Niquelândia

Prestigiado por autoridades e população, Fernando Carneiro é empossado no cargo de prefeito

Médico que nunca disputou eleições, novo chefe do Executivo terá a missão de estancar a sangria nos cofres públicos do município juntamente com o ex-vereador e agora vice-prefeito Saullo Adorno

“Não farei um governo olhando para o retrovisor. Não ficarei me lamentando da ‘herança maldita’ e nem me preocuparei em procurar culpados. Se aceitei esse desafio, é porque acredito que é possível fazer mais e melhor. Não vou admitir que se negocie o futuro de nossa cidade, em troca de vantagens e favores políticos. Podem ter certeza disso. Vamos à luta, é hora de trabalhar”.

Foi dessa forma – em extenso pronunciamento previamente elaborado, carregado de fé e de esperança – que o médico Fernando Carneiro (PSD) foi empossado prefeito de Niquelândia em concorrida solenidade na noite da segunda-feira (18) no plenário do Poder Legislativo.

Diversas autoridades de outras localidades como o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB) – que se fez acompanhar pela deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN) – e o ex-prefeito de Barro Alto, Geraldo Martins (PT), prestigiaram o ato solene em Niquelândia.

Sr. Marconi, Lereia, Rubão, deputada Eliane Pinheiro e Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu, acompanham posse de Fernando Carneiro em Niquelândia Foto: Euclides Oliveira)

Na oportunidade, o novo gestor niquelandense enumerou os desafios que terá e as propostas para governar o município para o público presente e também para outras lideranças/autoridades na política de Goiás, caso do deputado federal Thiago Peixoto (PSD); dos deputados estaduais Francisco Júnior (PSD) e Henrique Arantes (PTB); do pai do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), Marconi Ferreira Perillo; do secretário estadual de Articulação Política, Carlos Alberto Lereia (que representou o atual governador José Eliton Júnior/PSDB); e de Rubens Azevedo, o popular Rubão (que representou o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha).

Como se sabe, a cidade de 45 mil habitantes encontra-se mergulhada em inúmeros problemas econômicos e administrativos desde janeiro de 2016, quando houve a paralisação das atividades da mineradora Votorantim Metais

Saullo Adorno e Fernando Carneiro adentraram ao plenário do Legislativo na companhia dos vereadores Adélio Meio Quilo, Erivaldo Piqui e Neira Matos (Foto Euclides Oliveira)

Sucessivos atrasos na inchada folha de pagamento dos servidores públicos municipais e um notório sucateamento dos serviços oferecidos aos munícipes são alguns desses problemas esses que o novo prefeito – um novato na política – precisará atenuar com o mesmo vigor do recorde histórico de 12.598 votos recebidos no dia 3 de junho, em eleição suplementar.

Fernando Carneiro e o novo vice-prefeito, Saullo Adorno (PTB), alcançaram 71,31% dos votos válidos para um mandato-tampão de dois anos e meio até dezembro de 2020, derrotando o segundo colocado – o ex-vereador Denguinho Chimango (PSDC) – com mais de 9.400 votos de impressionante diferença, há duas semanas.

O médico Fernando Carneiro, novo prefeito de Niquelândia, na assinatura do Termo de Posse no cargo, na sessão solene realizada na Câmara Municipal (Foto: Euclides Oliveira)

A sessão solene ainda foi marcada pela retomada do vereador Léo Ferreira (PSB) ao cargo de presidente da Câmara Municipal, após ocupar o cargo de prefeito interino por 55 dias após a cassação do registro de candidatura do então prefeito Valdeto Ferreira (PSB).

O empresário Agnaldo Dantas (PDT), que o substituiu como suplente, deixou o cargo de vereador. Porém, antes do retorno de Léo Ferreira ao Legislativo, a sessão solene foi comandada pelo vereador Visconde Vieira de Castro (PSDC), que ocupou a presidência da Câmara nesses dois meses.

Léo Ferreira e a esposa Carmem Lúcia na cerimônia de posse: prefeito interino por 55 dias, Léo reassumiu comando do Legislativo (Foto: Euclides Oliveira)

Visconde deu posse ao novos prefeito e vice-prefeito; e também ao então suplente de vereador Eurípedes Rodrigues da Silva (PHS), o Eurípedes do Quebra Linha, que ocupará em definitivo a cadeira do agora ex-vereador Saullo Adorno, que renunciou ao mandato para assumir a vice-prefeitura de Niquelândia.

O jovem político, de 32 anos, emocionou-se por diversas vezes em seu discurso ao lembrar do desafio de pedir votos ainda em período de luto pela morte de sua mãe Alexandrina Nogueira Adorno, a popular Dona Xanda, no último dia 5 de maio.

Saullo Adorno, novo vice-prefeito de Niquelândia: alegria na assinatura do Termo de Posse e discurso emocionado por disputar nova eleição em meio ao luto pela morte da mãe, falecida há 45 dias (Fotos: Euclides Oliveira – Montagem: Portal Excelência Notícias)

O prefeito empossado também ressaltou o companheirismo e brilhantismo de Saullo na curta campanha de 26 dias que ambos cumpriram, diante da gravidade do problema familiar enfrentado recentemente pelo novo vice-prefeito de Niquelândia.

“Agradeço ao Saullo que, através do PTB, possibilitou-nos melhores condições à nossa candidatura. Agradeço ao meu partido, o PSD; e os demais partidos aliados – MDB, PT, PROS – suas lideranças políticas e os militantes dessas legendas que se mobilizaram em favor de nossa campanha”, afirmou o novo prefeito de Niquelândia.

As vereadoras Irís Rincon (à esq) e Edna Cardoso conduziram o suplente Eurípedes do Quebra Linha à assinatura do termo de posse como vereador, na vaga que era de Saullo Adorno (Foto: Euclides Oliveira)

DISCRIÇÃO – Fernando Carneiro é um político discreto, de poucas palavras. A experiência como médico no trato com seus pacientes lhe conferiu a boa qualidade de ouvinte que, em meio às consultas que realizava, ouvia os anseios da população que clamava por seu nome na cadeira de prefeito nos 12 anos em que exerceu a Medicina em Niquelândia.

“Revolucionamos o jeito de fazer política por aqui, sem palanques e sem ataques – mas olhando nos olhos da nossa gente, ouvindo com carinho as pessoas que entenderam a sinceridade do grande sonho que tenho, em fazer mais por Niquelândia”, discursou o prefeito empossado.

Nascido em Porangatu, mas criado na pacata Mutunópolis, Fernando Carneiro elegeu-se conservando uma simplicidade praticamente inimaginável no meio político atual, cuja candidatura surgiu verdadeiramente como fruto da opinião popular, sendo sacramentada pelo apoio de Vilmar Rocha.

Fernando Carneiro emocionou-se ao falar da sua esposa Juliana Campos, a nova primeira-dama da cidade; de seus três filhos (Pedro, Mariana e Fernando); suas irmãs (Simone, Noêmia e Fabiane) e de seus pais, o longevo casal Ilma e Amâncio, que também prestigiaram a posse do filho-prefeito, eleito para o cargo aos 50 anos.

Saullo Adorno, novo vice-prefeito e Fernando Carneiro, novo prefeito de Niquelândia: posse com festa e clamor popular para a solução de problemas administrativos extremamente complexos (Foto: Euclides Oliveira)

Por não ser dado a discursos com frases de efeito – a timidez diante das câmeras e microfones ainda é uma característica marcante de quem nunca se viu diante de tanto assédio –  o novo prefeito de Niquelândia assume o cargo diante de rumores que seria um “fantoche” de grupos políticos locais. Esse fato, como se sabe, foi amplamente explorado em panfletos sem assinatura em ação criminosa que está sendo investigada pela Polícia Civil e pela Justiça Eleitoral.

COMPROMISSOS – Ainda no discurso de posse, o novo prefeito de Niquelândia reiterou, por diversas vezes, sua preocupação em não decepcionar a população local. Prometeu ser um prefeito comprometido em fazer tudo o que for possível para que o município do Norte do Estado retome o brilho e o respeito que ostentou em tempos passados.

Interrompido várias vezes para calorosas salvas de palmas, Fernando Carneiro pediu que a sociedade civil organizada lhe dê o respaldo necessário no exercício do cargo de prefeito, invocando uma espécie de “pacto” de ajuda, compreensão e paciência diante da necessidade de reconstrução de ruas/estradas dos bairros da área urbana/povoados da zona rural; das praças; escolas; unidades de saúde; e demais equipamentos públicos da municipalidade.

CONFIRA OS PRINCIPAIS TRECHOS DO DISCURSO DO NOVO PREFEITO DE NIQUELÂNDIA

“Assumo, neste momento, a maior responsabilidade da minha vida – o cargo  de prefeito – que me foi concedida pelo povo de Niquelândia. Este é um privilégio delegado a poucos. A esperança das ruas que veio das ruas me encheu de fé para mudar a realidade da nossa cidade. Sou muito grato a este maravilhoso povo niquelandense e estou consciente dos grandes desafios que terei pela frente, em resgatar o brilho e a alegria de nossa cidade. Precisamos modernizar o funcionamento da gestão pública de Niquelândia, mas sem perder nossas tradições. A partir de hoje, minha dedicação será total e quero trabalhar de forma incansável para cumprir os compromissos que assumi com a população. Sei que não será fácil mas não estou aqui para fazer falsas promessas, nem soluções milagrosas, porque não quero iludir ninguém com falsas expectativas. Os problemas de Niquelândia não serão resolvidos da noite para o dia. Conquistas não caem do céu e não são servidas em bandejas de prata. Tudo depende de muito trabalho e muito planejamento, dedicação e algum sacrifício, também. Não vou deixar de tomar medidas duras, se necessário for, para tirar Niquelândia da situação que hoje a prefeitura se encontra. O remédio amargo, às vezes, é necessário para se obter bons resultados futuros. Tudo tem seu devido tempo. Nesses primeiros meses, será preciso ter alguma paciência para as etapas que precisaremos percorrer. Quero ser cobrado sim, mas pelo o que fiz em meu mandato, que se encerrará no final de 2020. A eleição acabou e não quero governar fazendo política partidária, pensando nas próximas eleições. A primeira mudança, que eu pretendo implementar, é a forma de agir, focado no respeito ao cidadão. Agora, Niquelândia sabe que tem um prefeito que vai chegar junto”, discursou Fernando Carneiro.

O médico Fernando Carneiro faz seu primeiro pronunciamento oficial após ser empossado prefeito de Niquelândia: novo chefe do Executivo terá de ter precisão cirúrgica para gerir uma crise econômica sem precedentes (Foto: Euclides Oliveira)

SECRETARIADO AINDA NÃO ESTÁ COMPLETO – Poucos nomes efetivamente novos na política local foram escolhidos pelo prefeito Fernando Carneiro para compor o primeiro escalão do secretariado municipal em Niquelândia. São eles: Juliana Campos (sua esposa e nova primeira-dama, que cuidará da Assistência Social); Wesley Salvador (Finanças); Wesley Campos (Educação); Vilmar Rezende (Transportes); Rafael Caetano (Saúde); Francisco Pereira dos Santos/Chiquinho (Urbanismo); e Francisco Souza (Agricultura). Os três últimos são remanescentes da última gestão do ex-prefeito Luiz Teixeira (PSD), encerrada em dezembro de 2016. Os nomes dos outros secretários municipais serão anunciados pelo novo prefeito nos próximos dias.

Vice-prefeito Saullo Adorno, Chiquinho (Urbanismo), Wesley Campos (Educação), Vilmar (Transportes), primeira-dama Juliana (Assistência Social), prefeito Fernando Carneiro, Wesley Salvador (Finanças) e Chiquinho (Agricultura): parte do secretariado foi apresentada na cerimônia de posse (Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo