Uruaçu

Rafael Cascatinha, o ‘homem forte’ do presidente da Assembleia Legislativa no Norte do Estado

Com vasta experiência em coordenar campanhas políticas em Uruaçu, assessor do deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) faz importante interlocução dos prefeitos, vereadores e lideranças da região com o parlamentar de Rio Verde, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2022

Nascido em Uruaçu há exatamente 36 anos – no dia 17 de agosto de 1985 – Rafael Martins Oliveira carrega uma grande missão sobre seus ombros, desde que se tornou assessor parlamentar do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), para as demandas dos prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas e da população do Norte do Estado.

PACIFICADOR – “O presidente é uma pessoa que eu aprendi a admirar e a gostar, apesar do pouco tempo que temos de amizade. O deputado tem demonstrado grande competência em aglutinar pessoas em torno de seu projeto político, por seu perfil pacificador que está ajudando o [governador Ronaldo] Caiado na governabilidade do Estado. Hoje, meu trabalho com o Lissauer é ouvir as dificuldades dos municípios da nossa região; e ajudar as prefeituras através de emendas parlamentares dele”, comentou Rafael.

Conhecido em Uruaçu como Rafael Cascatinha [por guardar ligeira semelhança física com o personagem interpretado pelo humorista Castrinho, nos anos 1980], o assessor parlamentar do presidente da Alego é primo do ex-prefeito Edemundo Fernandes de Carvalho Filho (1997-2000)

Não é à toa, portanto, que ele carrega tamanha afinidade com as questões políticas de Uruaçu e região, já que tinha apenas 12 anos quando Edemundo assumiu o comando do Poder Executivo local.

Seis anos depois – ainda muito jovem, com apenas 18 anos – Rafael Cascatinha valeu-se do DNA político herdado de Edemundo e candidatou-se a vereador pelo PSDB em Uruaçu à convite do então presidente do diretório local, Alarico Fernandes de Carvalho, que é seu primo.

“Sempre gostei de militar na política. Acredito que, através da política, conseguimos transformar a vida das pessoas”, comentou.

Rafael alcançou impressionantes 250 votos para a época, nas eleições municipais de 2004, mas não obteve a cadeira na Câmara Municipal de Uruaçu já que o ninho tucano na cidade reunia outros fortes concorrentes à vereança.

Depois disso, ele mudou-se para Goiânia para estudar onde trabalhou na Câmara Municipal da capital com o então vereador Alfredo Bambu.

O reconhecimento como liderança política veio três anos depois, quando deixou Goiânia e voltou a morar em Uruaçu. Nas eleições municipais de 2008, Cascatinha tornou-se um dos grandes apoiadores do então vereador Lourenço Pereira Filho à disputa pelo cargo de prefeito de Uruaçu.

Com a vitória de Lourencinho para suceder a então prefeita Marisa Araújo (2000-2008), Cascatinha trabalhou na gestão municipal entre 2009 e 2012, tendo grande êxito na organização dos shows de Réveillon; do Carnaval; e da Exposição Agropecuária de Uruaçu.

Nesse período, relembrou Rafael, a cidade tornou-se o principal destino turístico do Norte Goiano, bastante impulsionado pelos atrativos naturais do Lago Serra da Mesa.

A experiência de Rafael Cascatinha com assessoria política teve sequência nas eleições estaduais de 2014: naquela ocasião, ele coordenou a campanha, no Norte do Estado, do então vice-prefeito de Itumbiara e candidato a deputado estadual José Antonio da Silva Netto – mais conhecido como Zé Antonio – que foi eleito à Assembleia Legislativa naquele ano.

O convite para tal intento partiu do ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha, que morreu assassinado em setembro de 2016 durante carreata quando disputava novamente a prefeitura da cidade do Sul do Estado.

“O Zé Gomes era como meu segundo pai; e me deu a missão de cuidar da campanha do Zé Antonio em Uruaçu; em Niquelândia – onde ele teve votações bastante expressivas, depois de Itumbiara – e em outras cidades da nossa região”, comentou Cascatinha.

No ano seguinte [em 2015, satisfeito com o desempenho de Rafael na eleição de Zé Antonio] Zé Gomes indicou o atual assessor de Lissuaer para o cargo de gerente de Distritos Industriais da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) para as cidades de Uruaçu, Rubiataba, Porangatu e São Miguel do Araguaia.

Três anos depois, em março de 2018, Rafael Cascatinha atendeu pedido do então deputado federal Jovair Arantes e foi trabalhar no Ministério do Trabalho, em Brasília. Na capital federal, o uruaçuense atuou como coordenador-geral de prestação de contas da Secretaria Nacional de Políticas Públicas e Emprego.

Embora tenha sido um cargo de terceiro escalão, Rafael entende que, por se tratar de uma função no governo federal, ele pode se aperfeiçoar politicamente e também estreitar laços de amizade, inclusive para hoje estar assessorando o deputado Lissauer Vieira no Norte Goiano.

PERFIL DE RAFAEL AGRADOU PRESIDENTE DA ALEGO – “Nós estamos num planejamento estratégico-político de abertura de mais colégios eleitorais, para um trabalho de base vislumbrando uma candidatura a deputado federal nas eleições do próximo ano. Com essa expansão das minhas bases eleitorais [Lissauer é de Rio Verde, no Sudoeste Goiano], decidimos buscar pessoas que tivessem conhecimentos, contatos e parcerias, com condições de fazer um trabalho de resultados para nós. Cheguei ao nome do Rafael Cascatinha através de alguns amigos da Região Norte onde hoje temos um trabalho efetivo para levar – e já temos levado – benefícios para vários municípios da região. Nós estamos na vida pública para servir. É dessa forma que eu trabalho e vamos continuar assim”, comentou Lissauer,  em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias em seu gabinete, na última semana, em Goiânia.

Veja também

Botão Voltar ao topo