Uruaçu

Sorteio define Minaçu como cidade-sede do 2º Festival Gastronômico em 2020 com apoio da Goiás Turismo e Sebrae

Niquelândia recebeu o evento esse ano com apoio estadual, dentro do Programas Rotas Gastronômicas na Região do Vale da Serra da Mesa: Fórum Integrado de Turismo do Programa Líder Norte/Sebrae definiu na tarde de quinta-feira/24 em Uruaçu as articulações para o próximo ano

Minaçu será a próxima a cidade da região do Vale da Serra da Mesa, no Norte do Estado, a realizar o seu Festival Gastronômico com apoio do Governo de Goiás, da Goiás Turismo e do Sebrae em 2020.

A escolha foi por meio de sorteio durante a 3ª reunião do Eixo Turístico do Programa Líder Norte/Sebrae no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau) na tarde da quinta-feira (24).

Eugênio Romão, secretário de Turismo de Minaçu, havia declinado do evento no próximo em favor de Uruaçu e de Porangatu – sob a alegação de que sua cidade não havia tido participação efetiva no 1º Josephina’s/Comida de Tradição/Festival Gastronômico de Niquelândia, realizado nos dias 11 e 12 desse mês.

Porém, como a decisão foi por sorteio, Minaçu decidiu participar e tal incumbência lhe caiu às mãos. Eugênio, que é filho do ex-prefeito Cícero Romão, garante que tudo será bem estudado para que a cidade realize um grande festival provavelmente na Praia do Sol às margens do Lago de Cana Brava, principal ponto turístico de Minaçu.

Charles Dias, secretário de Turismo de Uruaçu, expôs possibilidades à construção de um site único voltado ao fomento da atividade na Região do Vale da Serra da Mesa [Foto: Excelência Notícias]
 “Agora, é assumir a responsabilidade. Deus abençoou que fôssemos contemplados com esse presente que dará muito trabalho, mas estamos preparados. Provavelmente, será o ‘1º Festival Gastronômico da Praia do Sol”, afirmou Eugênio Romão, feliz com o apoio do Líder Norte, do Sebrae Goiás e do Governo do Estado. “Com certeza, são apoiadores importantíssimos. Sem eles, não conseguiremos realizar com êxito esse festival”, completou o titular da pasta do prefeito Zilmar Duarte (PTC).

Agora, sabendo desde já que o município realizará o festival no ano que vem, o secretário vai reunir-se com o Conselho Municipal do Turismo de Minaçu para definir a data do evento.

“Nosso pensamento é fomentar o turismo no Norte Goiano. Se tivéssemos trabalhado há mais tempo nessa direção – de aproveitar melhor a cultura da nossa região – já estaríamos longe nesse desenvolvimento voltado para o turismo. Através do Programa Líder, já estamos evoluindo nesse sentido. Nosso Festival Gastronômico – o Josephina’s, que foi sucesso de público – foi criado justamente para tal incentivo. E, agora, vamos ajudar os outros municípios a também realizarem os seus festivais”, comentou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes da Silva, ao final da reunião em Uruaçu.

Ana Mathilde Martins de Souza, ex-secretária de Cultura de Niquelândia, fez defesa ferrenha do Patrimônio Histórico da cidade, que possui 285 anos de existência [Foto: Excelência Notícias]
Atualmente apenas cinco municípios estão oficialmente incluídos na Rota Gastronômica da Vale da Serra da Mesa; e aptos a realizar o festival: Niquelândia, Minaçu, Uruaçu, Porangatu e Padre Bernardo.

A presidente do Fórum Regional de Turismo do Vale da Serra da Mesa, Vanuza Valadares, explica que a rota gastronômica com essas cinco cidades – devidamente habilitadas pelo Ministério do Turismo foi instituída pela Goiás Turismo na gestão do atual presidente, Fabrício Amaral, que dividiu o Estado em regiões turísticas para que possam ser contempladas com recursos estaduais.

A secretária de Cultura de Niquelândia, Roneide Pereira da Silva; e o analista técnico da Regional Norte do Sebrae em Porangatu, Leonardo José de Oliveira – dentre outros nomes da região – também fizeram-se presentes aos debates.

Vanuza Valadares, presidente do Fórum Regional de Turismo do Vale da Serra da Mesa; e Leonardo Oliveira, analista do Sebrae de Porangatu, durante a reunião em Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]
Ainda por ocasião na reunião em Uruaçu, discutiu-se também a formatação de um Portal Turístico da Região da Serra da Mesa na internet, através de um site que será construído exatamente por esse fim.

Os custos de manutenção e alimentação de conteúdo noticioso (hotéis, pousadas, restaurantes) de interesse dos turistas deverá ser rateado igualitariamente pelas prefeituras.

O assunto voltará a ser discutido na próxima reunião do Turístico do Programa Líder Norte/Sebrae, agendada para ocorrer em Niquelândia em 17 de janeiro do próximo ano.

Veja também

Botão Voltar ao topo