Niquelândia/Uruaçu

Parceria Votorantim Pela Educação comemora 100 anos da mineradora com foco na aprendizagem

Forte incentivo na melhoria na educação pública dos dois municípios, PVE é realizado em Niquelândia há dez anos e agora também é ofertado em Uruaçu

Dividido em quatro ciclos de atividades, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) realizou seu primeiro ciclo em 2018 no mês de abril em Niquelândia e Uruaçu por meio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que responde atualmente pela Unidade de Negócio Níquel do Grupo Votorantim em Niquelândia.

Com o tema, “Gestão com Foco na Aprendizagem”, o PVE deste ano comemora os 100 anos da Votorantim pretendendo que os gestores escolares priorizem o foco de sua atuação e estabeleçam plano de ação com vistas à garantia da aprendizagem dos alunos.

Em Niquelândia, o PVE é realizado há 10 anos. Entre a segunda-feira (23) e a quarta-feira (25) no Casa Bela Eventos com atividades de formação que envolveram técnicos da Secretaria Municipal de Educação, além de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.

De acordo com o diretor do Colégio Municipal Padre Valentim Rodrigues, Wesley Campos Gomes Sales, o apoio do PVE em uma década de trabalhos contribuiu para substanciais avanços na Educação do município, resultado que impactou positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) local.

“Isso é resultado de uma formação continuada que faz toda a diferença para aprimorarmos constantemente a qualidade do ensino que oferecemos. Por isso, a nossa expectativa em contar mais uma vez com o programa é muito positiva porque sabemos que iremos crescer ainda mais”, comentou Wesley.

Na oportunidade, jovens e professores também conheceram as regras do Concurso Criativos da Escola como parte das atividades de Mobilização Social. Para a nova secretária de Assistência Social  de Niquelândia, Carmen Lúcia Oliveira Ferreira, oportunizar a leitura a todos faz com que as pessoas tenham uma visão ampla para o futuro, principalmente em função dos desafios que a cidade enfrenta no momento.

Por isso, segundo  ela, o PVE traz ânimo aos profissionais e a toda a comunidade que busca melhorias na Educação de Niquelândia. “Esse encontro de Mobilização Social promovido no 1º Ciclo do PVE fez brilhar meus olhos”, afirmou Carmen Lúcia.

URUAÇU –  A Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu e as escolas municipais também foram incentivadas durante a capacitação do PVE para que elaborem um plano de ação para ser executado. Na cidade, distante 90 quilômetros de Niquelândia, também foi apresentado o concurso Criativos da Escola, que incentiva o protagonismo de professores, pais, alunos e comunidade na elaboração de projetos que transformem realidades de pessoas, espaços públicos ou escolas.

De acordo com a gestora das escolas da zona rural de Uruaçu, Angelita Fonseca Filho Alves, o principal desafio atualmente é ajudar as crianças a interpretar textos para que tomem mais gosto pela leitura e entendam realmente o que estão lendo.Com o PVE, acredita Angelita, a Educação em Uruaçu conseguira superar os desafios para ajudar as crianças a evoluírem na aprendizagem em sala de aula. “Estamos muito entusiasmados com o PVE, sobretudo com o Criativos da Escola. A qualidade do ensino melhorará muito com o auxílio do programa, comentou a gestora. Em Uruaçu, as atividades foram realizadas entre os dias 2 e 5 de abril.

Marcos Antonio, diretor da CBA  em Niquelândia, enfatiza benefícios do PVE (Foto: Divulgação)

A PERCEPÇÃO DA MINERADORA – De acordo com Marcos Antônio Augusto, gerente da planta da CBA em Niquelândia, a ampliação do PVE no Norte do Estado no ano em que a Votorantim completa seu centenário reforça a preocupação que a empresa possui com a Educação  Ele acredita que Uruaçu logo perceberá os primeiros resultados ainda este ano, assim como já ocorre em Niquelândia, onde o PVE já é uma referência na busca de avanços na área educacional.

GALERIA DE IMAGENS

Wesley (Niquelândia) e Angelita (Uruaçu): PVE da Votorantim é a oportunidade de avanços significativos na Educação das duas cidades (Foto/Montagem: Divulgação/Portal Excelência Notícias)

 

Atividade do Parceria Votorantim Pela Educação em Uruaçu: cidade já percebe os benefícios do primeiro ciclo de capacitação (Foto: Divulgação)

 

Reunião de mobilização do PVE foi realizada em Niquelândia na última semana: participantes animados (Foto: Divulgação)

    Veja também

    Botão Voltar ao topo