Niquelândia

Apoios de José Nelto e Valmir Pedro ‘engrossam’ chapa pura do Partido Novo com Eduardo Moreira e Gervam Freitas à disputa pela Prefeitura de Niquelândia

Deputado federal esteve presente na convenção do Novo na cidade do Norte do Estado na noite desta segunda-feira/5: prefeito de Uruaçu mandou mensagem gravada em vídeo para mensurar as qualidades pessoais e políticas do empresário do ramo de telecomunicações e internet à sua inédita tentativa de chegar ao cargo de prefeito de Niquelândia, em outubro

Numa conjuntura política jamais vista na história das eleições municipais em Niquelândia, a convenção do Partido Novo realizada na noite desta segunda-feira/5, no estacionamento da metalúrgica Aroma do Vale, confirmou as pré-candidaturas dos empresários Eduardo Moreira e Gervam Freitas aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, além dos nomes que disputarão vaga de vereador na Câmara Municipal, sem coligar-se com nenhuma agremiação partidária do município do Norte do Estado.

É o que se conhece, popularmente, como “chapa pura”. Fortemente assediado ao longo do primeiro semestre desse ano por integrantes das outras três chapas que vão à disputa em outubro, para que desistisse de sua postulação eleitoral, Eduardo Moreira manteve-se firme em seu propósito para a cidade onde nasceu e prosperou seus negócios na área de telecomunicações e internet, a partir de Niquelândia, para outras 14 cidades da região.

Correligionários ‘chapa pura’ do Partido Novo lotaram área interna de uma empresa metalúrgica da Avenida Anapolina para a convenção que oficializou Eduardo e Gervan à disputa pela Prefeitura de Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Nas palavras do pré-candidato a prefeito, o principal objetivo é combater a “velha política” niquelandense para fazer, caso seja eleito, uma administração pública focada em “zero corrupção e sem negociatas” quando da contratação de obras e serviços de interesse da população, para que a cidade possa modernizar-se e recuperar sua importância econômica no contexto dos 246 munícipios do Estado.

OS PRONUNCIAMENTOS – “Quando trouxemos o Novo para Niquelândia, houve zombaria da parte de muitos políticos daqui, dizendo que ele (Eduardo) não sairia candidato, que nós não sustentaríamos e que não chegaríamos até essa convenção. E, agora, perto da convenção, chegaram a dizer que escolhemos um horário muito ruim, por conta da procissão do Muquém. Mas hoje, graças a Deus, estamos oficializando essa chapa pura do nosso partido para transformar a cidade de Niquelândia. Não foi fácil chegarmos até aqui. Acredito em cada um de vocês e, a partir de hoje, quando me perguntarem em qual partido eu sou, vou dizer que meu partido é o povo, que meu partido são os niquelandenses, para uma Niquelândia nova e diferente para o nosso cidadão”, discursou o presidente do diretório municipal do Novo, Carlos Machado.

Carlos Machado, presidente do Novo em Niquelândia, lembrou das dificuldades enfrentadas até que a convenção da legenda pudesse ser realizada na cidade do Norte do Estado [Foto: Excelência Notícias]
Luiz Antonio Moreira, o popular Luiz Publicidades, foi vice-prefeito de Niquelândia entre 1993 e 1996 quando seu filho Eduardo Moreira era ainda um adolescente. Passados quase 30 anos daquele período, Luiz entende que a cidade vive um momento histórico porque ninguém acreditava que o Partido Novo poderia dar um novo rumo às diretrizes políticas do município.

“Niquelândia está há mais de 15 anos ‘adormecida’, perdendo espaço e importância para Uruaçu, para Goianésia, para Barro Alto. Quando visitamos qualquer uma delas, vemos que entramos, de fato, numa cidade. Infelizmente, não temos visto mais isso em Niquelândia. E hoje, o Novo tem o melhor para oferecer para nossa cidade, com as mãos limpas e cristalinas, que é o Eduardo Moreira e o Gervam Freitas, que estão prontos para governar Niquelândia”, afirmou o ex vice-prefeito.

Luiz Publicidades, ex-vice-prefeito de Niquelândia, também discursou em apoio à pré-candidatura de seu filho Eduardo Moreira ao Poder Executivo local [Foto: Excelência Notícias]

De acordo com o empresário Arilson Eustáquio, que cedeu as dependências de sua empresa para a convenção e demais reuniões políticas do Novo no último ano, o suposto atraso no desenvolvimento de Niquelândia se deve, em grande parte, porque a população local outorga seus votos para os mesmos grupos políticos dominantes, há pelo menos 30 anos.

“Essa quantidade de gente, que estou vendo daqui (do palanque), é algo muito contagiante. É só o Partido Novo mesmo que consegue trazer isso para Niquelândia, na noite de uma segunda-feira. Agora, estamos no caminho que a gente tanto sonhou – e sonha – que é colocar o Eduardo Moreira e o Gervam lá naquela cadeira (na prefeitura) para mudarmos o rumo da nossa cidade, com cada um de vocês trazendo um, dois, três (eleitores) para o nosso lado”, afirmou o empresário.

Arilson Eustáquio, empresário em Niquelândia, cedeu as instalações de sua empresa para a convenção do Partido Novo como grande entusiasta da chapa Eduardo-Gervan para a prefeitura [Foto: Excelencia Notícias]

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ NELTO DEFENDE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DO NOVO EM NIQUELÂNDIA – Atualmente filiado ao União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, o deputado federal José Nelto foi vereador em Goiânia por três mandatos, deputado estadual cinco vezes (quatro delas consecutivas) e agora cumpre seu segundo mandato no Congresso Nacional em Brasília.

Com essa importante bagagem política, o deputado esteve em Niquelândia na noite de ontem para oficializar seu apoio ao pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira, do Novo, após recente reunião de ambos em Goiânia.

Deputado federal José Nelto (no microfone, à dir.) esteve em Niquelândia para declarar apoio ao pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira, do Novo [Foto: Excelência Notícias]

Na oportunidade, o sempre polêmico José Nelto expôs sua metodologia voltada ao combate de falcatruas em caso de eventual eleição do empresário de 42 anos para a Prefeitura de Niquelândia.

“Eduardo, se algum picareta comparecer aqui no município, em meu nome, dizendo que eu mandei tal pessoa no seu gabinete, faça a prisão dele e o leve até as autoridades competentes, porque ninguém fará rolo e maracutaia com o dinheiro das verbas que eu mando para as prefeituras. E, se alguém aqui tiver dúvida disso, também falou aqui para vocês o Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu, meu amigo, e meu irmão, que gosta muito do Eduardo”, afirmou o deputado federal, dizendo que a cidade vizinha a Niquelândia recebeu R$ 10 milhões em recursos da União nos últimos três meses.

SEM PAPAS NA LÍNGUA – Ladeado por Eduardo, mas sem citar nomes, José Nelto foi enfático ao dizer que dois dos outros três pré-candidatos a prefeito precisam ser “cancelados” da política pelos eleitores da cidade do Norte do Estado [Foto: Excelência Notícias]

Segundo José Nelto, os núcleos familiares formados pelo pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira com sua esposa Cláudia Moreira; e pelo pré-candidato a vice Gervam Freitas com sua esposa Cláudia Freitas representam fortemente a composição uma chapa “com pessoas honestas”, nas palavras dele, pelos quais o deputado federal disse “colocar a mão no fogo” na disputa pela Prefeitura de Niquelândia, este ano.

NELTO DEFENDE DEBATE ENTRE CANDIDATOS – “Vai ser uma eleição muito curta, cerca de 45 dias. Por isso é que a sociedade organizada de Niquelândia – as escolas estaduais e o comércio, por exemplo – precisam organizar um debate entre os candidatos à prefeitura, para ver o grau de conhecimento e comprometimento em defender o povo ou defender seus ‘negócios’ dentro da prefeitura”, afirmou o deputado que, sem citar nomes, foi enfático ao dizer que dois dos pré-candidatos a prefeito precisam ser “cancelados” da política pelos eleitores da cidade do Norte do Estado.

Eduardo Moreira, pré-candidato a prefeito de Niquelândia, com o deputado federal José Nelto durante convenção do Partido Novo na cidade [Foto: Excelência Notícias]

Ainda de acordo com José Nelto, 99% dos candidatos a prefeito que o procuram, em todas as eleições municipais, sempre lhe perguntam sobre o montante em dinheiro que o deputado federal poderá ofertar às respectivas campanhas.  Eduardo Moreira, segundo ele, não lhe pediu nem tipo de auxílio financeiro à disputa das eleições em Niquelândia.

“O Eduardo é um homem sério, o Eduardo é diferente. Ele e sua esposa Claudia – uma pessoa bastante religiosa, por sinal – me pediram conselhos. Isso me encantou, ganhou minha confiança. Hoje Eduardo, embora você não tenha me pedido, vou assumir o compromisso de, entre janeiro e dezembro, quando você for prefeito, de lhe entregar 10 maquinários, com duas motoniveladoras e dois caminhões basculantes, porque conheço a realidade da zona rural das estradas do município. Já mandei uma Patrulha Agrícola para Niquelândia e, durante a pandemia, mandei recursos para a Saúde”, afirmou José Nelto.

Definido há meses como pré-candidato a vice-prefeito de Eduardo, o empresário do ramo de xerox e encadernações, Gervam Ribeiro de Freitas também foi assediado por outras correntes políticas para declinasse do projeto do Partido Novo no município [Foto: Excelência Notícias]
PREFEITO DE URUAÇU ANUNCIA APOIO A EDUARDO MOREIRA E GERVAN –  Prefeito de Uruaçu há quase oito anos e prestes a concluir seu segundo mandato, Valmir Pedro Tereza (PSDB) gravou mensagem em vídeo que foi exibida num telão na convenção do Partido Novo, para ratificar seu apoio amplo e irrestrito ao pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira em Niquelândia.

Nas palavras de Valmir, a cidade de Niquelândia – da qual Uruaçu originou-se em 1931- está sendo vítima, há muito tempo, das amarras perpetradas por oligarquias políticas que assumiram o Poder Executivo em função de interesses próprios.

Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu, gravou mensagem em vídeo em apoio à pré-candidatura de Eduardo Moreira à Prefeitura de Niquelândia e ofertou auxílio político à conquista de recursos em Goiânia e em Brasília [Foto: Excelência Notícias]
Para o prefeito de Uruaçu, Niquelândia precisa de uma administração que pense nos interesses do povo e da sociedade como um todo, no geral.

“Tenho a certeza de que você, Eduardo, fará muito pela cidade de Niquelândia; e tenha a certeza de que o deputado federal José Nelto – presente hoje (ontem) aí com vocês – também lhe ajudará muito. Portanto, Eduardo, você pode contar com minha experiência e o meu conhecimento em gestão pública aqui em Uruaçu, na busca de recursos para Niquelândia, em Goiânia e em Brasília. Eu quero que você faça, por Niquelândia, aquilo que temos feito por Uruaçu, transformando-a cada vez mais num lugar melhor”, afirmou Valmir Pedro.

Em outro momento da convenção do Partido Novo em Niquelândia foi possível notar a presença de um excelente público de apoiadores da chapa formada por Eduardo e Gervan, apesar da forte concorrência com a procissão da Romaria do Muquém, que ocorria naquele exato momento na GO-237 [Foto: Excelência Notícias]

“Grupos fazem política nojenta, podre e corrupta em Niquelândia”, afirma Eduardo Moreira em discurso na convenção do Partido Novo

O pré-candidato a prefeito de Niquelândia pelo Novo, Eduardo Moreira, conversou com o público presente à convenção de seu partido por cerca de 30 minutos na noite desta segunda-feira/5, na metalúrgica Aroma do Vale, destacando que sua pré-campanha começou praticamente do zero  – sem nenhum apoio político de maior envergadura desde o início do projeto político – e tendo que enfrentar as forças políticas locais que duvidavam de seu voo partidário ‘puro sangue’, junto com Gervan Freitas, à eleição de outubro deste ano.

Isso, segundo ele, se deu com a ‘compra’ de lideranças políticas e até mesmo sondagens no diretório estadual do Partido Novo para que o comando da legenda mudasse de mãos em Niquelândia, com a finalidade de afastá-lo do processo eleitoral.

O empresário Eduardo Moreira, pré-candidato a prefeito de Niquelândia, fez um contundente discurso de rompimento com as práticas políticas dos grupos partidários que se revezam há 30 anos na administração do município [Foto: Excelência Notícias]

“Ouvi, de muitos, da ‘velha política’ de Niquelândia, dizendo que ‘o Eduardo é doido, o Eduardo é louco’, que era impossível eu ganhar uma eleição aqui na cidade sem apoio dos grupos políticos. ‘Deixa o Eduardo, ele vai morrer sozinho’. E a primeira artimanha da ‘velha política’ foi ‘correr’ com todos os partidos do município, para longe do Eduardo Moreira. Sabem por que? Porque eles não deram conta de me comprar. Eu nunca estive à venda. Eduardo Moreira não se corrompe, porque não comungo com nada errado. E a segunda alternativa da ‘velha política’ foi ir lá em cima (em Goiânia), no diretório do Novo, onde receberam um ‘não’, novamente”, afirmou o pré-candidato a prefeito.

Ainda de acordo com Eduardo, os políticos tradicionais de Niquelândia o enxergam e o consideram, ao menos em sua tese, como uma real ameaça para os grupos dominantes que se alternam no comando da máquina pública da prefeitura.

Eduardo Moreira faz seu primeiro discurso após ser oficializado como pré-candidato do Novo em Niquelândia, observado pelo deputado federal José Nelto e por Gervan Freitas, seu companheiro de chapa [Foto: Excelência Notícias]

Sempre com base no discurso do pré-candidato do Novo, dada essa conjuntura, o sentimento do povo de Niquelândia seria de total indignação com a atual realidade administrativa do município – marcada há décadas segundo ele – por recorrentes episódios de corrupção passiva e ativa no trato com o dinheiro público.

“Algumas ‘forças do mal’ e vários partidos estão novamente nesse processo para não saírem do poder ou para poder tomar o poder, a qualquer custo. Nesse momento, para a ‘velha política’, não é o futuro da cidade que está em jogo, não é a Saúde, não é a Educação, não é o Turismo, mas apenas o interesse próprio de alguns grupos políticos que fazem uma política nojenta, podre e corrupta aqui em Niquelândia. Decidi, sim, levantar essa bandeira contra isso tudo, sozinho, porque não preciso do apoio de grandes grupos políticos.  Tenho, comigo, Deus e o povo da nossa cidade”, afirmou o pré-candidato a prefeito do Novo.

Cláudia Moreira, Eduardo Moreira, José Nelto e Gervan Freitas, de braços erguidos, simbolizando a certeza da eventual vitória nas urnas em Niquelândia, nas eleições de outubro [Foto: Excelência Notícias]

Empresário bem sucedido em sua área de atuação, Eduardo Moreira declarou-se, por ocasião da convenção de seu partido, como o único pré-candidato à Prefeitura de Niquelândia que não terá financiamento externo e/ou de terceiros para sua campanha, que será bancada apenas com recursos próprios, oriundos do faturamento de seu empreendimento voltado ao fornecimento de acesso à internet no Norte do Estado e no Vale do São Patrício.

HOMENAGEM AO AMIGO CARLOS PORTUGUÊS – Ao final da convenção em Niquelândia, ladeado por sua esposa e dois dos três filhos do casal, o pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira prestou uma linda homenagem póstuma ao amigo e grande incentivador para que entrasse na vida pública da cidade, Carlos Manuel Batista Faustino.

AS DUAS CLÁUDIAS – A empresária Cláudia Moreira, esposa do pré-candidato a prefeito Eduardo Moreira, falou da preocupação inicial que teve com a entrada da família no processo político de Niquelândia, observada por Claúdia Freitas, esposa do pré-candidato a vice-prefeito Gervan [Foto: Excelência Notícias]
Fotógrafo, jornalista e articulador político, Carlos Faustino era conhecido em Niquelândia como “Carlos Português”, dada sua nacionalidade europeia, tendo fixado residência na cidade do Norte do Estado em 2002.

“Português” faleceu em Goiânia, em dezembro de 2021 – aos 63 anos, vítima de infecção generalizada –  tendo sido sepultado no Cemitério Municipal São José em Niquelândia, cidade que tanto adorava, deixando a esposa Elaine Alves e os dois filhos do casal – Mário Neto Silva Faustino, hoje com 14 anos; e Maria Luiza Silva Faustino, com 10.

Mário Neto e Maria Luiza subiram ao palanque para uma homenagem póstuma de Eduardo ao falecido fotógrafo e jornalista Carlos Faustino, o Português [Foto: Captura de Tela/Excelência Notícias]
Mário e Maria Luiza foram chamados ao palanque por Eduardo Moreira, para a homenagem ao pai de ambos, citando estar próximo de se concretizar o desejo de Carlos Português para que o pré-candidato do Novo dispute e assuma, eventualmente, o comando da Prefeitura de Niquelândia a partir de janeiro de 2025.

“O Carlos Faustino, o Português, sonhava com a possibilidade de eu, a qualquer momento, ser candidato a prefeito de Niquelândia. Ele lutava, brigava, defendia minha bandeira e, hoje, está no céu, nos olhando. E eu vou realizar esse sonho dele, se Deus quiser”, afirmou Eduardo, diante dos dois filhos de seu falecido amigo.

Gervan Freitas, Eduardo Moreira, Claudia Moreira e José Nelto com os correligioinários do Partido Novo em Niquelândia, em foto comemorativa pelo bem-sucedido evento polítco na cidade [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo