Barro Alto

Sustentabilidade: Escola de Barro Alto recebe biodigestor de projeto de voluntariado da Anglo American

Equipamento converte, de forma autônoma e sem uso de energia elétrica, resíduos orgânicos em biogás, que pode ser usado como gás de cozinha

Apoiado pelo programa de voluntariado da Anglo American Embaixadores do Bem, o projeto “Educação e Economia Circular” realizou a instalação de um biodigestor na Escola Municipal Dona Maria Divina da Silva, em Barro Alto.

O equipamento é utilizado para acelerar o processo de decomposição de massa orgânica, por meio da ausência de oxigênio.

De forma autônoma, sem o uso de energia elétrica, o biodigestor converte resíduos orgânicos em biogás, que serve como gás de cozinha e biofertilizante líquido.

“Quando soubemos do projeto, não tínhamos o entendimento da dimensão da proposta e nem dos benefícios que ela traria para a escola como um todo. Hoje, além da vantagem de termos o biogás em nossa cozinha, temos a possibilidade de proporcionar aulas dinâmicas e práticas”, concluiu Joanida Correia, diretora da escola barro altense.

De acordo com Rafael Santos, coordenador de Relacionamento Socioinstitucional da Anglo American e um dos embaixadores do projeto, a implantação do biogestor garantiu, aos estudantes, a oportunidade

de conviver com essa experiência, entendendo na prática o que antes só era visto em livros de Biologia, Química e Física.

“Além disso, eles serão agentes que vão disseminar esse conhecimento que é tão importante para a gente pensar num futuro sustentável em nossas comunidades anfitriãs”, comentou Rafael.

Segundo Eduardo Caixeta, diretor de Operações de Níquel da Anglo American, o Programa Embaixadores do Bem enfatiza, no ambiente didático, os conceitos de economia circular e sustentabilidade para que alunas e alunos da escola propaguem essas ideias para a sociedade em  geral.

Saiba mais sobre a importância do equipamento e sua funcionalidade na conversão de resíduos orgânicos para biogás neste vídeo. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Estudantes e profissionais da escola aprendem sobre o funcionamento do biodigestor e os conceitos de economia circular e sustentabilidade [Foto: Anglo American/Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo