Com mais de 100 mil usuários, plataforma do “Opine Cidadão” fortalece debate público na Assembleia Legislativa de Goiás
São milhares de visitas diárias e de forma crescente, garantindo assim que o Portal da Alego aproxime a população goiana dos trabalhos dos 41 parlamentares no Palácio Maguito Vilela
Quase seis anos após o seu lançamento, o “Opine Cidadão” – plataforma digital vinculada ao site da Assembleia Legislativa de Goiás – tem tido um desempenho exitoso quanto ao seu objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo goiano da população.
Relatório divulgado em setembro pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) evidencia um número expressivo de cadastros feitos para utilizar a ferramenta: 101.888 no total.
O Opine Cidadão permite ao usuário manifestar a sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação.
A propositura pode ser pesquisada por assunto, pelo nome do autor ou da autora e, ainda, por meio do número que ela foi protocolada.
O grande alcance da plataforma vem ao encontro do que a Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), tem se empenhado para garantir: mais transparência dos atos deste Poder, acesso à informação e mecanismos que aprimorem o debate público, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.
De acordo com o relatório, o Opine Cidadão teve, entre o seu lançamento (em outubro de 2016) e agosto deste ano, um total de 3.526.858 páginas visualizadas.
Nesse mesmo período, o Portal institucional da Casa obteve 17.968.212 páginas visualizadas, ou seja, a plataforma foi responsável por 19,63% desses acessos.
Conforme o diretor de TI da Assembleia, Fagner dos Santos, as inscrições feitas nesse período partiram de 1.371 municípios de todo o País, a maior parte situada em Goiás.
A maioria, um total de 19.903, foi feita por cidadãos de Goiânia; 2.274 de Aparecida de Goiânia; 1.803 de Anápolis; 644 de Brasília; 639 de Rio Verde; 528 de Trindade; 495 de Luziânia; 435 de Senador Canedo; 429 de Itumbiara; 421 de Minaçu; 333 de Formosa; 318 de Jataí; 317 de Caldas Novas; 299 de Goianésia; 287 de Goianira; 283 de Valparaíso de Goiás; 279 de Catalão; além de outras cidades.
O Opine Cidadão também conta com um recurso que aponta os 12 projetos de lei mais votados pelo público e o número de votos a favor ou contra de cada um deles.
Atualmente, fazem parte desse ranking três proposituras da Governadoria do Estado e nove de deputados.
O líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), assina três delas; já os parlamentares Amauri Ribeiro (UB), Virmondes Cruvinel (UB), Major Araújo (PL), Karlos Cabral (PSB), Talles Barreto (UB) e Delegado Eduardo Pardo (PL) são autores de um projeto cada.
Para o presidente Lissauer Vieira, os mais de 100 mil cadastros vêm evidenciar o interesse dos cidadãos pelos temas, pautas e projetos que trarão impacto na vida deles.
“É justamente isso que almejamos: ampla participação e maior proximidade da população com a Alego. Nós, deputados, estamos na Casa para representar a população do estado de Goiás e dar a ela as ferramentas necessárias para que participe do mandato, sugira iniciativas e oriente o nosso trabalho”.
COMUNICAÇÃO MAIS TRANSPARENTE – Com milhares de visitas diárias e acontecendo de maneira crescente, o Portal da Alego tem aproximado a população goiana dos trabalhos do Parlamento e se destacado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos parlamentares.
As Diretorias de Comunicação e de TI têm se dedicado para que o site da Assembleia seja aprimorado de maneira constante.
Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece no Legislativo, garantindo transparência e acesso à informação.
Já a Diretoria de Tecnologia da Informação se empenha a encontrar soluções e aplicar recursos de computação para que os usuários do site tenham uma experiência de visitação cada vez mais eficiente.
A chefe da Agência de Notícias, Cida Mendonça, destaca uma das estratégias usadas pela equipe para facilitar o acesso do público aos projetos de lei que tramitam na Alego.
“Nas matérias que são publicadas no nosso site institucional, anexamos, ao longo do texto (geralmente no número do protocolo de tramitação), o link da página do Opine Cidadão referente à propositura que está sendo citada. Com isso, contribuímos para que o cidadão tenha um caminho mais simples e direto para acessar, integralmente, o conteúdo e o trâmite daquele projeto que ele quer saber mais. É uma medida que reforça o compromisso da Casa com a transparência dos trabalhos e com a ampliação do debate público”, frisou. [Informações da Agência Assembleia de Notícias/ASN, em Goiânia]