“Não vou permitir corrupção no meu governo, mostrando como se faz gestão, com transparência total”, afirma Eduardo Moreira ao ser empossado prefeito em Niquelândia
Novo prefeito da cidade do Norte do Estado foi o único candidato do Partido Novo que venceu eleições municipais entre os 246 municípios goianos, impondo severa derrota aos então postulantes de dois grupos políticos que disputaram as eleições de 2024 contra ele
Empresário do ramo de telecomunicações e internet, Carlos Eduardo Moreira (Novo), de 43 anos, foi oficialmente empossado pela Câmara Municipal de Niquelândia no cargo de prefeito da cidade do Norte do Estado em solenidade realizada no Ginásio de Esportes Teófilo José Taveira, entre a manhã e o início da tarde do feriado nacional desta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025.
Além de Eduardo Moreira – nome pelo qual o novo chefe do Executivo niquelandense é popularmente conhecido – o Poder Legislativo também empossou o novo vice-prefeito de Niquelândia, Gervan Aparecido Ribeiro de Freitas (Novo), de 55 anos; e os 13 vereadores eleitos em 2024 para a Legislatura 2025-2028.
Os ritos formais da ascensão de todos os 15 agentes políticos aos respectivos cargos – duas semanas após terem sido diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – foram conduzidos pelo vereador Neira Matos Ribeiro de Araújo (MDB).Aos 61 anos, Neira Matos foi o candidato mais votado nas eleições de outubro, quando alcançou seu oitavo mandato consecutivo em Niquelândia, tendo assim a primazia de dar a posse aos demais.
Dos oito “novatos” que irão agora compor a próxima legislatura da Câmara Municipal de Niquelândia, um deles já havia sido vereador em mandatos anteriores.
Dos sete eleitos pela primeira vez, um deles era suplente e assumiu o mandato em 2019; e os outros seis foram eleitos de forma inédita pela primeira vez, sendo quatro homens e duas mulheres.
VEREADORES EMPOSSADOS EM NIQUELÂNDIA POR ORDEM DE VOTAÇÃO – 1º)Neira Matos Ribeiro de Araújo (MDB – 1.015 votos); 2º) Rodrigo Pereira Gomes (PSD – 841 votos); 3º) Deyvi Charlle Araújo Alves (Agir – 779 votos); 4º) Carmem Lúcia Oliveira Ferreira (PSB – 757 votos); 5º) Saullo Adorno (Solidariedade – 744 votos); 6º) Nilson Amado de Araújo (Progressistas – 691 votos); 7º) João Paulo de Paiva Euzébio (MDB – 686 votos); 8º) Jorge Loiola da Silva (PSD – 676 votos); 9º) Everton Barbosa da Silva (Progressistas – 618 votos); 10º) Leandro Nunes dos Santos (PL – 606 votos); 11º) Josias Generoso da Costa (Solidariedade – 529 votos); 12º) João Pedro Ferreira (Republicanos – 463 votos) e 13º) Andreia Ribeiro Diniz (PL – 456 votos).
A TRAJETÓRIA DO NOVO PREFEITO – Único prefeito eleito pelo Partido Novo em todo o Estado de Goiás, o então candidato Eduardo Moreira adotou um discurso em que pregou, abertamente, a total ruptura com o que ele chamava de “velha política” com foco na moralização administrativa da Prefeitura de Niquelândia.
Trouxe, para seu palanque, o apoio do deputado federal José Nelto (União Brasil), do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza, ex-prefeito de Jaraguá; e do então prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB). Foi uma campanha de poucos apoios públicos – afinal de contas, 12 dos 13 vereadores agora empossados tinham alinhamento político com os outros dois candidatos derrotados na disputa pela prefeitura.
A vitória de Eduardo Moreira com 8.988 votos (41,38% dos votos válidos) no ano passado rompeu com um ciclo de mais de 30 anos em que grupos políticos tradicionais que se revezavam no comando da prefeitura da cidade, tristemente marcada por seguidos escândalos de corrupção e desmazelo com o dinheiro público.Eduardo Moreira é casado há 20 anos com a também empresária Cláudia Arantes Pimentel Moreira. A nova primeira-dama de Niquelândia foi igualmente empossada ontem como titular da Secretaria Municipal de Assistência Social pelo chefe do Executivo.
Ainda ontem, em sua primeira entrevista à imprensa após a posse de Eduardo, a primeira-dama relembrou do período em que era contrária ao ingresso do marido na vida pública da cidade, pois era totalmente avessa à forma com que a política era exercida em Niquelândia.
Até meados do ano passado, o novo “primeiro-casal” de Niquelândia administrava a empresa da família, a Niqturbo Telecom: surgida na cidade do Norte do Estado, a Niqturbo hoje possui outras 14 filiais em diversos municípios da região Norte e Vale do São Patrício, empregando mais de 200 colaboradores diretos e indiretos.
O casal possui três filhos, sendo duas meninas e um rapaz: filho mais velho do casal, Pablo Henrique Arantes Moreira, de 21 anos, assumiu o comando do conglomerado para que os pais pudessem dedicar-se integralmente à inédita e vitoriosa campanha eleitoral do novo prefeito de Niquelândia.Sua única irmã – a advogada Kelly Cristina Moreira – foi oficialmente anunciada ontem para assumir o cargo de assessora especial do Gabinete do Prefeito.
Outra “ousadia”, por assim dizer, do prefeito Eduardo Moreira, foi disputar a eleição sem qualquer coligação com outros partidos políticos da cidade, moldando sua postulação eleitoral no formato “chapa-pura” tendo escolhido um nome do mesmo partido – Gervan, o vice-prefeito agora empossado – para assegurar que o futuro governo do Partido Novo represente algo realmente “novo” no município.
Com discurso “zero corrupção”, o empresário fez uma campanha financeiramente modesta – mesmo diante de seu reconhecido poderio econômico na cidade onde construiu seu império de internet banda-larga – a partir de um pequeno ponto comercial que funcionava anexo à garagem da casa de seus pais, no Bairro Santa Efigênia.
Em sua prestação de contas à Justiça Eleitoral, o agora prefeito Eduardo Moreira declarou ter gasto apenas R$ 244.831,01 com as despesas de campanha – bem abaixo do teto máximo de R$ 763.920,69 estipulado pelo TRE para uma cidade do porte de Niquelândia – que tem cerca de 37.000 habitantes.
O novo prefeito de Niquelândia também fez uma campanha sem provocar filas imensas em postos de gasolina; sem distribuir adesivos para veículos; e sem fazer eventos conhecidos como ‘adesivaços’, vastamente utilizados como marketing eleitoral das campanhas políticas tradicionais.
Filho do ex-vice-prefeito (1993-1996) Luiz Antonio Moreira – o popular Luiz Publicidades – Eduardo Moreira havia sido candidato a vereador nas eleições municipais de 2000 quando tinha apenas 18 anos, obtendo expressivos 497 votos para a época sem ter sido eleito, percorrendo os principais bairros da cidade dirigindo um modesto VW Fusca, fato esse que entrou para o folclore da política local.O PRIMEIRO DISCURSO APÓS A POSSE – Além dos agradecimentos de praxe aos familiares, amigos e membros de sua enxuta equipe de coordenação de campanha (boa parte deles indicados para o secretariado) o prefeito Eduardo Moreira enalteceu sua vitória e do vice Gervan Freitas primeiramente a Deus – ambos são católicos – reiterando que a nova administração será voltada às pessoas que mais precisam do apoio do Poder Executivo.
“Pela primeira vez, em toda sua história, Niquelândia terá um vice-prefeito (Gervan Freitas) bastante ativo, que vai cuidar da nossa zona rural, enquanto a gente estará aqui na prefeitura cuidando da Saúde, da Educação. Estamos chegando para inovar, para fazer tudo novo. Esse é o nosso projeto, pelo qual lutei contra tudo, contra o dinheiro, contra a força da máquina administrativa (os políticos que estavam no exercício do poder). Deus é muito poderoso e, por isso, aqui estou hoje, como prefeito, para representar você, cidadão e cidadã niquelandense”, discursou.
Eduardo Moreira também citou nominalmente o presidente do Partido Novo em Niquelândia, Carlos Machado, que foi o responsável, ainda em 2023, pelo convite ao empresário para que se lançasse candidato ao Poder Executivo.
Outra menção de destaque do novo prefeito de Niquelândia foi direcionada ao empresário Arilson Eustáquio, que cedeu as dependências de sua empresa para a convenção e demais reuniões políticas do Partido Novo no último ano.Arilson emprega cerca de 350 pessoas no ramo no segmento de montagem industrial em Niquelândia e em várias cidades da região. “Desde que me aproximei dele, vi que nossas ideias batiam. Pensem num homem firme, honesto e trabalhador, que gosta de Niquelândia e que tem a minha admiração”, afirmou o prefeito Eduardo Moreira.
No discurso de posse, o prefeito de Niquelândia também fez referência direta à nova secretária de Governo da cidade, Ariana Renovato; e seu esposo Edinaldo Moreira Gama, que atuaram como coordenadores da campanha mesmo diante dos desafios enfrentados diariamente para estruturar e alicerçar um planejamento político com orçamento infinitamente menor na comparação com os outros grupos políticos.
PREFEITO VAI ÀS LÁGRIMAS AO FALAR DO AMIGO CARLOS PORTUGUÊS, JÁ FALECIDO – “Eu queria lembrar também aqui, nesse momento, de um grande amigo meu que se foi, Carlos Faustino/Português. Esse cara foi o melhor amigo que eu tive, que me ensinou muito (sobre a política de Niquelândia), mas que se foi (Carlos, que era jornalista, fotógrafo e articulador político nato, nascido em Portugal, morreu aos 63 anos, em dezembro de 2021, tendo sido sepultado em Niquelândia, onde morou por 20 anos). Hoje, certamente, ele estaria muito mais feliz do que eu. Mas Deus sabe o que faz; e ele tem a minha eterna gratidão, do fundo do meu coração”, emocionou-se o novo prefeito de Niquelândia.
Eduardo Moreira disse ainda que irá procurar fazer o máximo, enquanto gestor da municipalidade, para Niquelândia melhore a cada dia, por tratar-se da cidade onde vive desde a primeira infância, embora seja natural de Uruaçu.“Tudo o que eu tenho está aqui em Niquelândia. E vou trabalhar diuturnamente para cuidar de todos vocês, igual eu cuido da minha família e meu patrimônio, com respeito, porque, no momento que eu mais precisava (a eleição municipal), vocês (o público presente à posse) me deram esse aval (para ser prefeito). E, se tem uma coisa que eu não vou permitir, essa coisa se chama corrupção. Digo e repito que aqui, do meu lado, está a minha indicada, a vereadora Andreia (Ribeiro Diniz) para ser a presidente da Câmara Municipal de Niquelândia (que fora eleita horas mais tarde para o cargo, em tumultuada sessão do Poder Legislativo), para ser meu braço direito, não para fazer coisas erradas, mas para impedir as coisas erradas de acontecer”, disse o prefeito empossado.
Eduardo Moreira também dirigiu suas palavras aos outros 12 vereadores da nova Legislatura, lembrando da representatividade de cada um dos parlamentares nos mais diversos bairros da área urbana e distritos da zona rural do município, o maior de todo o Estado em extensão territorial.“Juntos poderemos alcançar muito mais para melhorar Niquelândia em todos os aspectos, com uma política saudável em prol da nossa cidade. Esse é o nosso propósito. Porém, pensem num prefeito firme. E esse prefeito firme, que nunca existiu em Niquelândia, chama-se Eduardo Moreira”, disse, exaltando a si próprio.
Na sequência do discurso, o novo prefeito de Niquelândia garantiu ser um homem de palavra que não tem o costume de voltar atrás em suas decisões, a menos que esteja reconhecidamente errado para efetuar correções de rota, se necessário for.
“Vamos esquecer essa ‘velha política’, que arrombou a nossa cidade. Vamos mostrar como se faz gestão, entregando serviços de qualidade para cada cidadão niquelandense, garantindo um bom atendimento no Hospital Municipal; e, às pessoas que precisarem da nossa Assistência Social, vamos garantir o carinho humano da minha esposa Claudia. E vocês, servidores públicos – principalmente os professores – vamos valorizar todos vocês. O que eu peço agora é paciência pois temos de organizar a casa, colocar tudo novamente em ordem”, completou o prefeito, que pretende usar amplamente os meios de comunicação da cidade do Norte do Estado para prestar contas de seu governo à sociedade nos primeiros 100 dias de sua gestão e no decorrer dos próximos quatro anos.
MULHERES SÂO MAIORIA NA FORMATAÇÃO DO NOVO SECRETARIADO MUNICIPAL – Ao final do evento, por volta das 12 horas, o novo prefeito da cidade anunciou formalmente os nomes dos secretários municipais que irão compor o primeiro escalão da Prefeitura de Niquelândia, que integrarão o primeiro escalão do Poder Executivo nesse início de gestão do Partido Novo na cidade do Norte do Estado, a saber: Ábia de Araújo Moreira (Planejamento); Ariana Aparecida Renovato da Silva (Governo); Bruna Aparecida Arantes Rodrigues (Saúde); Claudia Arantes Pimentel Moreira (Assistência Social); Claudia Aparecida Silva Nogueira de Freitas (Cultura); Dalvania Botelho Pimentel (Educação), Elaine Alves da Silva (Comunicação); Fabrício Oliveira Silva (Finanças); Gilson Silvério de Bastos (Esportes); Júlio César Machado (Chefe de Gabinete); Kelly Cristina Moreira (Assessora Especial do Gabinete do Prefeito); Paulo Duarte Traldi (Transportes/Urbanismo) Roberly Vaz Gonçalves (Controle Interno); Samara Gonçalves Martins (Meio Ambiente); Sara Kelly Da Costa Sousa (Compras); Sidnei Aparecido Peixoto (Procurador Geral do Município); e Zoze Rosado Filho (Agricultura).ENTREGA DAS CHAVES DA PREFEITURA – Logo após a posse no Ginásio Municipal de Esportes, o prefeito Eduardo Moreira e seu grupo político foram até a sede da Prefeitura de Niquelândia para receber, oficialmente, as chaves da porta de entrada do Poder Executivo, bem como das salas internas onde funcionam as secretarias municipais. Fernando Carneiro da Silva (PSD), agora ex-prefeito da cidade, foi representado no ato pela advogada Nubiana de Fátima Nolasco, exonerada do cargo de secretária municipal de Governo na última segunda-feira, dia 30 de dezembro.