Goiânia

Hochschild Mining participa do Minera GO destacando projetos sociais e de sustentabilidade em Mara Rosa e Amaralina

Multinacional de origem peruana compartilhou resultados de suas ações sociais no Norte do Estado, em sintonia com o Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO): extração de ouro na mina a céu aberto deve começar no primeiro semestre de 2024

A Hochschild Mining Brasil marcou presença na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em sua participação na primeira edição do Minera GO, realizado na terça-feira/12 e na quarta-feira/13 pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).

O evento reuniu representantes do poder público, da cadeia produtiva, de universidades e sociedade civil para celebrar os resultados do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), além de apresentar os projetos de mineração em andamento no Estado.

No estande da Hochschild Mining, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do Projeto Mara Rosa, empreendimento de mineração de ouro que a empresa está construindo no Norte de Goiás.

A multinacional de origem peruana também compartilhou os resultados de suas ações sociais e de sustentabilidade, que vêm beneficiando as comunidades de Mara Rosa e de Amaralina.

Uma dessas iniciativas é a Trilha do Conhecimento, um projeto de educação ambiental e patrimonial que já recebeu mais de 1,1 mil visitantes para uma verdadeira imersão na história, cultura e aspectos socioambientais da cidade de Mara Rosa e região.

“A Trilha é um circuito de 400 metros, com 13 estações, criado para valorizar a cultura local e o bioma Cerrado, apresentando conhecimentos acumulados em mais de 10 anos de coletas de dados que embasaram os estudos e a obtenção das licenças ambientais do Projeto Mara Rosa”, explicou a gerente de Sustentabilidade da Hochschild Brasil, Thelma Groque.

Os visitantes do Minera GO ainda puderam conhecer os produtos da Cooperativa de Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão).

Conhecida como a Capital do Açafrão, Mara Rosa responde por cerca de 90% da produção estadual da especiaria que contém propriedades anticancerígenas, antidepressivas, anti-inflamatórias e antidiabéticas.

Em fevereiro de 2022 o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) concedeu o selo de Indicação Geográfica de procedência ao açafrão produzido em Mara Rosa, considerado Patrimônio Cultural Imaterial Goiano por uma Lei Estadual desde setembro de 2022.

“Como integrantes da comunidade e entendendo o papel importante que temos em apoiar o desenvolvimento da economia local, a Hochschild deseja, cada vez mais, contribuir com a valorização desse patrimônio. Por isso, fizemos questão de trazer essa informação para o evento”, ressaltou o Country Manager da Hochschild Brasil, Edson Del Moro.

SOBRE O MINERA GO – Durante os dois dias, o MINERA GO recebeu mineradoras, instituições parceiras, universidades, autoridades políticas municipais, estaduais e federais em stands de exposições.

O evento buscou estimular o intercâmbio entre os participantes que foram os pilares de construção do PERM ao longo de 2023, bem como expor o teor inclusivo e participativo do seu desenvolvimento, que buscou resgatar as diretrizes da política mineral goiana no último ano.

Participaram mineradoras e municípios que colaboraram na fase de mobilização social, com oficinas, reuniões técnicas e levantamento de conteúdo para a construção do que formará a diretriz mineral goiana.

A exposição reuniu, ainda, universidades parceiras, com a presença da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Diversas instituições também contribuíram para o plano, como o Serviço Geológico do Brasil (SGB), Sebrae, Agência Nacional de Mineração, Câmara Setorial da Mineração (Casmin), Sindicato das Indústrias Extrativas Minerais do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG-DF), Ministério de Minas e Energia – MME, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM). [Informações das assessorias de imprensa da Hochschild Mining e da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio/SIC, com adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo