Uruaçu/Goiânia

ALIMENTO DE OURO – Hospital do Centro-Norte Goiano reforça importância da amamentação no Agosto Dourado em Uruaçu

Unidade do Governo de Goiás em Uruaçu conta com Centro Obstétrico, UTI Pediátrica e Neonatal: acesso à assistência em saúde e o melhor atendimento é garantido às gestantes e recém-nascidos dos 60 municípios que integram a macrorregião

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), referência em obstetrícia e gestação de alto risco, alerta gestantes, puérperas e toda a população sobre a importância do aleitamento materno.

A instituição, unidade do governo de Goiás em Uruaçu e gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), traz informações essenciais para que mães adotem a amamentação de forma consciente, garantindo saúde e bem-estar aos bebês.

A campanha Agosto Dourado, promovida nacionalmente, utiliza a cor dourada, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como símbolo do “alimento de ouro”, em referência aos benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno.

“O leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber e possui todos os nutrientes que ele necessita para um desenvolvimento forte e saudável, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e filho e oferecer inúmeros benefícios para a saúde de ambos”, reforça a coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do HCN, Juliana Liegio.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto, de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário e infartos.

Por meio do leite o bebê recebe os anticorpos da mãe, protegendo-o contra doenças e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

“Nesse momento tão importante, é essencial assegurarmos às nossas pacientes não somente durante a internação, mas também durante a gestação, informações de qualidade. Isso inclui orientações sobre um pré-natal adequado e sobre a importância da amamentação para a mãe e o bebê”, conclui a especialista do HCN.

Larissa Oliveira, gestante que recentemente teve seu parto realizado na unidade, ressalta a importância do atendimento humanizado nesse momento.

“Meu parto foi super-rápido, com a ajuda de toda a equipe do HCN, que foi muito atenciosa comigo. Graças às meninas do Centro Obstétrico, que estiveram do meu lado me acalmando o tempo todo, eu consegui ter um parto normal, humanizado e tranquilo”, relata a paciente.

O HCN conta com Centro Obstétrico, UTI Pediátrica e Neonatal, a fim de garantir acesso à assistência em saúde e o melhor atendimento para as gestantes e recém-nascidos dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado.

AGOSTO DOURADO – No Brasil e no mundo o mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno. O intuito da campanha é conscientizar a população sobre a importância da amamentação e os benefícios que ela traz para mães e bebês.

De acordo com a OMS, menos de 40% dos bebês de até seis meses são alimentados exclusivamente de leite materno.

O sucesso desse tipo de aleitamento está diretamente ligado à boa orientação desde o pré-natal, e este cenário pode ser mudado com maior atenção às gestantes e lactantes, e por meio do combate à desinformação, além de disseminar sobre sua importância e benefícios.

A amamentação, muitas vezes, pode se tornar um processo frustrante e difícil para algumas gestantes. Desta forma se faz necessário oferecer suporte e aconselhamento profissional. [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde/SES-GO, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo