Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República em Salvador prestigiado por ACM Neto e Sérgio Moro
O goiano escolheu a capital baiana para o lançamento de seu nome à corrida presidencial para ampliar a presença no Nordeste, região historicamente favorável ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), provável candidato à reeleição.

O União Brasil oficializou o lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República em Salvador, na Bahia, na manhã desta sexta-feira/4. O evento teve início por volta das 10h no Centro de Convenções da capital baiana.
O lançamento ocorreu em Salvador sem a presença do presidente do União, Antônio Rueda; e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), um dos principais membros da legenda.
“O partido está aberto a todos que quiserem disputar a prévia. Partido não tem aqui decisão de dizer quem pode e quem não pode. Quem tiver coragem, independência moral e intelectual se apresente”, disse Caiado aos jornalistas.
Também em discurso, o prefeito de Salvador, Bruno Reis disse que Caiado foi decisivo para a transformação do setor agrícola afirmando tratar-se do mais produtivo do mundo, responsável por quase metade das exportações nacionais.
“Caiado está pronto e preparado para ser o próximo presidente do país”, afirmou Bruno.
O governador Ronaldo Caiado não poupou críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo ele, o atual governo está apenas “ressuscitando programas antigos” e não apresenta um plano de governo claro. “O governo Lula não tem plano de governo. Não sabe para que veio”, afirmou Caiado, mencionando ainda a questão da inflação como um dos problemas enfrentados pelo país.
O ex-ministro e senador Sergio Moro (União Brasil) aproveitou a fala para fazer mais críticas a Lula.
“O que era picanha virou abóbora, virou ovo e, agora, não virou nada”, afirmou o ex-juiz, responsável por decretar a prisão do atual presidente durante a Operação Lava-Jato.
Na mesma cerimônia, Caiado foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ao receber o Título Honorífico de Cidadão Baiano, proposto à época em que Bruno Reis atuou deputado estadual naquele Estado.
Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do UB, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), destacou que a simbologia de cidadania baiana é também uma mensagem e um recado para o futuro.
“Meu irmão Ronaldo Caiado, eu sei que você está preparado (para ser presidente)”, acrescentou.
De acordo com o pré-candidato à presidência da República, a segurança pública é um dos pilares da gestão plena de um Estado democrático.
“Quando eu falo de segurança pública, eu não falo porque é apenas um segmento da responsabilidade do governo. Quando se tem segurança pública, se tem gestão plena”, acrescentou.
“Em Goiás, ou o bandido muda de profissão, ou muda de Estado”, disse ele, utilizando uma frase que se tornou bastante conhecida desde que iniciou seu período como governador, em janeiro de 2019.

Caso consiga levar o nome até o período de registro de candidaturas, esta será a segunda disputa de Caiado pelo Palácio do Planalto.
A primeira ocorreu há 36 anos, em 1989, quando Lula também concorreu. Disputando o cargo pela Coligação União Campo Cidade (PSD/PDN) – dada sua ativa participação na extinta União Democrática Ruralista (UDR) – Caiado ficou em décimo lugar no primeiro turno de 1989, com 488.872 votos (0,68%).
A eleição foi vencida por Fernando Collor, do PRN, outro partido que também deixou de existir.
Também estiveram presentes no lançamento da pré-candidatura governadores e cerca de 250 prefeitos e prefeitas, da Bahia e de várias partes do Brasil.
O Norte de Goiás esteve representado por vários prefeitos, caso de Flávio Moura (Mara Rosa), Eduardo Moreira (Niquelândia), Vanuza Valadares (Porangatu) e Azarias Machado Neto/Machadinho (Uruaçu). O evento terminou às 12h25. [Com informações do Portal Metrópoles/DF, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]
