CoronavírusNorte do Estado

Caso positivo de Covid-19 é o 1º confirmado em Campinorte após caminhoneiro mentir que era morador de Uruaçu

Esclarecimento foi feito em nota oficial divulgada hoje pela Prefeitura de Campinorte, um dia após a Prefeitura de Uruaçu divulgar que o resultado do exame feito pelo Lacen seria creditado à administração do prefeito Valmir Pedro: atitude do paciente causou transtornos às duas cidades do Norte

A Secretaria Municipal de Campinorte, no Norte do Estado, emitiu nota oficial nesta sexta-feira (24) para informar que o caminhoneiro de 49 anos diagnosticado como caso positivo para Covid-19 –(inicialmente computado para as estatísticas de Uruaçu, na noite da quinta-feira/23) – é residente há quatro meses da cidade de 12 mil habitantes, às margens da rodovia BR-153.

O esclarecimento da administração do prefeito Agnaldo Ávila – assinado pela titular da pasta, Eliane Martins Gomes – ocorreu menos de 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu emitir também uma nota oficial onde o titular da pasta, Josimar Nogueira Nunes, comunicava o primeiro caso positivo para o novo coronavírus na cidade administrada pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB).

Josimar, no documento oficial, afirmou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Goiânia oficializou o resultado ontem por volta das 19h10 em prazo considerado recorde: apenas um dia após a notificação e coleta do material para análise, na quarta-feira (22).

“Trata-se de um caso importado [paciente residente em Uruaçu, vindo de viagem de município com casos confirmados]”, fez constar na nota o secretário de Saúde de Uruaçu.

No mesmo documento, Josimar Nogueira também esclarecia que o paciente [o caminhoneiro] encontrava-se em quarentena domiciliar, acompanhado pela Vigilância em Saúde; e que a secretaria sob seu comando havia tomado todas as medidas necessárias para o bloqueio do caso [no que diz respeito à transmissão comunitária entre pessoas que tiveram contato direto com o paciente] haviam sido tomadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Uruaçu.

TRANSTORNOS PARA AS DUAS CIDADES – Ainda na nota oficial emitida hoje, a Secretaria de Saúde de Campinorte detalhou que os documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do caminhoneiro o identificavam, inicialmente, como sendo morador de Uruaçu.

Todavia, Eliane Alves ressaltou que, pelo fato do paciente atualmente residir em Campinorte, a restrição domiciliar [quarentena] e a supervisão epidemiológica da secretaria de Saúde que ela comanda.

No mesmo documento, a Secretaria de Saúde de Campinorte afirmou que a omissão do paciente quando ao verdadeiro local de seu atual endereço – ao ser atendido em Uruaçu – causou inúmeros transtornos para os dois municípios.

Eliane ressaltou o interesse dela e de seu colega de pasta em Uruaçu, Josimar Nogueira, no esclarecimento de todos os fatos referentes às condutas das duas prefeituras no atendimento ao paciente; e que as medidas de controle e prevenção à disseminação do novo coronavírus em Campinorte estão sendo redobradas.

“A coleta da amostra do material do paciente foi realizada no município de Uruaçu. Não foi negado ou omitido – em nenhum momento – o atendimento ao paciente em Campinorte. O médico o atendeu e solicitou exames para que pudesse ser investigado, já desconfiado do caso [de Covid-19]. O paciente [o caminhoneiro, que trabalha no transporte de combustíveis] foi até Uruaçu para realizar os exames com endereço e cartão do SUS de Uruaçu, informando que era morador de lá; e a equipe da Secretaria de Saúde de Uruaçu lançou a nota oficial [assinada na noite de ontem, por Josimar Nogueira] informando o caso”, afirmou a secretária de Saúde de Campinorte. [Com informações das secretarias de Saúde de Uruaçu e de Campinorte]. 

Veja também

Botão Voltar ao topo