Niquelândia

Com parto humanizado e ambulância UTI, Hospital Santa Marta fecha 2020 com investimento de R$ 1 milhão em Niquelândia

Instituição particular, fundada há 44 anos na cidade do Norte do Estado, adquiriu novos equipamentos e ampliou convênio com o Ipasgo: certificação de qualidade da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás/AHEG também foi renovada este ano

Um dos mais tradicionais complexos hospitalares da rede particular do Norte do Estado, o Hospital Santa Marta investiu cerca de R$ 1 milhão à compra de novos equipamentos; e ampliação da oferta de novos serviços em 2020, garantindo assim maior atenção à saúde preventiva e curativa da população de Niquelândia.

Segundo a diretora-administrativa da instituição, Maria Aparecida Arruda, o trabalho desenvolvido ao longo deste ano foi decisivo para que a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) mantivesse o Santa Marta na Categoria “A” (atual QIII) do ranking da entidade. A classificação foi obtida em 2016.

“Essa qualificação da AHEG exige, da nossa parte, esforço contínuo em sempre trazer melhorias e inovações para o Santa Marta. Mas, felizmente, conseguimos renovar nossa certificação e temos muito a comemorar por isso”, comentou a diretora-administrativa do hospital.

Equipamento de raio-x instalado no Hospital Santa Marta deu autonomia à instituição e rapidez no atendimento aos pacientes [Foto: Wagner Luiz]
RAIO-X DIGITAL – A compra de um equipamento de Raio X digital neste ano supriu uma antiga demanda por diagnósticos mais rápidos aos pacientes da instituição.

“Além disso, nós damos muita prioridade também à qualidade dos serviços que prestamos. Apesar do alto custo, adquirimos esse equipamento de raio-x por entender que a população de Niquelândia merecia esse investimento do Hospital Santa Marta”, afirmou Cida Arruda.

Recepcionistas do Hospital Santa Marta, em Niquelândia: equipe recebe seguidas atualizações profissionais, para garantir bom atendimento ao público [Foto: Wagner Luiz]
ULTRASSOM – A exemplo da decisão pela compra do raio-x, a aquisição do aparelho de ultrassom foi pautada na modernização do Hospital Santa Marta com o objetivo de garantir maior conforto aos pacientes da instituição.  “Temos agora, em Niquelândia, um ultrassom de primeiro-mundo”, disse a diretora.

UTI MÓVEL – Outra conquista de uma ambulância com UTI Móvel para o Hospital Santa Marta foi, segundo Cida,  “um presente de Deus” à instituição que a diretora comanda junto com o médico e esposo Gustavo dos Santos Arruda, atual diretor-clínico da instituição.

Isso porque os serviços médicos de maior complexidade ainda são oferecidos somente em hospitais de grande porte de Goiânia e de Brasília.

Gustavo Arruda, Cida Arruda e Lillian, diante da ambulância UTI do Hospital Santa Marta: instituição de Niquelândia é a única do Norte do Estado a contar com esse tipo de veículo, que oferece suporte médico avançado em remoções de pacientes graves [Foto: Wagner Luiz]

“Essa ambulância UTI agregou muito ao trabalho de melhoria e modernização que já vínhamos fazendo aqui no hospital. Aliás, aqui no Norte de Goiás, esse serviço é oferecido somente pelo Santa Marta. Para nós, a satisfação de salvar uma vida não tem preço”, explicou a diretora-administrativa.

Inclusive, com apenas poucos dias da compra dessa ambulância, o primeiro caso grave de Covid-19 em Niquelândia foi atendido inicialmente no Santa Marta e, depois, encaminhado à capital, com rapidez e segurança.

Gustavo Arruda e Cida Arruda reformaram o centro cirúrgico do Hospital Santa Marta este ano: Luiz Arruda, médico que fundou a instituição em 1977, recebeu justa homenagem ao emprestar seu nome para o espaço onde salvou vidas de inúmeros niquelandenses [Foto: Portal Excelência Notícias]
REFORMA NO CENTRO-CIRÚRGICO – As instalações físicas do centro-cirúrgico do Hospital Santa Marta também foram reformadas neste ano de 2020, o que também incluiu a compra de um novo monitor das funções vitais dos (as) pacientes que estão sendo operados (as) ou em trabalho de parto.

O espaço recebeu o nome de “Centro Cirúrgico Luiz Arruda” em homenagem ao médico-pioneiro Luiz Gonzaga Arruda. Como se sabe, ele e a esposa Sônia Arruda, médica igualmente pioneira, fundaram o Hospital Santa Marta há 44 anos, em 1977.

O único filho do casal, o médico Gustavo dos Santos Arruda, é o atual diretor-clínico da instituição. “Realmente, neste ano, foi muito importante para nós, do hospital, poder fazer essa homenagem para o meu sogro com essa reforma”, comentou Cida.

Luiz Gustavo Arruda – de 22 anos, neto de Luiz Arruda – é estudante de Medicina em Araguari/MG e tem acompanhado de perto as evoluções técnicas do hospital otimizadas nos últimos anos por Gustavo e Cida Arruda.

Atualmente, o hospital realiza cirurgias variadas pelas técnicas tradicionais e também por videolaparoscopia [procedimento minimamente invasivo, que garante recuperação mais rápida dos pacientes] pelos médicos-cirurgiões Guilherme Rivelli Lamboglia e Samir Mahmud.

PARAMENTADAS – Equipe de enfermagem do Hospital Santa Marta está sempre pronta para atendimento de cirurgias eletivas e de urgências no Centro Cirúrgico Dr. Luiz Arruda [Foto: Wagner Luiz]

A oferta de especialidades médicas também foi ampliada este ano, já  que o Santa Marta preocupou-se bastante em trazer novos profissionais da Medicina para seu quadro clínico.

RESPIRADORES ARTIFICIAIS – A compra de um terceiro respirador artificial – totalmente novo, neste ano – foi feita de forma totalmente preventiva pelo Hospital Santa Marta reforçando o atendimento do pronto-socorro num momento em que a disseminação da Covid-19 ainda não havia ocorrido em Niquelândia.

SAÚDE MENTAL EM ALTA – Isabella Macedo, psicóloga do Hospital Santa Marta: além das consultas de rotina, ela ajudou a implementar o serviço de parto humanizado da instituição [Foto: Wagner Luiz]

CLÍNICA DE VACINAS – Outro serviço novo, implantado este ano com exclusividade pelo Hospital Santa Marta, é a chamada “Clínica de Vacinas” onde crianças e adultos de Niquelândia podem receber doses imunizantes para várias doenças.

Em alguns casos, elas não são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora dos períodos de campanhas específicas de vacinação.

O Hospital Santa Marta agora também aplica, em Niquelândia, outras vacinas mais sofisticadas – jamais disponibilizadas pelo SUS – mas que somente eram encontradas em clínicas particulares de imunização, em Goiânia.

EFICIÊNCIA COMPROVADA – Sueli cuida diariamente das questões administrativas do Hospital Santa Marta em sintonia com a diretora Cida Arruda: agilidade garantida na liberação de cirurgias e demais procedimentos médicos junto às operadoras dos planos de saúde [Foto: Wagner Luiz]

AMPLIAÇÃO DO CONVÊNIO COM IPASGO – Uma das grandes vitórias da atual direção foi o reconhecimento, por parte do Instituto de Assistência dos Servidores de Goiás (Ipasgo), que o Hospital Santa Marta possuía estrutura e equipamentos adequados à ampliação da assistência médico-hospitalar que era ofertada plano de saúde na cidade do Norte do Estado.

Nesse sentido, houve o entendimento pelo Ipasgo de que o Santa Marta ascendeu à categoria de “hospital geral” pelos investimentos feitos ao longo dos últimos anos, os conveniados do plano de saúde agora podem fazer todos os exames de ultrassom; de raio-x; de eletrocardiograma; e cirurgias.

CARREIRA SÓLIDA – Gustavo dos Santos Arruda, médico e filho do casal de médicos-pioneiros Sônia e Luiz Arruda, é o atual diretor-clínico do Hospital Santa Marta, em Niquelândia [Foto: Wagner Luiz]

PARTO HUMANIZADO – Após entendimento conjunto entre a diretora-administrativa; a psicóloga Isabella Macedo; e a coordenadora de Enfermagem da instituição, Lillian Ramos de Oliveira, o conceito de “Parto Humanizado” – seja este natural ou por meio de cesariana – foi implantado este ano no Hospital Santa Marta.

As gestantes passam pelas consultas de rotina durante do pré-natal; e recebem, de forma contínua, assessoria da equipe do hospital durante o pré-parto; e no parto propriamente dito.

O objetivo, segundo Lillian, é proporcionar um ambiente mais calmo e aconchegante às mulheres que não são tratadas como meras pacientes comuns à tensa rotina de um centro-cirúrgico no momento de dar à luz.

ACOLHIMENTO ÀS GESTANTES – Lillian Ramos de Oliveira, coordenadora de Enfermagem da instituição, é uma das responsáveis pela implantação dos serviços de “parto humanizado” no Santa Marta [Foto: Wagner Luiz]

“Nós temos, na sala de parto, materiais específicos para massagens e exercícios de relaxamento para que essa mãe seja a protagonista desse momento, podendo esse serviço ser estendido por até 45 dias, já na fase do pós-parto”, afirmou Lillian. Ela cursa o último módulo de sua Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia.

Em linhas gerais, o conceito do serviço oferecido às gestantes no Hospital Santa Marta pode – e deve – ser visto de forma mais ampla pois envolve a humanização geral do atendimento ofertado às mulheres durante as diferentes etapas de uma gravidez até o parto.

“Esse é um momento muito especial para a vida das nossas gestantes. E o Hospital Santa Marta – pautado nesse objetivo de oferecer um acolhimento cada vez melhor – vamos priorizar esse serviço para que ele fique cada vez melhor até mesmo por ser inédito em todo o Norte de Goiás”, encerrou a diretora-administrativa da instituição médica de Niquelândia.

Em 2020, graças ao empenho de Cida e Gustavo Arruda, Hospital Santa Marta foi reconhecido pelo Ipasgo como instituição apta à ampliação da oferta de serviços de saúde dos conveniados do plano em Niquelândia [Foto: Wagner Luiz]

Veja também

Botão Voltar ao topo