Niquelândia

Gastos de ex-vereador à frente da Câmara Municipal poderão ser auditados pelo atual presidente do Legislativo em Niquelândia

Diego de Carvalho assumiu comando da Casa de Leis há 30 dias e presidiu a primeira sessão na noite desta segunda-feira (1º}: análise das contas do ex-presidente Léo Ferreira foi requisitada pelo vereador Anderson Spíndola/DEM

Pastor evangélico que se elegeu vereador nas eleições municipais de 2020, Diego Bonifácio de Carvalho (DC) conduziu a primeira sessão ordinária da Legislatura 2021-2024 como presidente da Câmara Municipal de Niquelândia na noite desta segunda-feira (1º).

Ele e outros 10 vereadores novatos – bem como os únicos dois parlamentares que foram reeleitos em 2020 – prometeram quatro anos de muito trabalho, ocasião em que fizeram diversos requerimentos à Mesa Diretora com solicitações de interesse público ao prefeito Fernando Carneiro (PSD).

Ao final da sessão, que durou pouco mais de duas horas, o presidente da Câmara Municipal conversou com o Portal Excelência Notícias sobre o início do ano legislativo na cidade do Norte do Estado.

Diego de Carvalho também discorreu sobre as primeiras providências de caráter administrativo que precisou tomar, nos últimos 30 dias para cortar despesas e racionar custos advindos dos oito anos em que o ex-vereador Léo Ferreira (PSDB) presidiu a Casa de Leis.

A primeira redução – e talvez a mais representativa, neste primeiro momento – foi a renegociação do valor que a Câmara Municipal paga pelo aluguel do imóvel onde se localiza o plenário; e o prédio anexo – de dois andares, com 12 pequenos apartamentos – adaptados há alguns anos para servirem como gabinetes aos 13 vereadores de Niquelândia.

No primeiro mês como presidente, Diego de Carvalho conseguiu reduzir o aluguel de R$ 14 mil para R$ 7 mil por mês, uma economia de 50%. Foram readequados, ainda, gastos com serviços de escritório de contabilidade; com provedor de internet; e outras despesas menores que, somadas, impactavam o orçamento mensal do Poder Legislativo de Niquelândia.

Após dois mandatos, como se sabe, Léo não disputou a reeleição para vereador, no ano passado.

“Apesar do recesso parlamentar, este primeiro mês foi de muito trabalho. Tivemos sim de fazer cortes nas despesas – com algumas dificuldades é claro, que fazem parte do processo [de readequação] – mas tudo foi devidamente conversado com todos os demais vereadores. No momento oportuno, a população saberá de tudo o que fizemos neste primeiro mês, com muita transparência. Estou alegre e feliz para fazer um bom trabalho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Bastante cauteloso em suas argumentações, Diego de Carvalho disse que o pedido do vereador Anderson Ribeiro Spíndola (DEM) – para que seja feita uma auditoria interna nas contas do ex-presidente do Legislativo, mediante a contratação de uma empresa especializada em gastos públicos – será devidamente discutida com os demais parlamentares de Niquelândia.

“Notamos, sim, alguns gastos que procuramos saber o porquê de terem sido feitos”, comentou Diego, sem dar maiores detalhes sobre quais seriam as possíveis irregularidades já encontradas – ou não – até o presente momento, nas finanças da Casa.

Sem entrar em muitos detalhes, Diego de Carvalho confirmou que alguns funcionários efetivos da Câmara Municipal de Niquelândia estavam com atraso no pagamento do salário de dezembro/20 e do 13º salário de 2020, no último mês em que Léo Ferreira foi presidente.

“Nós já pagamos algumas pessoas, chamando essas famílias em nosso gabinete para conversar, para explicarmos que a situação [financeira] da Câmara não estava fácil. Mas nós nos esforçamos ao máximo para pagá-los, porque esse é um compromisso nosso, com os direitos do povo”, explicou Diego de Carvalho.

“No momento oportuno, a população saberá de tudo o que fizemos neste primeiro mês, com muita transparência”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Diego de Carvalho [Foto: Excelência Notícias]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo