Presença de Gracinha Caiado com Goiás Social fortalece início da gestão Eduardo Moreira em Niquelândia
Primeira-dama do Estado, já em ritmo de pré-campanha ao Senado Federal às eleições de 2026, esteve na cidade do Norte do Estado com a megaestrutura de atendimentos do Governo de Goiás: foram entregues mais de 1,5 mil benefícios sociais nos dois dias dessa importante ação social

A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, esteve na manhã desta sexta-feira/11 em Niquelândia na abertura oficial do programa Goiás Social, realizado ao longo de todo o dia de ontem e encerrado na manhã deste sábado/12.
Nesses dois dias, foram entregues mais de 1,5 mil benefícios sociais e realizados com atendimentos gratuitos do Estado e da Prefeitura de Niquelândia, que foi parceria da iniciativa.

Gracinha e a diretora-geral da OVG, Adriana Caiado, foram recepcionadas no aeroporto da cidade do Norte do Estado pelo prefeito Eduardo Moreira (Novo), pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Claudia Moreira, pelo vice-prefeito Gervan Freitas, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

Criado em maio de 2021, o Goiás Social é uma iniciativa do Governo do Estado sob a coordenação da esposa do governador Ronaldo Caiado, que integra diversas ações nas áreas de assistência social, saúde, educação e geração de emprego, voltadas especialmente ao combate à vulnerabilidade social.
O Goiás Social desenvolve programas especialmente voltados para crianças, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, vítimas de violência doméstica, indígenas, povos tradicionais e população LGBTQIAPN+.

As ações sociais são ofertadas em todos os 246 municípios do Estado, com iniciativas de cunho emergencial, protetivo e emancipatório, promovendo garantia de direitos, dignidade e oportunidade de emancipação social sustentável.
No palanque das autoridades, o prefeito de Niquelândia agradeceu a presença de Gracinha Caiado, dizendo que a primeira-dama do Estado atendeu o seu pedido e da primeira-dama do município – quando do encontro dos três no Palácio das Esmeraldas em Goiânia – para a realização do Goiás Social.

Eduardo classificou o trabalho como sendo de grande importância para a população goiana como um todo e do município que administra, em especial.
“Estamos comemorando 100 dias de mandato, dias de muitas conquistas e realizações. A nossa cidade precisava da vinda desse projeto do Goiás Social, pois ficamos praticamente quase 6 anos sem assistência social, acumulando essas necessidades com outras diversas demandas do nosso município”, afirmou o prefeito.
Na sequência de seu pronunciamento, Eduardo Moreira disse que o ‘Vapt-Vupt’ será instalado em breve em Niquelândia, juntamente com o Restaurante do Bem da OVG para ajudar as pessoas que realmente precisam desse suporte do Poder Público tanto estadual quanto municipal.

“A caminhada não é fácil, mas com o apoio do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha conseguiremos realizar todos os objetivos em fazer o melhor para nossa cidade”, afirmou a primeira-dama de Niquelândia.

Durante a abertura do evento, Gracinha Caiado foi condecorada com o título de Cidadã Niquelandense, concedido pela Câmara Municipal.
“Minha responsabilidade com Niquelândia só cresce, a partir do recebimento dessa homenagem. Cresce com vocês, para dar mais oportunidades e ajudar essa cidade cada dia mais”, disse ela, durante a entrega da honraria.

“Para terem uma ideia, já fizemos 1,6 milhões de atendimentos dentro do Goiás Social e aqui em Niquelândia não será diferente. Vamos continuar os trabalhos”, completou a presidente de honra da OVG.

Gracinha frisou a todos os presentes que a estrutura montada pelo Estado nesses dois dias em Niquelândia era fruto do esforço coletivo de sua equipe, onde ninguém faz nada sozinho.
“Todos os servidores do Estado, em parceria com o prefeito Eduardo e primeira-dama Claudia, fizeram com que isso acontecesse hoje (ontem) aqui”, afirmou.

Niquelândia foi a primeira cidade do interior do Estado a receber o Goiás Social neste ano, depois de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. A primeira-dama ressalta também que a OVG já está organizando a estrutura do Centro de Apoio para os romeiros do Muquém, entre os dias 1º e 15 de agosto.
Sobre a ausência do governador no evento em Niquelândia Gracinha disse que eles costumam desmembrar a agenda para estarem presentes ao maior número possíveis de eventos e projetos, fazendo assim um governo de respeito ao povo goiano, onde Caiado tem a melhor avaliação como governante, por três vezes consecutivas, em levantamentos de institutos de pesquisas distintos.

Em relação à sua pré-candidatura ao Senado Federal – já que nunca disputou um mandato eletivo – a primeira-dama do Estado ressaltou que, se o nome dela for bem aceito nas pesquisas de intenção pela população, com certeza ela deverá ser candidata à uma das duas vagas de Goiás que estarão disponíveis na eleição do ano que vem.
PRESENÇAS – Além das autoridades já mencionadas, a presença de Gracinha Caiado em Niquelândia foi prestigiada pelo deputados estaduais Júlio Pina (Solidariedade) e Lineu Olímpio de Souza (MDB); pelo deputado federal José Nelto (UB); pelo prefeito de Uruaçu, Azarias Machado Neto (Machadinho, do MDB); pelo ex-prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB); pelo ex-vice-prefeito de Niquelândia, Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (UB); pela primeira-dama e secretária de Assistência Social de Estrela do Norte, Eliane Correia; pela primeira-dama e secretária de Assistência Social de Alto Horizonte, Izabela Rodrigues; pela e vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andreia Diniz, demais vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

SERVIÇOS QUE FORAM OFERTADOS EM NIQUELÂNDIA PELO GOIÁS SOCIAL – A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) ofereceu programas como Mães de Goiás, Goiás Por Elas, emissão da Carteira do Autista, Passe Livre, Dignidade Menstrual, além de serviços como corte de cabelo. O titular da pasta, Wellington Matos de Lima, também participou da abertura do evento em Niquelândia.
Já o Programa Retomada disponibilizou inscrições para cursos do Cotec e para o programa Mais Empregos. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou a entrega de cadeiras de rodas, fraldas, leite especial, bengalas, óculos e enxovais para bebês.

A Goiás Fomento orientou sobre o Cartão Mães de Goiás e apresentou linhas de crédito disponíveis. A Agência Goiana de Habitação (Agehab) atendeu moradores com dúvidas sobre o Aluguel Social e escrituras.
O Corpo de Bombeiros marcou presença com demonstrações de primeiros socorros, enquanto a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou matrículas e ofereceu informações sobre os programas de Alfabetização em Família e EJA.

O Tribunal de Justiça ofereceu serviços de conciliação, mediação, divórcios, pensões e guarda. Já a Defensoria Pública realizou atendimentos jurídicos gratuitos, retificações de registros civis, emissão de certidões e outras regularizações.

Outros órgãos que também participaram: a SECTI divulgou os cursos da Escola do Futuro e o Projeto Sukatech; o Vapt Vupt levou atendimentos como CPF, IPVA, CRLV, Goiásprev, Saneago e Ipasgo; a Polícia Militar realizou ações educativas com o Batalhão Maria da Penha; a EMATER apresentou programas como Agro é Social, Crédito Social, CadÚnico e orientações diversas.
Na área da saúde, a população teve acesso a vacinação, testes rápidos, exames citopatológicos e oftalmológicos com o Cerof-UFG, além de consultas médicas. A Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) aferiu pressão e glicose e o Setor de Identificação da Polícia Civil emitiu carteiras de identidade, já no padrão do novo RG Nacional, com a utilização do número do CPF do titular do documento.
