Cidades

Carnaval de Niquelândia ressurge neste sábado e vai até terça-feira após 9 anos de escuridão administrativa

CARNANIQ 2019 é o nome da festança organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, através da titular da pasta Roneide Pereira: prefeito Fernando Carneiro (PSD) e vice-prefeito Saullo Adorno (PTB), bem como equipe de secretários, empenharam-se em ajustar contas públicas para garantir retorno de um dos carnavais mais tradicionais do Norte do Estado, com quatro dias de animação com a Banda Ciclone

Após nove anos cinzentos – marcados por erros administrativos e desmandos políticos-financeiros de toda espécie – Niquelândia volta a sorrir na noite deste sábado (2) com a abertura do Carnaniq 2019. Serão quatro noites, a contar de hoje: no domingo (3); na segunda-feira (4), véspera do feriado de Carnaval; e na noite da terça-feira (5), para encerrar com chave de ouro.

Organizado pela Prefeitura Municipal de Niquelândia com apoio da Câmara Municipal de Niquelândia, a festança contará com equipes reforçadas da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192); da Secretaria Municipal de Saúde; e segurança particular de uma empresa especializada em grandes eventos.

Por volta das 12h30, o Portal Excelência Notícias visitou a estrutura da festa, que está sendo armada desde ontem (sexta/1º) na Avenida Brasil – junto à Praça do Tucunaré Azul – com um grande palco e moderno sistema de iluminação, para os quatro dias de festa com shows da tradicionalíssima Banda Ciclone. Técnicos de som e luz eram vistos trabalhando sem parar, bem como os comerciantes de lanches, cervejas, batidas, energéticos, que montaram suas barraquinhas nas ruas laterais da avenida.

Num tradicional restaurante da mesma Avenida Brasil, o movimento de turistas de outras localidades para almoço neste sábado era o retrato evidente do potencial econômico de uma festa desse naipe para o comércio de Niquelândia, que sofreu muito pelo encerramento das atividades da Votorantim Metais, há três anos: poucas mesas disponíveis e pratos sendo repostos no buffet com mais frequência, para alegria do empresário Romildo Ribeiro Neto.

QUASE TUDO PRONTO – Avenida Brasil foi fechada na manhã da da sexta-feira, dia 1º, para a montagem da estrutura para o Carnaniq 2019: palco para os shows da Banda Ciclone ficará posicionado junto à agência do Banco Bradesco [Foto: Divulgação]
Além do Carnaval em si, Niquelândia é sempre bastante procurada nesta época do ano por brasilienses e goianienses que buscam o sossego e a tranquilidade das pousadas às margens do Lago Serra da Mesa.

Nesses locais, é possível a prática da pesca esportiva de tucunarés azuis (o maior símbolo do turismo nesta região) na modalidade “pesque-e-solte”. Em Niquelândia, também existem belíssimas cachoeiras e pontos de visitação bastante remotos, felizmente ainda intocáveis, apesar das constantes ameaças à fauna e a flora do bioma Cerrado.

BANDA CICLONE DE VOLTA – Muito querida pelos niquelandenses, Banda Ciclone foi contratada com exclusividade pelo prefeito Fernando Carneiro/PSD para os quatro dias do Carnaniq [Foto: Divulgação/Supercom]
Para se ter uma ideia da dimensão e da expectativa da cidade para o retorno da festa após tanto tempo, a secretária de Turismo de Niquelândia, Roneide Pereira, não parou um minuto sequer nos últimos dias, cuidando de cada detalhe para que tudo transcorra sem maiores problemas.

A agenda de trabalho da pasta do Turismo – com apoio da Superintendência de Comunicação (Supercom) durante a divulgação do Carnaniq 2019 – incluiu visitas à vários municípios do Norte do Estado (como Barro Alto, Alto Horizonte, Uruaçu, e Campinorte) e do Entorno de Brasília (Padre Bernardo, dentre outros) para a distribuição de cartazes nos locais de maior movimento desses locais (como lanchonetes, padarias e supermercados).

VISITA AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – Na divulgação do Carnaniq 2019, a secretária de Turismo visitou vários meios de comunicação da cidade e da região: em Niquelândia, além das duas principais emissoras de rádio (Mantiqueira 92,3 FM e 104 ,7 FM), Roneide Pereira também esteve na sede do Portal Excelência Notícias na Rua Sete de Setembro [Foto: Elaine Alves/Supercom]
RESGATE DOS EVENTOS TRADICIONAIS – “Nossa expectativa é muito grande e a correria, maior ainda. Mas acredito que vamos iniciar esse Carnaval hoje, logo mais à noite, com o pé direito. Há 40 dias, realizamos as primeiras reuniões com as equipes de segurança pública e privada para definirmos a estratégia para que a festa transcorra sem nenhum distúrbio ou confusão que possa comprometer a alegria dos nossos foliões, tanto dos moradores de Niquelândia como os que vieram de outras cidades para nos prestigiar. Um dos principais focos desta gestão 2018-2020 do Dr. Fernando (Carneiro, prefeito da cidade) é resgatar as festas tradicionais de Niquelândia, como o carnaval, a cavalgada e a pecuária, para fortalecer o turismo em nosso município”, comentou a secretária de Turismo Roneide Pereira, em visita à redação do Portal Excelência Notícias, pela manhã.

METAS SENDO CUMPRIDAS – Ao assumir a gestão em junho do ano passado, após vencerem a eleição suplementar, o prefeito Fernando Carneiro (PSD) e o vice-prefeito Saullo Adorno (PTB) – com apoio de sua equipe de secretários municipais – estabeleceram um plano de metas bem claro: organizar as finanças do município; colocar a folha de pagamento do funcionalismo em dia; e, evidentemente, firmar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com os professores para quitar salários atrasados, de gestões passadas.

Com um horizonte mais claro do que viria pela frente, foi possível encaixar a realização do Carnaniq 2019 no Orçamento deste ano: em novembro de 2018, de forma muito discreta, a Prefeitura de Niquelândia fechou a contratação da Banda Ciclone.

A antecipação dessa medida era necessária pois resultaria num preço melhor ao fechamento do contrato, pois os preços de bandas tendem a subir de forma absurda à medida que a festa se aproxima.

NOS MÍNIMOS DETALHES – “Há 40 dias, realizamos as primeiras reuniões com as equipes de segurança pública e privada para definirmos a estratégia para que a festa transcorra sem nenhum distúrbio ou confusão que possa comprometer a alegria dos nossos foliões, tanto dos moradores de Niquelândia como os que vieram de outras cidades para nos prestigiar”, disse a secretária de Turismo Roneide Pereira em visita ao jornalista Euclides Oliveira na redação do Portal Excelência Notícias, para divulgar o Carnaniq 2019 [Foto: Elaine Alves/Supercom]
Referência de qualidade artística nesse tipo de evento, com músicos bastante experientes, a Banda Ciclone já tocou na cidade do Norte do Estado por várias oportunidades, onde possui um público cativo. Haverá, também, duas matinês (com som automotivo) neste domingo (3) e no feriado da terça-feira (5), a partir das 15 horas.

Outra coisa importante que o Carnaniq 2019 conseguiu resgatar foi a participação dos blocos carnavalescos: administradora do conhecido grupo de WhatsApp “Clica Que É Babado”, Brizia Cesário da Silva criou o bloco com o mesmo nome, com abadás, canecas e um churrasco para os participantes.

Acreditando na iniciativa de Brizia, o Portal Excelência Notícias – que completa um ano de existência no próximo dia 9 de abril – é um dos patrocinadores oficiais do bloco, estampando a logomarca do nosso portal nos belíssimos abadás que foram confeccionados em Goiânia. O Clica Que é Babado  estará logo mais em meio à multidão para dar um colorido especial ao Carnaniq 2019.

CLICA QUE É BABADO – Brizia Cesário da Silva, administradora de um popular grupo de WhatsApp em Niquelândia, criou bloco de Carnaval em Niquelândia com o mesmo nome: na foto, a jovem aparece com o ex-vice-prefeito e atual secretário municipal de Articulação Política e Relações Institucionais, José Antonio da Caixa [Foto: Reprodução/Whats App]

Veja também

Botão Voltar ao topo