Niquelândia

Suspeito pela morte de agiota mês passado é preso em Uruaçu pela PC

Matheus de Oliveira Barbosa, de 22 anos, foi capturado na quarta-feira (19) mas nega participação no assassinato de Anésio Dias Novais no dia 13 de agosto em sua casa, no Jardim Atlântico em Niquelândia: provas são robustas, segundo delegado Cássio Arantes

Exatamente 36 dias após o início das investigações à elucidação do assassinato de Anésio Novais Dias, de 55 anos – crime este ocorrido no dia 13 de agosto, no Jardim Atlântico em Niquelândia – o desocupado Matheus de Oliveira Barbosa, de 22 anos, foi preso na tarde da quarta-feira (19) por policiais civis no Bairro Boa Vista em Uruaçu, cidade-sede da 10ª Delegacia Regional da Polícia Civil (10ª DRP).

Anésio foi morto com quatro tiros no quarto de sua casa por volta das 21h30 do dia dos fatos, onde dormia com sua então namorada Neiliane Francisco de Jesus. Ela, o companheiro e a filha dela escutaram um barulho no interior do imóvel.

Dois homens, então, entram de repente no quarto. Ao avistar Anésio, atiram. Assustada, Neliane se trancou no banheiro com a criança. Ao sair, depara-se com a vítima morta e ensanguentada, em cima da cama. Eles haviam passado o dia no Santuário do Muquém. Socorrido por Bombeiros e Samu, Anésio chegou morto ao Hospital Municipal Santa Efigênia. Ele foi enterrado em Planaltina de Goiás.

CAUTELA – Uma vez que ainda trabalha para identificar formalmente o nome do segundo indivíduo que foi comparsa de Matheus, a Polícia Civil de Niquelândia seguiu cautelosa nas 48 horas posteriores à prisão do rapaz em Uruaçu, realizada cumprimento de mandado de prisão temporária expedido pelo Poder Judiciário.

ASSALTO OU VINGANÇA? No final da tarde desta sexta-feira (21), o delegado Cássio Arantes do Nascimento detalhou ao Portal Excelência Notícias que ainda pairam dúvidas sobre a real motivação dos executores desse crime que chocou a população de Niquelândia.

Como Anésio emprestava dinheiro a juros fora das regulamentações do mercado financeiro (o que se conhece por “agiotagem”), a morte pode ter sido ‘encomendada’ por vingança de algum devedor.

Outra hipótese aponta para a possibilidade de que os ladrões sabiam que o homem guardava grandes somas de numerário em casa e decidiram pelo assalto frustrado – que simplesmente culminou com o assassinato – já que nem a picape Fiat Strada e nem a carteira da vítima foram levadas na ação criminosa.

Durante o interrogatório na sede do Genarc em Niquelândia, o rapaz preso negou participação no crime segundo a autoridade policial antes de recolhido à cadeia da cidade no Bairro Santa Efigênia. Matheus ficará à disposição da continuidade das investigações da Polícia Civil.

PROVAS ROBUSTAS – “Nós apreendemos com ele (Matheus) dois aparelhos de telefone celular, que serão também analisados por nós (da PC). Em que pese essa negativa dele, todos os elementos de prova que colhemos são robustos com relação à participação desse rapaz (Matheus) nesse fato.  No crime, há a participação de outras pessoas além da figura dos dois executores, que estavam no quarto. Também posso ter a figura do mandante ou mandantes, situação que ainda não está clara na investigação; e dos partícipes do crime – os indivíduos que ficaram do lado de fora para dar cobertura à fuga do Matheus e do outro assaltante num possível veículo, carro esse que já identificamos. As diligências da Polícia Civil estão bem encaminhadas e creio que, nos próximos dias, possamos concluir essas apurações e esclarecer totalmente esse crime”, comentou o delegado da Polícia Civil em Niquelândia.

Veja também

Botão Voltar ao topo