Niquelândia

Presidente da Câmara Municipal de Niquelândia apoia iniciativa popular à castração de cães e gatos em situação de abandono nas ruas

Diego de Carvalho (DC) apresentou requerimento nesse sentido à Prefeitura de Niquelândia, para evitar a multiplicação desenfreada dos animais que são hospedeiros naturais da leishmaniose

Alicerçado por um abaixo-assinado virtual que foi endossado 1.000 moradores de Niquelândia, o vereador e presidente do Poder Legislativo da cidade, Diego Bonifácio de Carvalho (DC), formalizou requerimento à administração municipal para implantação de um Programa Permanente de Zoonoses, objetivando a castração química de cães e gatos que perambulam pelas ruas do município.

O documento foi apresentado e lido por Diego de Carvalho no plenário da casa de leis na noite da terça-feira/5, na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Niquelândia neste mês de abril.

“Infelizmente, o Poder Legislativo não possui legalidade para apresentar projetos de lei que gerem custos ao Poder Executivo. Sendo assim, decidimos por esse requerimento afim de que o prefeito Fernando Carneiro apresente a nós, aqui na câmara, uma iniciativa de sua autoria nesse sentido sobre a castração dos animais”, detalhou o presidente da Câmara Municipal.

A iniciativa da coleta das assinaturas, conseguidas ao longo das últimas duas semanas, partiu do funcionário público Reneval Vaz Pires.

Ele apresentou os propósitos de sua campanha na Tribuna Livre do Legislativo, um direito que é concedido à manifestação pública do eleitorado do município por um período máximo de 10 minutos.

Com o apoio de pessoas de sua amizade com experiência em abaixo-assinados virtuais, Reneval deu a devida publicidade à causa através da plataforma www.change.org: foram coletadas mais de 1.000 assinaturas [Foto: Excelência Notícias]
Com o apoio de pessoas de sua amizade com experiência em abaixo-assinados virtuais, Reneval deu a devida publicidade à causa através da plataforma www.change.org: foram coletadas mais de 1.000 assinaturas

A campanha foi divulgada em grupos de WhatsApp e linhas de transmissão do Portal Excelência Notícias, que ajudou na divulgação do link com o teor do abaixo assinado, a exemplo de outros apoiadores da causa em Niquelândia.

“Da mesma que existem leis que impedem maus-tratos e o sacrifício de animais, também existe uma Lei Federal que autoriza a castração dos animais em situação de abandono, que se multiplicam muito rapidamente a cada ninhada, quando há o nascimento de 10, 11 filhotes. Por isso, pensei na criação de uma Lei Municipal nesse sentido. Procurei o pastor Diego [o vereador é uma liderança evangélica na cidade], apresentei a ele as minhas preocupações e ele [o presidente da Câmara] abraçou comigo essa causa, aqui em Niquelândia”, comentou o idealizador da iniciativa.

Segundo ele, nas clínicas veterinárias de Niquelândia, o procedimento cirúrgico de castração de cães e gatos custa entre R$ 400 e R$ 600, sendo assim muito dispendioso às pessoas que, por iniciativa própria, desejassem colaborar com a minimização do problema na cidade.

“Acredito que os demais vereadores, quando da eventual apresentação do projeto pelo Executivo, também apoiem essa ideia dada a grande aceitação que notamos junto à comunidade, durante a coleta dessas assinaturas”, completou o funcionário público.

Reneval demonstrou, ainda, grande preocupação com a rápida procriação dos animais abandonados pelas ruas de Niquelândia pois, quando picados pelo mosquito-palha, contraem a Leishmaniose Visceral Canina e se tornam hospedeiros naturais da doença.

O problema é que o ciclo da leishmaniose não se resume ao contato do mosquito com os cães, já que o inseto também pode picar seres humanos que acabam desenvolvendo a doença.

Os principais sintomas da patologia, nas pessoas, são febre intermitente, fraqueza, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios e diarreia.

Reneval Pires utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Niquelândia para expor a necessidade de que a prefeitura implante um programa permanente de castração de cães e gatos em situação de abandono [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo