Niquelândia

Corpo de rapaz que morreu afogado no Rio Maranhão é sepultado no Povoado Faz Tudo, em Niquelândia

Valnei Pereira de Lima tinha 29 anos e havia desaparecido na manhã do último domingo (1): buscas do Corpo de Bombeiros se estenderam por 2 dias até que o corpo fosse encontrado, às 13 horas de ontem

O rapaz de 29 anos que morreu afogado na manhã do último domingo (1) no Rio Maranhão foi enterrado no final da noite da terça-feira (3) no Cemitério do Povoado Faz Tudo, distante 45 quilômetros da área central de Niquelândia.

Num trabalho árduo, que se estendeu por 53 horas, bombeiros-mergulhadores da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) e do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) de Goiânia localizaram, por volta das 13 horas de ontem, o corpo de Valnei Pereira de Lima.

Segundo relato de familiares à 6ª CIBM, Valnei saiu para pescar no rio numa área distante 700 metros da sede da fazenda onde ele e demais parentes passavam o final de semana.

Corpo de Bombeiros de Niquelândia e de Goiânia, com estratégias articuladas, localizaram o corpo de Valnei apesar das dificuldades com a extensão do rio e a impossibilidade de buscas no período noturno [Foto: Divulgação/6ª CIBM]
Ainda de acordo com a família, o rapaz não sabia nadar. Porém,  Valnei não havia ingerido bebidas alcoólicas e conhecia bem o ponto de pesca escolhido para a atividade de lazer.

Pouco tempo após Valnei ter submergido nas águas do Rio Maranhão, os parentes encontraram somente a vara de pescar; demais acessórios; iscas; e o chinelo do homem até então desaparecido, às margens do Maranhão.

Durante duas horas, a própria família realizou as buscas no rio, sem sucesso. Assim, retornaram à sede da fazenda e acionaram os Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Corpo de Bombeiros utilizou canoas motorizadas e diversas técnicas de mergulho/salvamento às buscas pelo jovem que submergiu nas águas do Rio Maranhão, em Niquelândia [Foto: Divulgação/6ª CIBM]
De pronto, dois militares da 6ª CIBM foram imediatamente ao local para realizar as buscas e dar a primeira resposta aos familiares, antes da solicitação da presença dos mergulhadores da capital, que chegaram em Niquelândia no final da noite de domingo.

Na manhã desta quarta-feira (4), a 6ª CIBM detalhou que, durante toda a segunda-feira (2), as equipes utilizaram técnicas de mergulho para a realização das buscas no Rio Maranhão, em áreas com até 15 metros de profundidade, sem que o corpo de Valnei fosse efetivamente encontrado.

No início da tarde de ontem, na sequência das buscas, os bombeiros da 6ª CIBM e do 1º BBM da capital encontraram o cadáver a uma distância de 500 metros do local do acidente numa profundidade de 6 metros.

Findado os trabalhos de resgate, os bombeiros-militares acionaram o Instituto Médico Legal (IML) de Uruaçu para providências cabíveis e posterior liberação do corpo de Valnei à família, para o sepultamento.

O jovem era sobrinho do juiz da Comarca de Niquelândia, Hugo de Souza Silva. Valnei deixou a mulher Mariane Michelly Souza e o filho do casal, um garoto de aproximadamente 5 anos.

Bombeiros-mergulhadores de Niquelândia e de Goiânia trabalharam de forma incansável durante o trabalho de buscas de vítima por afogamento na cidade do Norte do Estado [Foto: Divulgação/6ª CIBM]

Veja também

Botão Voltar ao topo