Goiânia

Fusão de escolas com baixa ocupação de alunos não reduzirá vagas na rede estadual, afirma Caiado

Governador disse que Secretaria de Estado da Educação adotou critérios técnicos para unificar unidades, objetivando a ampliação do ensino em período integral em Goiás: garantia foi dada na manhã desta sexta-feira (17), em entrevista à RBC AM e FM na capital

O governador Ronaldo Caiado (DEM) garantiu na manhã desta sexta-feira (17) – por ocasião da entrevista que concedeu ao programa “Fala Goiás em Rede”, da Rádio Brasil Central – que não faltarão vagas nas escolas da rede pública do Estado, após a unificação de um total de 22 unidades que tiveram menos de 50% de suas vagas ocupadas em 2019.

De acordo com Caiado, o mecanismo adotado pela Secretaria Estadual de Educação prezou pela responsabilidade e seriedade dos critérios técnicos que foram adotados, para priorizar a expansão do ensino em período integral, que foi um de seus compromissos na vitoriosa campanha eleitoral de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=sx2XwokGUXY&feature=youtu.be

Hoje, o Estado conta com 151 escolas de ensino em período integral e a transformação está em curso. Há um convênio com a União para adotar o mesmo formato em outras 24 unidades da rede.

“No município de Fazenda Nova, por exemplo, o Colégio Estadual Tiradentes, com capacidade para atender 434 alunos, contou com apenas 126 estudantes em 2019. A 700 metros da unidade está a Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, para onde os alunos foram transferidos para o ano letivo de 2020. Essa fusão otimizará os recursos públicos para garantir a todos os alunos da rede a melhoria constante da qualidade de ensino, para que Goiás tenha resultados concretos e não maquiados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, como era feito em gestões passadas”, afirmou Caiado.

Segundo Caiado, no último mês de dezembro, o Estado destinou cerca de R$ 27 milhões à manutenção predial e a realização de pequenos reparos na estrutura física de 909 unidades educacionais da rede, através do Programa Reformar Goiás (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede).

No próximo dia 3 de fevereiro, inclusive, o governador e demais secretários de Estado irão distribuir uniformes de sala de aula e de Educação Física para os alunos matriculados nas escolas da rede pública nos 246 municípios goianos.

Durante a semana, sempre de acordo com Caiado, o Governo Federal estabeleceu um convênio com Goiás para a implantação de mais quatro escolas de período integra. Pelo acordo firmado, a União assumirá o custeio das unidades, cabendo à Seduc oferece o ensino em período integral.

Na entrevista, o governador detalhou também que o Ministério da Educação repassou verbas para ampliação de salas de aulas em escolas do Entorno de Brasília, bem como à formalização de mais quatro escolas cívico-militares, na mesma região. (Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação – Governo de Goiás)

Veja também

Botão Voltar ao topo