da segunda-feira/22 e permanecerá em repouso em sua residência na companhia de sua esposa Nara Fabiana Alves de Abreu Marques por mais 15 dias, até o retorno às suas atribuições em sua tradicional loja de veículos novos e usados na cidade do Norte do Estado.

Dono de uma fé fervorosa que lhe tornou um pastor bastante respeitado na cidade, Markuenes não tem dúvidas de que sua recuperação, além da excelente assistência médica que recebeu em Niquelândia, foi também fruto da intercessão de Deus para com a manutenção da sua vida.

Tomografia realizada por Markuenes apontou sério comprometimento pulmonar, que variava entre 50% a 75%, durante a fase mais aguda de seu quadro de Covid-19 em Niquelândia [Foto: Reprodução]
O COMEÇO DO DRAMA – De acordo com Markunes, ele começou a se sentir-se mal na última semana de fevereiro. Com muitas dores no corpo e fraqueza, o empresário foi ao médico que lhe pediu exames para diagnóstico eventual de Covid-19 e também de dengue.

Os resultados dos exames, para as duas doenças, deram negativo; e o empresário seguiu tomando os medicamentos prescritos na consulta inicial.

Passados mais cinco dias com dores no corpo e fraqueza, Markuenes notou que sua pele estava empolada. Ou seja, o surgimento de manchas vermelhas que lhe provocavam certa irritação

No dia 25 de fevereiro – embora já se sentindo melhor – o empresário fez novamente exames para dengue que, desta vez, deram positivo para a doença provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

SANGUE AO TOSSIR – Num dos momentos mais delicados da Covid-19, empresário e pastor evangélico chegou a expelir sangue quando tossia: vaga de UTI chegou a ser solicitada por equipe médica em Niquelândia [Foto: Divulgação]
A DESCOBERTA DA COVID-19 – Na noite do último dia 5 de março, Markuenes teve febre. Preocupado, submeteu-se ao teste rápido qualitativo de Antígeno para a detecção do novo coronavírus na manhã do dia 6. O resultado deu positivo para Covid-19.

Acometido pela dengue e pela Covid-19 ao mesmo, o empresário recebeu nova prescrição médica e seguiu tomando medicamentos em sua casa.

Diagnóstico positivo de Covid-19 para Markuenes foi confirmado na manhã do dia 6 de março {Foto: Divulgação]

Porém, notando que a febre era persistente – e que sua temperatura subia tão logo houvesse passado o efeito dos medicamentos – Markuenes retornou ao Hospital Santa Marta para nova consulta quatro dias depois, no dia 10.

Prontamente atendido, o empresário acabou sendo internado em observação incialmente, pelo médico que o atendeu nessa ocasião, com a informação de que seria para apenas para tomar um soro e ser liberado para voltar para casa.

QUADRO ERA ESTÁVEL MAS BASTANTE DELICADO – Comprometimento pulmonar fez com que equipe médica decidisse que Markuenes fizesse uso de máscara de oxigênio durante parte do período de internação no Hospital Santa Marta [Foto: Divulgação]
PULMÕES JÁ ESTAVAM COMPROMETIDOS – “Eu pensava, até então, que seria uma internação rápida de um dia para o outro. Mas, quando entrei [no dia 10] a primeira tomografia apontou que eu estava com 10% de comprometimento pulmonar. Na sexta [dia 12], a segunda tomografia mostrou que [o comprometimento] já havia aumentado para 25%. O médico, é claro, não me liberou e passei o final de semana internado. Depois, na segunda-feira [dia 15], eu faria outra tomografia com a expectativa de que teria melhorado. Mas aí veio o grande susto com o resultado mostrando 55% dos meus pulmões comprometidos; e 75% na tomografia seguinte. Aí, a guerra [contra a Covid-19] ficou bem mais difícil; e fui para o oxigênio, já com bastante falta de ar”, detalhou Markuenes.

Ainda de acordo com o empresário – diante desse quadro e com a saturação de oxigênio muito baixa, em torno de 45% [em pacientes saudáveis, o número deve ficar entre 93% e 96%] – o médico que o assistia lhe informou que seria necessário transferi-lo para uma UTI, onde poderia receber suporte médico mais adequado à gravidade do seu caso.

Dois dias depois [no dia 17], o desfecho foi surpreendente: Markuenes disse que começou a se sentir melhor, por volta do meio dia. Mesmo assim – Horas depois, à noite – o empresário relembrou que o hospital lhe informou que haviam conseguido sua transferência para um leito de UTI.

A CURA SE APROXIMAVA – Na inexplicável melhora clínica, que o empresário e pastor evangélico credita a Deus, máscara de oxigênio que Markuenes usava pode ser substituída por uma terapia menos invasiva [Foto: Divulgação]
A DISPENSA DA UTI – “Eu sempre estive confiante de que Deus iria me tirar dali [do hospital] com a vitória. Porém – com bastante fé e na certeza de que Deus já havia me curado – eu e minha esposa dispensamos a vaga na UTI. Para a honra e glória do Senhor Jesus eu fui melhorando; reduzindo o uso de oxigênio, já sem máscara; e conseguindo ficar sem o oxigênio mantendo minha saturação em 92%, até que o dia tão esperado chegasse: o dia de voltar para a minha família, depois de 12 dias, quando a alta chegou. Hoje estou em casa, vivo e ainda mais grato a deus pela nova oportunidade de viver. Minha vida é um milagre”, afirmou o empresário em rica entrevista exclusiva [por escrito, via WhatsApp] ao Portal Excelência Notícias na noite da terça-feira/23.

A ALTA, APÓS 12 DIAS DE INTERNAÇÃO – Markunes deixou o Hospital Santa Marta na manhã da segunda-feira/22. “Hoje estou em casa, vivo e ainda mais grato a Deus pela nova oportunidade de viver”, afirmou ele

Veja também

Botão Voltar ao topo