Niquelândia

Sebrae realiza penúltima etapa do 4º Fórum de Monitoramento de Compromissos do Programa Líder

Discussões realizadas na quinta-feira/14 em Niquelândia pela Gerência da Regional Norte do Sebrae de Porangatu verificou convergência de ações nas áreas de Gestão, de Agronegócio, de Turismo, de Educação e de Logística nos 13 municípios atendidos pelo Programa Líder na região

Agente indutor e promotor das potencialidades econômicas regionais em todas os Estados do País, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás realizou na quinta-feira (14), em Niquelândia, mais um encontro do 4º Fórum de Monitoramento dos Compromissos do Programa Líder Região Norte.

Realizada no auditório da Unidade Integrada Sesi-Senai, a penúltima reunião marcou um momento de transição no papel do Sebrae no desenvolvimento territorial do Norte do Estado.

Passados dois anos do trabalho em que o Sebrae fomentou a articulação institucionalizada da governança local nas cidades de Alto Horizonte; de Campinaçu; de Campinorte; de Colinas do Sul; de Estrela do Norte; de Mara Rosa; de Minaçu, Niquelândia; de Nova Iguaçu de Goiás; de Porangatu; de Trombas; e de Uruaçu).

Nesses 13 municípios, a entidade agora atuará como parceira nas realizações das ações de Gestão Estratégica do Plano de Ação Regional. A intenção do Sebrae é expandir esse trabalho futuramente, com a inclusão de mais municípios do território da Região Norte.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Porangatu, Rubya Karla Araújo – que participou do evento em Niquelândia – os grupos de trabalho definiram a necessidade de abordagens convergentes, transformadoras e capazes de otimizar recursos em cinco eixos estratégicos nas áreas de Gestão; de Agronegócio; de Turismo; de Educação; e de Logística.

“Cada eixo tem uma equipe e um coordenador, que são os responsáveis pelos desdobramentos do Plano de Ação.  O principal objetivo de cada grupo setorial é promover ações de impacto na região. Para tanto, estabeleceu-se ordem de prioridade para constatar a abrangência e penetração das ações em todos os municípios atendidos pelo projeto”, comentou Rubya.

Dentro desse trabalho do Sebrae no Norte do Estado, houve a eleição do chamado “Grupo de Ignição” para acompanhamento/monitoramento dos resultados dos eixos, que será responsável por deflagrar a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional. Porém, isso ainda depende de estruturação e autonomia da Governança que está sendo construída.

Em Niquelândia, detalhou-se também como foi aprovada a institucionalização das ações do Programa Líder no estatuto da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte).

De acordo com a empresária Vanuza Valadares – ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Porangatu – é possível notar que o Programa Líder já conseguiu grandes avanços como a união e a motivação dos atores regionais em desenhar alguns projetos de interesse comum.

Para Vanuza, que é coordenadora do Grupo de Ignição, prova inequívoca desse resultado positivo é a inserção do Líder dentro do estatuto da Amunorte, conforme detalhado pela gerente-regional do Sebrae em Porangatu.

“Vejo o Líder, no formato que o Sebrae idealizou, como uma ferramenta importante na construção e formação da união dos líderes locais, para que juntos possam pensar de forma coletiva e consequentemente gerando força na construção de projetos importantes que num curto período irão impactar no desenvolvimento regional”, comentou Vanuza.

Por problemas de agenda à última hora, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, foi representado no evento do Sebrae em Niquelândia pelo superintendente da pasta, Ubirajara Ferreira.

Também estiveram presentes os prefeitos Fernando Carneiro (de Niquelândia, acompanhado de sua esposa e primeira-dama Juliana Alves Campos) e Luiz Borges da Cruz, o Cabo Borges (de Alto Horizonte); bem como os presidentes da associações comerciais de Niquelândia, o empresário Almir Pedroso e Silva; e de Porangatu, o advogado Márcio Luís da Silva, dentre outras autoridades da região.

(com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae)

 

Veja também

Botão Voltar ao topo