Niquelândia/Uruaçu

Pescaria no final de semana termina com dois mortos por afogamento no Lago Serra da Mesa

Djalmiro Afonso de Melo Pio e Aleci Gonçalves da Costa eram moradores de Alexânia: canoa com sete pessoas afundou na noite da sexta-feira (8), mas corpo de uma das vítimas só foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na tarde do domingo (10)

Dois moradores de Alexânia morreram afogados neste final de semana no Lago Serra da Mesa, na região da Fazenda Ouro Fino, nas proximidades da ponte sobre o Rio Maranhão, já nos limites de Niquelândia.

O corpo de uma das vítimas, inclusive, só foi localizado pelos bombeiros-mergulhadores de quatro cidades da região após dois dias de intensas buscas em águas profundas do reservatório, no final da tarde do domingo (8).

Djalmiro Afonso de Melo Pio, de 62 anos; e Aleci Gonçalves da Costa, também de 62 anos, estavam numa canoa com motor de popa com outras cinco pessoas – as sete sem coletes salva-vidas – quando, por excesso de peso, entrou água na embarcação.

Segundo o major Ary Dutra, comandante do Corpo de Bombeiros de Uruaçu – responsável pelo primeiro atendimento, já que o local do acidente fica mais próximo do município – o início da tragédia desenhou-se ao final de uma pescaria por volta das 20 horas da sexta-feira (8).

O corpo de Djalmiro, o primeiro a perder a vida, foi resgatado pelas pessoas que estavam com ele na canoa, cerca de 20 minutos após o acidente. Conforme relato do grupo ao major, inicialmente eles acionaram a Polícia Militar (PM) pelo telefone de emergência 190, porque o sinal de celular naquela região era muito ruim.

Só assim – com intermédio inicial da PM de Uruaçu, que foi pessoalmente ao quartel dos bombeiros da cidade –  é que que os subordinados ao major Dutra conseguiram encontrar os sobreviventes do naufrágio.

“Eles [o grupo de pescadores] não souberam nos informar se ele [Djalmiro] teve um mau-súbito [antes de cair da canoa] ou se realmente morreu por afogamento porque o corpo dele não chegou a afundar de fato, pois logo emergiu à superfície, boiando, já em óbito. Agora, precisaremos aguardar o laudo do IML para ter certeza da causa dessa primeira morte”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros de Uruaçu, em entrevista por telefone ao Excelência Notícias nesta segunda-feira (11).

Ainda na noite da sexta-feira/8, de acordo com o oficial, o bombeiro-mergulhador de Uruaçu declinou da possibilidade de mergulhar no Lago Serra da Mesa à procura do cadáver de Aleci, por questões de segurança, por tratar-se de região com cerca de 15 metros de profundidade.

O trabalho foi reiniciado no sábado (9) com o reforço de um bombeiro-mergulhador de Niquelândia, bastante experiente nesse tipo de trabalho no Norte do Estado.

A estes, somaram-se bombeiros-mergulhadores de Goianésia e de Anápolis, com o corpo da segunda vítima sendo localizado às 18 horas de ontem – a 12 metros de profundidade, cerca de 46 horas após o desaparecimento.

Segundo o major Ary Dutra, o excesso de peso; a falta de coletes salva-vidas; e a navegação já no período noturno; foram três fatores que, combinados, colaboraram decisivamente para o acidente.

CAUTELA NUNCA É DEMAIS – “E esse fato serve de alerta, mais uma vez, para que as pessoas que estão vindo à região do Lago Serra da Mesa – neste período da pandemia da Covid-19, que deveria ser de isolamento social – buscando sair das grandes cidades, que tenham muita cautela. Todos, sem exceção, precisam sempre usar colete salva-vidas nas embarcações; respeitar o peso máximo e o número de ocupantes. Infelizmente, nada disso foi observado nesse acidente que acabou levando duas pessoas à óbito, que estavam no lago buscando se divertir”, comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Uruaçu.

Bombeiros-mergulhadores de quatro cidades da região trabalharam intensamente neste trágico final de semana no Lago Serra da Mesa [Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros]

Veja também

Botão Voltar ao topo