Niquelândia

ACIN promove café da manhã com novos policiais civis que reforçam Segurança Pública em Niquelândia

Evento no auditório da entidade classista ocorreu na manhã da sexta-feira/23: delegados da cidade do Norte do Estado anunciaram criação de Central de Flagrantes e doação de uma área do município à futura construção da sede própria para a delegacia que funciona em prédio alugado na região central

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), Fernanda Rodrigues Melo, promoveu na manhã da sexta-feira/23 um café de manhã para apresentação e integração da entidade classista com os sete novos policiais civis que agora integram o efetivo da cidade do Norte do Estado, subordinados aos dois delegados que atuam no município.

“Nós, da Acin, ficamos muito felizes em saber desse reforço em nossa Segurança Pública, pois a chegada de novos profissionais para a Polícia Civil traz mais segurança não apenas para os comerciantes mas para a cidade em geral e para quem vem nos visitar em Niquelândia. Por isso, a Acin está sempre de portas abertas para recebê-los aqui promovendo momentos como esse, sempre que houver uma oportunidade”, afirmou a presidente da associação comercial.

Cássio Arantes do Nascimento, delegado-titular do Genarc/GIH, durante entrevista coletiva à imprensa de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Os novos componentes da equipe são egressos do concurso público realizado no ano passado pelo Governo do Estado; e foram nomeados para seus cargos neste mês de fevereiro pela Diretoria Geral da Polícia Civil de Goiás (DGPC).

Agora, a Delegacia da Polícia Civil de Niquelândia, localizada na região central do município, conta agora com a atuação de quatro novos policiais civis, sendo dois agentes de investigação e dois escrivães (um homem e uma mulher para cada cargo).

Fernanda Rodrigues Melo, atual presidente da ACIN, saudou a chegada de novos policiais civis em Niquelãndia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Por seu turno, a unidade especializada localizada no Jardim Atlântico – que é sede do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) – ganhou mais três policiais civis, sendo dois agentes de investigação (um homem e uma mulher) e uma escrivã.

Dos sete novos policiais, seis residiam em Brasília e um deles morava em Luziânia, no Entorno do DF, antes de fixarem residência em Niquelândia por determinação da DGPC.

Segundo Pereira Filho, atual secretário municipal de Indústria e Comércio, representou a Prefeitura de Niquelândia no evento da ACIN, ao lado da presidente Fernanda Melo [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Como se sabe, a DGPC distribui o efetivo de acordo com as necessidades de cada uma das nove cidades que integram a 18ª Delegacia Regional de Polícia (18ª DRP) com sede em Uruaçu; e das demais DRPs de uma forma geral.

De acordo com o delegado-titular do Genarc/GIH, Cássio Arantes do Nascimento, o evento proporcionado pela ACIN se mostrou bastante salutar justamente para essa maior aproximação dos novos policiais civis com os comerciantes, com a imprensa e com a sociedade em geral.

Gerson de Souza, delegado-titular da Delegacia da Polícia Civil na área central de Niquelândia: preocupação com a construção de uma sede própria na cidade [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

CENTRAL DE FLAGRANTES – A grande novidade, porém, é que a chegada de mais membros para o efetivo da PC permitiu, segundo a autoridade policial, a criação de uma Central de Flagrantes em Niquelândia.

Ou seja, nas 24 horas do dia, de segunda a domingo, sempre existirá uma equipe completa com agentes e escrivães em atividade em permanente atividade na delegacia da região central. Algo que nem sempre era possível, de acordo com Cássio, pelas sérias limitações de efetivo que existiam.

Delegados Cássio e Gerson foram prestigiados pelos tenentes Costa e Silva (Corpo de Bombeiros) e Flávio Taveira (comandante da PM)  durante a apresentação dos novos agentes de investigação e escrivães da Polícia Civil, na ACIN [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

“Como não tínhamos pessoal suficiente para trabalhar exclusivamente nos plantões, nós precisávamos esgotar física e mentalmente o policial que já trabalhava das 8 às 18 horas para também fazer o plantão noturno e nas madrugadas. Agora, com essa Central de Flagrantes estruturada, a delegacia central vai receber todos os procedimentos do Genarc/GIH durante as madrugadas para atender a comunidade”, detalhou a autoridade policial.

DIGNIDADE SEXUAL ÀS MULHERES SUSPEITAS – Segundo Cássio Arantes, a chegada de quatro policiais femininas – especialmente as duas que irão atuar como agentes de investigação – também é importante para evitar que as revistas pessoais nas roupas de suspeitas e/ou autoras de crimes sejam feitas por policiais do sexo masculino, o que poderia nortear questionamentos futuros sob alegação de irregularidades no procedimento.

“Novos profissionais para a Polícia Civil trazem mais segurança não apenas para os comerciantes mas para a cidade em geral e para quem vem nos visitar em Niquelândia”, afirmou Fernanda, presidente da associação comercial da cidade [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“A abordagem de tráfico de drogas numa mulher, por exemplo, é muito sensível porque as pessoas do sexo feminino costumam ocultar o entorpecente no sutiã para tentar evitar uma abordagem por um policial homem, que possa ser alegada como imprópria ou abusiva do ponto de vista da dignidade sexual. Então, com uma mulher fazendo uma revista, esse trabalho se torna mais facilitado para nós. Apesar da maioria dos policiais ainda ser de homens agora conseguimos equilibrar essa balança”, completou o delegado do Genarc/GIH.

ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR – Para o delegado Gerson de Souza, titular da DP da região central de Niquelândia, a Polícia Civil hoje possui uma atuação multidisciplinar, de tal forma que o trabalho não se limita ao registro diário dos crimes cometidos no município estendendo-se também às preocupações com as consequências desses delitos e com aas pessoas envolvidas nessas situações.

“Esse conhecimento diversificado faz com que a Polícia Civil tenha uma abrangência muito maior e, com esses novos policiais que estão chegando agora, quem ganha com tudo é isso é a nossa comunidade”, comentou Gerson.

Empresários da cidade prestigiaram café da manhã para a apresentação dos novos policiais civis de Niquelândia, na sede da ACIN [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

FUTURA SEDE PRÓPRIA – Outra novidade apresentada pela autoridade policial diz respeito à destinação de uma área pública para a construção de uma sede própria para a Delegacia da Polícia Civil sob o comando de Gerson de Souza.

A delegacia, como se sabe, funciona há mais de 10 anos num prédio alugado na Rua Tupiniquins que, anteriormente, ficou por muito tempo fechado depois de abrigar um hospital particular

Atualmente, apesar de todas as adaptações feitas em sua estrutura, o imóvel mostra-se completamente ultrapassado para as necessidades diuturnas da PC local, inclusive para acomodação dos policiais que precisam pernoitar na unidade.

Por isso, a autoridade policial detalhou que, há mais de um ano, encaminhou tratativas com o Poder Executivo para a doação ao Conselho da Comunidade e, posteriormente, ao Governo do Estado, de um enorme terreno localizado nas proximidades da Saneago, no Bairro Belo Horizonte.

Segundo o delegado, a área ociosa está localizada na Avenida Radial Norte, região bastante valorizada em Niquelândia. Nesse local, mediante pagamento de alvarás de funcionamento, a prefeitura costuma autorizar a instalação de atrações temporárias como circos e parques de diversões vindos de outras cidades nos períodos de férias escolares.

Veja também

Botão Voltar ao topo