Alto Horizonte

Polícia Civil apura suposta tentativa de homicídio contra secretária de Educação

Vigia de CMEI, revoltado com mudança de local de trabalho, teria jogado carro contra moto de Nágila Lopes: funcionário pode ser exonerado

A Polícia Civil de Campinorte instaurou inquérito policial para apurar se o funcionário público da Prefeitura de Alto Horizonte, Kácio Ramos Meneses Silva, de 24 anos, teve ou não intenção de matar a secretária municipal de Educação da cidade, Nágila de Oliveira Lopes, de 46 anos, mediante atropelamento, por volta das 13h20 da segunda-feira (16).

Nesse dia e horário, de acordo com o delegado Natalício Cardoso da Silva, a titular da pasta da Educação altorizontina estava saindo de sua casa com sua motocicleta Honda Biz quando, em dado momento, Kacio acelerou o seu carro (um Astra Hatch, ano 2002, cor azul, placa, JFX-9153, de Alto Horizonte) na direção da secretária, derrubando-a da moto.

Kácio fugiu a pé em seguida, abandonando o Astra, uma vez que o carro teve a suspensão danificada com a batida da roda no meio-fio. Nágila foi socorrida ao Hospital Municipal de Alto Horizonte e passou por exames de imagem em Uruaçu. O rapaz apresentou-se na tarde da terça-feira (17) à  autoridade policial em Campinorte, acompanhado de seu advogado e negou que tenha premeditado a suposta tentativa de homicídio.

Sob o argumento de que queria dar apenas “um susto” em Nágila, Kácio afirmou que o acidente de trânsito ocorreu por não conseguir frear seu veículo a tempo de desviar da secretária de Educação da cidade. Por ter residência fixa, ser réu primário e ocupação lícita (o cargo na prefeitura) Kacio vai aguardar o andamento do inquérito policial em liberdade.

Porém, a principal linha de investigação sobre a provável tentativa de homicídio está relacionada à uma suposta vingança de Kacio contra Nágila em decorrência de questões de ordem administrativa na Prefeitura de Alto Horizonte.

Admitido em concurso público do município e cumprindo estágio probatório, Kácio trabalhava como vigia noturno no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vanda Rita de Jesus Alves, no Setor Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com a Polícia Civil de Campinorte, a diretora desse CMEI procurou Nágila informando que Kácio não cumpria corretamente os horários de trabalho, ausências essas que teriam sido confirmadas por Nágila após verificação nas imagens gravadas pelas câmeras de vigilância da unidade de educação infantil nos horários em que o vigia deveria estar em seu posto.

Numa das vezes inclusive, ainda de acordo com a Polícia Civil, as imagens teriam registrado que a esposa de Kácio era quem ligava a iluminação externa do CMEI às 18 horas e que o marido-vigilante só assumia seu posto após às 21 horas, dentre outras situações parecidas.

Dessa forma, a secretária de Educação de Alto Horizonte acatou o pedido da diretora do CMEI e, mediante ato administrativo interno, formalizou a transferência de Kácio para trabalhar na segurança noturna do Colégio Municipal Divino Bernardo Gomes, o maior da cidade, onde o trabalho do vigilante seria melhor ‘vigiado’ por assim dizer.

Kácio esteve com o diretor desse colégio e, ao sair do local em seu carro, dirigiu-se à porta da casa de Nágila onde ocorreu os fatos que estão sob investigação por Natalício. O carro de Kácio foi apreendido pela Polícia Militar (PM) no pátio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da cidade.

Com a roda do carro danificada, Kácio fugiu do local após a colisão contra a moto de Nágila (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Em caráter preliminar, o perito-chefe da Polícia Técnico-Científica em Uruaçu, Marcelo de Castro Morais, informou ao Portal Excelência Notícias que Nágila sofreu “lesões compatíveis com acidente automobilístico”.

O relatório com o exame de corpo de delito em Nágila, realizado no IML de Uruaçu, ainda será finalizado e anexado ao inquérito presidido por Natalício. Por isso, o perito preferiu não entrar em detalhes sobre a extensão dos ferimentos para não atrapalhar as investigações da Polícia Civil sobre a culpabilidade ou não de Kácio. A Biz de Nágila e o Astra de Kácio também foram periciados, de acordo com Marcelo.

Nágila, segundo fontes consultadas, está muito abalada com o acontecido e recupera-se em casa antes de reassumir suas funções na Secretaria Municipal de Educação de Alto Horizonte. Por seu turno, o prefeito Luiz Borges da Cruz, o Cabo Borges (PSD), determinou a abertura de processo administrativo-disciplinar em desfavor de Kácio, cujo resultado final poderá ser a sua exoneração definitiva dos quadros do funcionalismo público local.

Parachoque do carro de Kácio com marcas de tinta vermelha da moto de Nágila, que perdeu parte da carenagem traseira (Fotos: Divulgação/Polícia Civil – Montagem: Portal Excelência Notícias)

Veja também

Botão Voltar ao topo