Niquelândia

“Niquelândia estava doente e o povo escolheu um médico para curá-la”, afirma prefeito na posse do segundo mandato

Fernando Carneiro foi reeleito em outubro após dois anos e meio de mandato-tampão, enquanto Carlos da Líder alcançou o cargo de vice-prefeito alicerçado em compromissos com obras e serviços do governador Ronaldo Caiado (DEM) para o município

A Câmara Municipal de Niquelândia empossou o médico Fernando Carneiro (PSD) e o empresário Carlos Roberto Oliveira (DEM) nos cargos de prefeito e de vice-prefeito da cidade do Norte do Estado em cerimônia realizada na manhã do feriado nacional de sexta-feira (1) na sede da Igreja Assembleia de Deus/Ministério Madureira.

A solenidade foi comandada pelo vereador Neira Matos Ribeiro de Araújo (Republicanos), que também deu posse aos 12 demais vereadores eleitos em 15 de novembro do ano passado.

Novos vereadores de Niquelândia prestam juramento durante a solenidade de posse da Legislatura 2021-2024 [Foto: Excelência Notícias]
Neira teve a primazia de conduzir os trabalhos por ter sido o mais votado nas eleições municipais de 2020: com 943 votos, o veterano político alcançou seu sétimo mandato consecutivo no Poder Legislativo local.

Por força da pandemia do novo coronavírus, o acesso ao evento foi restrito a familiares e amigos próximos dos 14 políticos que vão gerir os destinos da cidade até o final de 2024.

Elegantemente trajada, a primeira-dama Juliana Campos acompanhou o marido-prefeito Fernando Carneiro na entrada à cerimônia pelo vão central do templo evangélico [Foto: Elaine Alves]
Houve necessidade de apresentação de convite impresso individual para evitar lotação máxima dos assentos do templo evangélico comandado pelo pastor Alvéssimo Pereira de Abreu – bem como o uso obrigatório de máscaras – para garantir o distanciamento social e evitar o contágio pela Covid-19.

O DISCURSO DO PREFEITO – Último a falar na solenidade, o prefeito realçou os principais feitos de sua primeira gestão, como a organização e pontualidade no pagamento dos vencimentos dos servidores públicos municipais [o que também incluiu pendências com o 13º salário de sua gestão e gestões passadas], fatos alcançados no segundo semestre de 2020.

Carlos da Líder [ao fundo] e Fernando Carneiro [ao microfone] durante o juramento de posse nos principais cargos da Prefeitura de Niquelândia, até o final de 2024 [Foto: Excelência Notícias]
Fernando Carneiro também lembrou da quitação, junto às instituições financeiras, dos empréstimos consignados tomados pelo funcionalismo com desconto em folha, “limpando o nome”; recuperando o crédito; e a capacidade de endividamento da categoria.

Houve, também, o pagamento de R$ 12 milhões em salários atrasados dos professores e funcionários administrativos da Educação [por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta/TAC firmado pela administração com o Ministério Público/MP] a ser completamente liquidado em junho deste ano.

Carlos da Líder, novo vice-prefeito de Niquelândia, assina o termo de posse na solenidade organizada pela Câmara Municipal da cidade do Norte [Foto: Excelência Notícias]

Ainda em relação à Educação, o prefeito de Niquelândia pagou quase R$ 4 milhões em dívidas com os transportadores escolares. Foram três parcelas, quitadas nos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado.

Fernando Carneiro citou, ainda, a execução de importantes obras públicas, como a pavimentação asfáltica do Residencial Colina Park [em andamento]; e a recuperação de pontes, bueiros e o patrolamento/encascalhamento das estradas de terra da zona rural.

NOVOS VEREADORES – Diego, Josimar, Diorge, Deyvi, Anderson [na fileira de trás, da esq para a dir.], Diego, João Pedro, Aguinaldo, Lia e Erlandsson [na fileira da frente, da esq. para à dir.] durante a cerimônia de posse em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Na Saúde, até pelo fato de o prefeito ser médico, o Hospital Municipal Santa Efigênia teve seu atendimento humanizado e otimizado com a contratação de médicos de diversas especialidades; compra de camas novas; e investimentos em rouparia para o conforto de médicos e pacientes internados.

Com tais ações, a prefeitura praticamente zerou as reclamações dos niquelandenses sobre as deficiências do setor que existiam antes dele assumir de Fernando Carneiro assumir o cargo.

EMPOSSADO, OUTRA VEZ – No discurso de posse, o prefeito Fernando Carneiro fez um apanhado geral das conquistas e realizações do seu primeiro período como chefe do Executivo em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Na pasta da Assistência social – que seguirá sob o comando da primeira-dama Juliana Campos – a Prefeitura de Niquelândia demonstrou cuidado especial com os idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social, o que também incluiu distribuição de cestas básicas aos mais necessitados.

CIDADE TERÁ ANOS DE GLÓRIA – “Niquelândia estava doente e o povo escolheu um médico para curá-la. Estou prefeito novamente pela vontade de Deus e pela vontade do povo. Matamos um leão, a cada dia. Se eu não tivesse uma equipe dedicada, talentosa e qualificada – os meus secretários municipais – não seria possível termos feito tanto em tão pouco tempo. Foram dois anos e meio de muitas lutas, dificuldades e algumas traições, mas resgatamos a credibilidade do município, pagando todos os nossos fornecedores. Acredito que estamos mais fortes e mais sábios. Os próximos quatro anos não serão fáceis, mas, certamente, serão anos de glória para a nossa cidade e para nossa gestão”, afirmou o prefeito Fernando Carneiro.

EM FAMÍLIA – Fernando Carneiro e Juliana Campos com os filhos Fernando [à esq.], Fernanda [c] e Amanda [à esq.] – [Foto: Elaine Alves]

Durante o discurso, o chefe do Executivo valorizou o passe do empresário Carlos da Líder, atribuindo ao novo companheiro de gestão o simbólico título de “melhor vice-prefeito do Estado de Goiás”.

Fernando Carneiro enfatizou que a proximidade política de Carlos com o governador Ronaldo Caiado (DEM) é algo que a Prefeitura de Niquelândia nunca teve, a fim de que a cidade receba obras e benefícios do Governo de Goiás, uma vez caminhando no mesmo time do gestor estadual.

Fernando Carneiro, Wesley Campos [que seguirá como secretário de Educação], Carlos da Líder e Juliana Campos, ao final da solenidade de posse em Niquelândia [Foto: Elaine Alves]

Ainda por ocasião de sua fala, o prefeito foi bastante aplaudido pela plateia ao pedir uma salva de palmas ao também médico e ex-candidato a prefeito Jean Cintra (PROS).

Segundo colocado nas eleições municipais de 2020, Jean foi o principal oponente do chefe do Executivo naquele pleito. Por isso, a atitude republicana do prefeito foi bastante elogiada nos bastidores da politica local, ao longo do dia.

“A campanha acabou, desarmamos os palanques. Em nenhum momento, nossas diferenças políticas poderão ser maiores que o amor que todos nós temos por Niquelândia. Estaremos unidos, para que a nossa cidade seja o melhor lugar para se viver”, enfatizou o prefeito.

Solange Fernandes, Fernando Carneiro, Juliana Campos e Francisco Ferreira, o Chiquinho, que foi mantido no comando da Secretaria Municipal de Finanças [Foto: Elaine Alves]
HISTÓRICO – Fernando Carneiro, como se sabe, foi reeleito prefeito de Niquelândia com 9.135 votos após cumprir dois anos e seis meses de mandato-tampão desde junho de 2018.

Naquela ocasião, ele venceu eleição suplementar realizada na cidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para substituir o então prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues (PSB) e o então vice-prefeito Celino Correa das Neves (SD).

OS VELHOS TAMBÉM SÃO FILHOS DE DEUS” – Neira Matos fez desabafo durante posse no 7º mandato consecutivo como vereador: na campanha, seus oponentes disseram que ele estaria “velho” para continuar no cargo em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Vitorioso no pleito de 2016, o ex-prefeito Valdeto teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral por problemas na prestação de contas de recursos do governo federal à construção de duas escolas em seu primeiro mandato, entre 1993 e 1996.

Em janeiro de 2019, o agora ex-vice-prefeito Saullo Adorno (MDB) rompeu politicamente com o médico, por divergências político-administrativas com os articuladores da eleição de ambos em 2018.

O prefeito Fernando Carneiro [c] com seus pais Hilda [à esq.] e Amâncio [à dir.] ao final da solenidade de posse no segundo mandato em Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
Por isso, a eleição de Carlos da Líder como vice-prefeito no último dia 15 de novembro preencheu uma lacuna importante da primeira gestão de Fernando Carneiro.

Antes da fala do prefeito reeleito, o empresário resgatou parte de sua trajetória pessoal – ele é o principal comerciante de móveis e eletrodomésticos de Niquelândia – dizendo que acompanhou o crescimento industrial da cidade, nos idos da década de 1980.

EM NOME DE JESUS – Alvéssimo Pereira de Abreu, pastor-presidente da Igreja Assembleia de Deus/Madureira, mencionou trechos bíblicos para invocar sucesso e realizações ao novo mandato do prefeito Fernando Carneiro [Foto: Elaine Alves]
Carlos da Líder nunca havia ocupado cargos públicos em Niquelândia, mas sua amizade de longa data com Caiado – apoios às 6 candidaturas dele a deputado federal (5) e a senador (1) – fizeram com que o empresário se tornasse o principal nome do atual governador na cidade; e o colocaram como pré-candidato a prefeito do DEM em 2020.

O novo vice-prefeito agradeceu a Fernando Carneiro a oportunidade de compor a chapa com o atual chefe do Executivo; e ao DEM, em especial ao governador, citando que Caiado lhe pediu que assumisse essa condição “lá no segundo tempo”, nas palavras dele, junto com o político do PSD, para abrir as portas do Palácio das Esmeraldas e do Governo do Estado a fim ajudar a Prefeitura de Niquelândia.

CARLOS, O LÍDER DE CAIADO EM NIQUELÂNDIA – Empossado no cargo de vice-prefeito, o empresário Carlos Roberto Oliveira reforçou sua proximidade com o governador e seus compromissos com a gestão que Fernando Carneiro fará com ele [Foto: Excelência Notícias]
VICE PEDE MAIS COMPREENSÃO – “Seria muito covarde, da minha parte, acompanhar tudo isso de longe. Esse momento [da posse] é de muita esperança para todos nós. O povo espera muito da nossa Câmara Municipal; do nosso prefeito Fernando; da nossa primeira-dama Juliana, que faz um trabalho excelente; e da minha pessoa. Por isso, que sejamos mais humildes; mais compreensivos; que tenhamos mais responsabilidade. Se procurarmos fazer o bem, no final tudo dá certo. Tanto eu, como o Doutor Fernando, agradecemos ao nosso povo por essa vitória; e queremos retribuir essa conquista, com muito trabalho. Niquelândia, hoje, já colhe os frutos dessa aliança do prefeito Fernando comigo e com o Governo de Goiás”, discursou o vice-prefeito.

OS VEREADORES EMPOSSADOS –   Neira Matos Ribeiro de Araújo (Republicanos); Jonas Batista Barbosa (Republicanos), João Paulo de Paiva Euzébio (PROS); Rodrigo Pereira Gomes (PSD), João Pedro Rodrigues (PSDB); Agnaldo Soares Dantas (PSD); Maria Ferreira de Almeida Silva (PROS);  Erlandsson Pereira Bonfim de Sena (PSL), Anderson Ribeiro da Silva (DEM);  Deyvi Charlle Araújo Alves (PROS); Diorge Moreira de Paiva (DEM); Diego Bonifácio de Carvalho (DC); e Josimar Francisco de Carvalho (PSC).

NOTA DA REDAÇÃO: As autoridades políticas aparecem sem máscaras em algumas fotos por solicitação do Portal Excelência Notícias, durante a cobertura do evento.

VAI DAR LIGA? – Carlos da Líder, Fernando Carneiro, pastor Diego de Carvalho e Denguinho: novo presidente da Câmara Municipal é filiado ao DC, esmo partido do ex-vereador e ex-candidato a prefeito em 2018 [Foto: Elaine Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo