Niquelândia

Prefeito de Niquelândia assume compromissos com agentes de saúde em reunião com associação e sindicato regional da categoria

Diretorias do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Goiás (Sindas) e da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Niquelândia saíram da reunião com Eduardo Moreira com a garantia da revogação da lei municipal que atrela o reajuste do piso da categoria ao percentual aplicado anualmente ao salário mínimo

O o prefeito Eduardo Moreira (Novo) reuniu-se na manhã da última sexta-feira/9 com a diretoria do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Goiás (Sindas), na presença de servidores da categoria em Niquelândia, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro serviu para a municipalidade esclarecer o planejamento das atividades previstas pela Secretaria Municipal de Saúde neste ano de 2026 e também para que o chefe do Executivo tomasse ciência das principais demandas e necessidades dos ACS, através do sindicato que representa a classe.

Durante a reunião, o prefeito ressaltou que assumiu a administração municipal com inúmeras dificuldades financeiras, bloqueios judiciais para o pagamento de precatórios e de empréstimos consignados atrasados, que não foram liquidados pela gestão passada, apesar do desconto do valor no contra cheque de numerosos servidores municipais.

Valdecy, Rony Piettro e o prefeito Eduardo Moreira em reunião com os agentes comunitários de saúde em Niquelândia [Foto: João Eustáquio/SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
Com o passar do tempo, segundo Eduardo Moreira, a administração municipal conseguiu regularizar a situação financeira de tal forma que os exercícios dos servidores passaram a ser pagamentos de forma adiantada – no final do mês trabalhado – sem que o funcionalismo tenha que esperar até o quinto dia útil do mês seguinte, como era praxe.

O objetivo, conforme destacado pelo chefe do Executivo, é manter o equilíbrio financeiro e investir continuamente em melhorias na área da saúde, finalizando uma gestão com sucesso.

Como exemplo, o prefeito citou avanços recentes na área da saúde, como o aumento da frota de ambulâncias para melhor atendimento da população.

Reunião com os ACS ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Niquelândia [Foto: João Eustáquio – SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
Atualmente – além da recuperação de parte das ambulâncias que estavam inoperantes em janeiro do ano passado – o município agora conta com duas ambulâncias localizadas zero quilômetros à época da contratação do uso das mesmas.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde também comprou um micro-ônibus zero milha, com capacidade para 28 pessoas, com recursos próprios da Prefeitura de Niquelândia, destinado ao transporte de pacientes do município para Uruaçu, Anápolis e Goiânia.

Rony Piettro e o prefeito Eduardo Moreira com os ACS em Niquelândia [Foto: João Eustáquio/SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
REAJUSTE SALARIAL DOS ACS – Uma das pautas da reunião conduzida pelos Sindas foi a correção do reajuste salarial dos agentes de saúde. Anteriormente, os reajustes eram feitos com base no salário mínimo, mas, a partir de fevereiro, passarão a ser cálculos com base no piso salarial da categoria.

Segundo o prefeito, o pedido de revogação da lei municipal já foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores. Após a revogação, os agentes passarão a receber o aumento conforme o piso salarial.

O prefeito também ressaltou a importância do apoio e da parceria dos agentes de saúde com a Prefeitura de Niquelândia, destacando que tais profissionais visitam as casas da população e conhecem de perto as necessidades da comunidade.

Foto-Valdecy e Rony Pietro em reunião com os ACS em Niquelândia [Foto: João Eustáquio – SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
Em especial, Eduardo Moreira destacou o trabalho dos agentes comunitários de saúde que atuam na zona rural, que comumente aponta questões como a trafegabilidade das estradas como um dos maiores problemas enfrentados para a realização dos atendimentos.

“Hoje, como prefeito e gestor, preciso resolver os problemas que enfrentamos na área da saúde com ações concretas de planejamento, para que o trabalho dessa pasta flua melhor. E é com a ajuda dos agentes de saúde que essas demandas chegam à nossa equipe, com o objetivo de atender as pessoas com mais rapidez e eficiência. Queremos realizar o dobro de atendimentos este ano em todo o município”, afirmou o prefeito.

Agentes Comunitários de Saúde durante reunião com prefeitura e sindicato da categoria, em Niquelândia [Foto: João Eustáquio – SUPERCOM NIQUELÂNDIA]
A AVALIAÇÃO DO SINDAS – Agente comunitário de saúde em Uruaçu, Rony Piettro Silva é o atual presidente do Sindas, após ter sido vereador por dois mandatos na cidade do Norte.

Segundo ele, a reunião com Eduardo Moreira foi de grande importância para a categoria que, na cidade, é liderada pelo presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Niquelândia, Valdecy de Souza e Silva. Ele também participou da reunião com o chefe do Executivo.

Para Rony Piettro, o prefeito de Niquelândia declarou ter um posicionamento de gestor íntegro e dedicado, abrindo espaço para a parceria e ouvindo todos os profissionais, suas reivindicações e necessidades para a melhoria das demandas na área da saúde no município de Niquelândia.

Rony Pietro, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Goiás (Sindas), esteve em Niquelândia na última sexta-feira [Foto: Excelência Notícias]
“Estamos aqui na cidade para fortalecer essa parceria da prefeitura com a associação dos agentes comunitários de saúde do município. São duas entidades – associação e o nosso sindicato – com a responsabilidade de cuidar de cada paciente e de cada usuário do sistema de saúde. Temos a certeza de que contamos com agentes comprometidos, que amam esse trabalho e querem fazer a diferença”, afirmou o presidente Rony Piettro.

O presidente do Sindas também fez um pedido à população niquelandense, solicitando que recebessem os agentes de saúde com carinho em suas residências, colaborando com a limpeza dos quintais, evitando a quantidade de lixo, evitando a poluição e a proteção do mosquito da dengue.

Segundo Rony, essas atitudes positivas auxiliam a administração municipal na promoção da melhoria da qualidade de vida na cidade.

Eduardo Moreira, Rony Pietro e Valdecy em momento mais descontraído ao final da reunião com os ACS em Niquelândia [Foto: João Eustáquio/SUPERCOM Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo