Goiânia

Enel Brasil suspende corte de energia para famílias de baixa renda em SP, RJ, GO e CE para amenizar impactos da pandemia

Tarifa social de Baixa Renda, segundo a Aneel, será mantida apenas para clientes cadastrados que atendam critérios previstos na legislação para obtenção do benefício

A Enel Brasil – que atua no segmento de distribuição de energia elétrica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás – implementará imediatamente as medidas excepcionais anunciadas na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Diante do recente quadro de agravamento da pandemia no País, a empresa vinha acompanhando as discussões entre os diversos representantes do setor no sentido de contribuir para a adoção de medidas que beneficiem a sociedade, em especial os grupos mais afetados pelos impactos econômicos da pandemia.

Entre as medidas temporárias anunciadas pela Aneel está a suspensão, até 30 de junho de 2021, do corte no fornecimento de energia elétrica por inadimplência para os consumidores de baixa renda (clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda e aptos a receberem o benefício) e a manutenção da suspensão de corte por inadimplência de clientes eletrodependentes, ou seja, quando há uso de algum equipamento necessário à vida humana.

Também está vedado o corte do fornecimento a serviços de atendimento médicos e hospitalares e de infraestrutura relacionada à vacinação e armazenamento de vacinas.

Cabe ressaltar que a o benefício da tarifa social baixa renda, segundo a resolução, será mantido apenas para os clientes cadastrados e que de fato atendam aos critérios previstos na legislação e na regulação da Aneel para obtenção do benefício.

 A agência reguladora também suspendeu a vigência do prazo máximo de 90 dias para o corte de energia por inadimplência de consumidores que estejam aptos a terem o fornecimento de energia interrompido pelas empresas.

Com esta medida, as distribuidoras poderão efetuar o corte de clientes inadimplentes mesmo após o prazo de 90 dias do vencimento do débito, que vigorava até então.

O objetivo desta decisão é permitir que as distribuidoras priorizem ainda mais, diante do atual cenário, os serviços essenciais de distribuição de energia.

A empresa ressalta que a suspensão temporária do corte para clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda e para eletrodependentes não significa isenção da cobrança pelo consumo.

A Enel Brasil reitera ainda a importância de que os consumidores com condições de manter as contas em dia continuem realizando os pagamentos para evitar acumular débitos.

Atendimento ao cliente – Para melhor atender aos clientes, desde o início da pandemia, a Enel Brasil tem dedicado esforços para reforçar seus canais digitais de atendimento e ampliar e facilitar o acesso dos consumidores aos diversos serviços oferecidos por suas distribuidoras.

Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia e os clientes podem baixar, gratuitamente, os aplicativos para Android e IOS de cada distribuidora para acessar serviços como cadastro de conta em débito automático, fatura por e-mail, segunda via da conta, consulta de débitos e informe de falta de energia.

Os clientes também podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado: São Paulo (0800 72 72 120), Rio de Janeiro (0800 28 00 120), Ceará (0800 28 50 196) e Goiás (0800 62 01 96).

Condições facilitadas de pagamento de faturas em atraso – Para facilitar o pagamento das faturas de energia, a Enel Brasil disponibilizou aos consumidores opções de parcelamentos de contas em atraso nas suas quatro distribuidoras.

Em Goiás, os clientes podem parcelar em até sete vezes conforme regra vigente, com uma entrada de 15% do valor da dívida. 

A negociação pode ser feita pelo aplicativo Enel Goiás, disponível gratuitamente para iOS (https://apple.co/2pb8F66) e Android (https://bit.ly/2HioUtv), ou no Portal de Negociação, no site da empresa, no link https://www.enel.com.br/pt-goias/Para_Voce/negocie_sua_divida.html

Para acessar os serviços, é necessário fazer login com os dados do cliente, que poderá escolher o número de parcelas e o valor da entrada que quer pagar de acordo com a regra vigente.

Sobre a Enel Brasil A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias.

Em distribuição, o Grupo atende mais de 17 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás.

No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de cerca de 2,9 GW, dos quais 782 MW são de fonte eólica, 845 MW de solar e 1.269 MW de hidro.

No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o país à Argentina. 

A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Globalmente, a Enel está presente em mais de 30 países, com cerca de 74 milhões de clientes finais corporativos e residenciais em distribuição de energia. [Informações da Assessoria de Imprensa da Enel Brasil e da Enel Distribuição Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo