Niquelândia

Inscrições para pesquisa científica no Legado Verdes do Cerrado terminam na próxima segunda

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), parceira das Reservas Votorantim, dará apoio financeiro para estudiosos com projetos de médio e longo e prazo

Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – em parceria com o Legado Verdes do Cerrado – vai selecionar especialistas interessados em executar projetos de conservação da flora e da fauna dentro da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia. O prazo para inscrições vai até a próxima segunda-feira (2) e devem ser feitas no site http://www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg/#/chamadas.

Uma das maiores áreas privadas de Cerrado conservado do país, o local composto por dois núcleos distintos é uma propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), atualmente sob os cuidados do diretor de Reservas Votorantim, David Canassa.

No Núcleo Engenho, estão as nascentes de rios Peixe, São Bento e Traíras (neste último é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia); e Santo Antônio Serra Negra (localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa).  No Legado Verdes do Cerrado, também existem atividades dedicadas à pecuária; à produção de soja; à silvicultura; ao desenvolvimento de mudas de frutos do cerrado; ao reflorestamento; à educação ambiental; ao ecoturismo; e à apicultura.

De acordo com David Canassa, o investimento em pesquisa científica e na ampliação de conhecimento para a sociedade é o melhor caminho para que a conservação do Cerrado e a produção responsável de alimentos prosperem de maneira harmoniosa.

“O Cerrado é um bioma riquíssimo em biodiversidade e o grande celeiro de produção do Brasil. Queremos dar a oportunidade para pesquisadores de Goiás terem no Legado Verdes do Cerrado um parceiro, onde a pesquisa gera novas oportunidades de desenvolvimento, integrando a academia, a sociedade e a iniciativa privada”, afirmou o diretor da Reservas Votorantim.

O processo seletivo está aberto para pesquisadores residentes em Goiás com título obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação; e possuam vínculo profissional com Instituições de Ensino Superior (IES) ou em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) também em Goiás. Títulos obtidos no exterior precisam estar convalidados no Brasil.

As propostas apresentadas receberão apoio financeiro do Legado Verdes do Cerrado e da Fapeg, devendo estar relacionadas com um dos três campos temáticos propostos, a saber: Levantamento da fauna e da flora local; elaboração de estudo da hidrografia e estudo do impacto ambiental das zonas de cultivo.

Na seleção, a prioridade será dada para projetos com duração de 12 a 24 meses para atingir resultados duradouros na conservação dos habitats e espécies do Legado Verdes do Cerrado. O resultado final será divulgado no dia 6 de setembro.

PARCEIROS – Além da Fapeg, o Legado Verdes do Cerrado recebe apoio do Instituto Votorantim; da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima); da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); do Sindicato Rural de Niquelândia; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO); da Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Estadual de Goiás (UEG); da Universidade de Brasília (UnB); da Unidade Integrada Sesi Senai, de Niquelândia; e do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente. (Com informações da Assessoria de Imprensa da CBA/Reservas Votorantim)

Veja também

Botão Voltar ao topo