Niquelândia/Uruaçu

Número de vítimas de Goiás mortas em acidente de avião no interior do Amazonas sobe para cinco

Dois empresários de Uruaçu, um de Niquelândia, um de Anápolis, um de Jataí e outras 9 pessoas estão entre as vítimas de queda de avião em Barcelos, a 400 quilômetros de Manaus: vítimas praticariam pesca esportiva naquela região, mas aeronave caiu no momento do pouso devido ao mau tempo

Atualizada às 22h56 – Cinco pessoas de Goiás, sendo três do Norte do Estado, morreram na tarde deste sábado/16 num acidente aéreo com um avião de pequeno porte em Barcelos, no interior do Amazonas. A aeronave em que estavam bateu, após o pouso, num barranco localizado após a pista do aeroporto.

Entre as vítimas fatais da tragédia que ceifou a vida de 14 pessoas estão os empresários Witter Ferreira de Faria, Marcos de Castro Zica,  os dois de Uruaçu; Gilcrésio Salvador Medeiros, de Niquelândia; Renato de Souza Assis, de Jataí; e Fábio Campos Assis, de Anápolis. Ele residiu em Uruaçu durante 5 anos.

Gilcrésio, mais conhecido como Gil, tinha 73 anos. Ele era proprietário da Pousada Serra da Mesa em Niquelândia. Além das quatro vítimas goianas, outras 10 pessoas perderam a vida na queda da aeronave. No total, eram 12 passageiros e dois tripulantes.

A cidade de Barcelos é conhecida pelo ecoturismo e é um dos principais destinos para pesca esportiva no Brasil. Atualmente, a cidade está em alta temporada da atividade, que acontece entre os meses de setembro e fevereiro.

Gil, Fábio, Witter, Renato e Marcos integravam um grupo de turistas que foram até Barcelos à prática de pesca esportiva no Rio Negro, segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima.

De acordo com o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, o mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente. Segundo moradores do local, a queda ocorreu no momento da aterrissagem.

Gilcrésio Salvador Medeiros, empresário de Niquelândia, era o 4º nome da lista divulgada pela Manaus Aerotaxi com a confirmação dos mortos no acidente aéreo no interior do Amazonas [Foto: Reprodução/G1 Amazonas]
Nas imagens divulgadas pelo G1, é possível notar que o avião não incendiou-se, embora tenha ficado parcialmente destruído, a exemplo dos destroços da aeronave que caiu em novembro de 2021, em Caratinga/MG, provocando a morte da cantora Marília Mendonça.

da cantora Marília Mendonça em novembro de 2021 em Caratinga/MG.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que foi acionada para investigar as causas do acidente. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era “regular”.

Duas aeronaves que iriam pousar antes do voo que acidentou cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.

OS ÚLTIMOS MOMENTOS – Turistas no momento do embarque de Manaus para Barcelos, onde ocorreu a queda do avião [Reprodução/Redes Sociais]

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, “a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear”.

Sempre de acordo com o G1 Amazonas, os corpos dos cinco empresários de Niquelândia,  Uruaçu , Anápolis e Jataí e dos outros 9 mortos foram levados para o Ginásio de Esportes de Barcelos para a tomada de outras providências  pelo Governo do Amazonas.

Ilustração demonstra onde ocorreu a queda da aeronave com turistas de Uruaçu e de Niquelândia, em Barcelos/AM [Foto: Reprodução/G1 Amazonas]
Posteriormente, houve a remoção para o auditório de uma escola no município, já que Barcelos não conta com câmara fria ou Instituto Médico Legal (IML).

Os corpos devem ser transportados para o IML de Manaus neste domingo/17 para identificação formal e liberação às famílias para os sepultamentos nas cidades de origem das vítimas fatais.

[Com informações do G1 Amazonas – Essa notícia poderá ser atualizada a qualquer momento pelo Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Gil em momento feliz da pescaria de uma tilápia no Lago Serra da Mesa, em Niquelândia: ele morreu em acidente aéreo neste sábado em Barcelos/AM [Foto: Reprodução/Instagram]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo