Niquelândia/Muquém

Polícia Civil prende homem com espingarda e munições em operação contra garimpo clandestino em Niquelândia

Apuração foi solicitada pelo Ministério Público (MP) em propriedade localizada na região do Povoado do Muquém na sexta-feira/18: foram localizados maquinários e objetos usados à movimentação de terra com finalidade extrativista

Um homem de 48 anos foi preso na manhã da sexta-feira (18) na posse de uma espingarda de dois canos calibre 28 – com cinco munições intactas e uma deflagrada – durante operação realizada pela Polícia Civil de Niquelândia para apurar existência de garimpo clandestino no Povoado do Muquém.

Uma segunda espingarda estava na casa-sede da propriedade rural que foi alvo da investigação.

De acordo com o delegado Cássio Arantes do Nascimento, a ação foi requisitada pelo Ministério Público (MP) da cidade do Norte do Estado, com o intuito de apurar possível crime ambiental em propriedade rural da região do Engenho Velho.

Na chegada ao local, com apoio de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os policiais civis constataram aparente existência de exploração de lavra de minério de ouro.

Percebeu-se, para tanto, a presença de maquinários e objetos usados à operação clandestina de movimentação de terra.

Naquele momento, no entanto, não havia pessoal no local realizando a exploração.

Mais à frente, a PC visualizou uma retroescavadeira e um caminhão, próximo da área da sede do imóvel.

Abordado pelos investigadores, um homem estava na casa e se identificou como vaqueiro da propriedade.

Ele disse que o proprietário da área seria um médico que mora em Brasília; e afirmou não saber que haveria exploração de minérios naquela área, próxima do Santuário do Muquém.

Todavia, o homem afirmou que um empresário de Niquelândia – proprietário de uma metalúrgica na Avenida Anapolina – esteve com funcionários no local para fazer “pesquisas”.

Em procedimento padrão, realizado na sequência, os policiais civis tiveram êxito em apreender a espingarda e as munições que estavam atrás da porta do quarto do homem de 48 anos, que não tinha registro ou autorização para posse.

Em outra casa, identificada como sendo a casa-sede da propriedade, a equipe encontrou outra espingarda calibre 28, também sem documentação.

Diante da situação de flagrante, o indivíduo foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, sendo liberado após pagamento de fiança. O inquérito nesse sentido será concluído nos próximos dias.

Segundo Cássio Arantes, as investigações sobre a exploração de minérios e o crime ambiental correlato à atividade irregular serão encaminhadas à Polícia Federal em Goiânia, que tem atribuição para apuração desse tipo de caso.

Veja também

Botão Voltar ao topo