Niquelândia

Eleitos no pleito suplementar são diplomados pela Justiça Eleitoral

Fernando Carneiro e Saullo Adorno, prefeito e vice-prefeito eleitos para mandato-tampão até dezembro de 2020, serão empossados à noite pela Câmara Municipal de Niquelândia

O médico Fernando Carneiro (PSD) – de 50 anos, que nunca havia disputado eleições – foi diplomado prefeito de Niquelândia na manhã desta segunda-feira (18) pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Jesus Rodrigues Camargos, em solenidade realizada no Salão do Júri do Fórum local.

Na oportunidade, o vereador em segundo mandato, Saullo Adorno (PSDB), recebeu seu diploma de vice-prefeito. A posse de ambos será às 19 horas na Câmara Municipal de Niquelândia, em cerimônia a ser conduzida pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Visconde Vieira de Castro (PSDC), que também esteve na diplomação.

Os então candidatos da Coligação Um Novo Momento foram os vencedores do pleito suplementar organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás com impressionantes 12.598 votos, o que representou 71,31% dos votos válidos apurados na noite do domingo (3).

A futura primeira-dama Juliana Alves Campos, esposa do prefeito diplomado; e a noiva do vice-prefeito diplomado, Andrielly Araújo; também prestigiaram o evento no Fórum. O prefeito interino Léo Ferreira (PSB), que também esteve presente, despede-se da função após 52 dias à frente do Executivo local.

A população da cidade – de 45 mil habitantes, uma das maiores do Norte do Estado – teve de voltar às urnas em função da cassação do registro de candidatura do então prefeito Valdeto Ferreira (PSB) e do então vice Celino Correa (SD). Celino foi candidato nesta eleição extra e ficou em terceiro lugar, com pouco mais de 1.000 votos.

Eleito em outubro de 2016, Valdeto teve o mandato abortado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função da não-prestação de contas de recursos que a Prefeitura de Niquelândia recebeu do Ministério da Educação em 1996, último ano de seu primeiro mandato à frente do município.

No pronunciamento, o magistrado destacou que a diplomação dos eleitos encerrou o processo eleitoral extemporâneo na cidade – organizado em tempo recorde de 26 dias – o que exigiu bastante agilidade dos funcionários do Cartório Eleitoral e do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até mesmo em função da paralisação dos caminhoneiros. O fato preocupou, mas não afetou o abastecimento de combustíveis dos veículos que atenderam a Justiça Eleitoral.

O vereador Saullo Adorno, diplomado vice-prefeito; e o médico Fernando Carneiro, diplomado prefeito de Niquelândia nesta segunda-feira/18, no Fórum local (Foto: Euclides Oliveira)

Depois, sempre em tom ponderado e de aconselhamento, Jesus Camargos disse que, num Estado Democrático de Direito, que Fernando e Saullo serão meros “exercentes temporários” do Poder Executivo – poder esse que emana do povo, segundo o juiz – para administrar um patrimônio que não lhes pertencem, através dos recursos públicos.

De acordo com o juiz, o que se espera dos novos prefeito e vice-prefeito é que a conduta dos gestores tenha o cuidado de que as verbas municipais sejam usadas para o bem-comum de toda a população, independentemente de partido ou ideologia.

O magistrado também disse que, em uma comunidade madura, as relações humanas não se deterioram tão facilmente. Porém, se ocorrer algum conflito de ordem administrativa em Niquelândia, o juiz Jesus Camargos afirmou que o Poder Judiciário estará presente para trabalhar em favor da comunidade e decidir as demandas de maneira independente respeitando sempre os limites estabelecidos às atribuições do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, que devem ser harmônicos entre si.

PROMOTORA DE JUSTIÇA FAZ ADVERTÊNCIA AOS DIPLOMADOS SOBRE RIGOR DO MP

“Serão imensos os desafios dos senhores (Fernando e Saullo), enquanto prefeito e vice-prefeito de Niquelândia. Todavia, o povo dessa cidade lhes confiou essa responsabilidade de superar esse momento difícil e de tomar as decisões essenciais ao bom andamento do município. Espero que os senhores, durante a gestão, atuem nos respectivos cargos tendo como prioridade o interesse público. E que os senhores não se esqueçam, de modo algum, de observar o ordenamento jurídico; e os princípios básicos que regem a administração pública. Saibam os senhores que o Ministério Público continuará exercendo seu papel, fiscalizando o Poder Público em benefício da sociedade, pois essa é a nossa função institucional. Naquilo que estiver de acordo com o interesse público, saibam os senhores que terão o nosso apoio. Mas, por outro lado, o Ministério Público jamais fechará os olhos para eventuais ilegalidades e imoralidades que venham a ser cometidas na prefeitura”, afirmou a promotora Nathalia Botelho Portugal, durante seu pronunciamento.

Andrielly e o noivo Saullo Adorno, diplomado vice-prefeito da cidade, juntamente com a futura primeira dama Juliana Campos e seu esposo, o prefeito diplomado Fernando Carneiro: mandato até dezembro de 2020 Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo