Anápolis/Niquelândia

Caiado participa de lançamento de cerveja produzida com mandioca de Niquelândia e Colinas do Sul

Governo do Estado estimulou parcerias da Ambev com agricultores familiares do Nordeste Goiano à compra inicial de 220 toneladas de mandioca, principal matéria-prima da bebida regional lançada nesta terça-feira (8) em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado participou nesta terça-feira (8) na planta da Ambev, em Anápolis, do lançamento da cerveja regional Esmera de Goiás que utiliza, como matéria-prima principal, as plantações de mandioca existentes em Niquelândia; em Colinas do Sul; em Flores de Goiás; em Cavalcante; em Posse; em Buritinópolis; e em Mundo Novo.

Agricultores familiares das cidades do Nordeste Goiano foram as primeiras a fornecer o cultivo, afim de que a Ambev fizesse o processamento e extração da fécula de mandioca com o produto existente em regiões marcadas pela vulnerabilidade social no Estado.

“Estou muito agradecida com tudo. Isso representa mais renda para os pequenos agricultores. Já saíram dois caminhões do assentamento e vai sair mais um”, comentou a agricultora familiar Orozina Teixeira, que mora em Flores de Goiás.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, discursa durante o lançamento de cerveja regional na planta da Ambev, em Anápolis: apoio aos pequenos produtores rurais das regiões mais carentes do Estado [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]
O primeiro lote comercializado, de 222 toneladas, impactou positivamente a vida de mais de 350 pessoas. Porém, o projeto prevê que 2,5 mil pessoas de uma das regiões mais pobres do Estado – a divisa de Goiás com a Bahia – possam ter renda mensal superior a R$ 1 mil.

Parece pouco, mas o secretário estadual da Retomada, César Moura, lembrou no evento que a renda mensal não passava de R$ 200 entre as famílias beneficiadas pelo projeto, cuja maioria das casas sequer tem um banheiro próprio.

O governador confirmou a intenção de condecorar a Ambev ainda este ano por ela ter sido a primeira empresa a apoiar a região mais carente do Estado, com índices de vulnerabilidade social altos e renda per capita baixa.

“Como governador, não podemos ter um viés eleitoreiro. Temos que ter a coragem de assumir Goiás como um todo. Onde o Estado precisar terá a mão forte do governo para combatermos as desigualdades regionais”, destacou Caiado, ladeado pelo vice-governador Lincoln Tejota.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto pontuou que a Ambev, inicialmente, anunciou uma necessidade de aquisição de 600 toneladas da matéria-prima.

Porém, segundo ele, o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) identificou grande oportunidade de expansão da produção da cerveja regional e a Ambev decidiu pela compra de 3 mil toneladas de mandioca.

“O povo goiano trabalha com dedicação, empenho, com muito esmero mesmo. A marca ‘Esmera’ nasce para ser uma homenagem ao que o Estado de Goias é capaz de fazer”, comentou o gerente marketing da Ambev, Leandro Thot [Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Ambev]
“É uma cerveja de goiano para goiano. Estudamos o pequi, a jabuticaba, mas percebemos que a mandioca tinha mais potencial de transformar a região do Nordeste [do Estado]. Por isso, estamos muito felizes com esse projeto feito a quatro mãos pelo Governo de Goiás e pela Ambev, apostando no regionalismo e no impacto social”, comentou o CEO da cervejaria Jean Jereissati.

Nesse sentido, a mestre cervejeira da fábrica de Anápolis, Daniela Kikuchi, explicou que a fécula de mandioca dá mais leveza e refrescância à Esmera, tornando-a ideal para ser consumida em um clima quente como o de Goiás.

O gerente de marketing da empresa, Leandro Thot, explicou que o nome Esmera faz alusão à pedra esmeralda – riqueza natural do Cerrado – em combinação com o jeito cuidadoso do goiano.

“É um povo que trabalha com dedicação, empenho, com muito esmero mesmo. A marca nasce para ser uma homenagem ao que o Estado é capaz de fazer”, comentou o executivo da Ambev.

A cerveja regional goiana Esmera será comercializada em garrafas de 600 ml a partir de hoje.

O projeto também conta com a parceria do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do Governo de Goiás, voltado à geração de emprego e renda.

“Onde o Estado precisar terá a mão forte do meu governo para combatermos as desigualdades regionais”, reforçou o governador Ronaldo Caiado. [Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação/Secom-GO]

ESMERA DE GOIÁS – cerveja regional produzida em Anápolis pela Ambev valoriza a história do povo goiano e a riqueza natural do bioma Cerrado [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo