Niquelândia

PMs em treinamento reforçam Segurança Pública e tranquilizam comerciantes com apoio da ACIN em Niquelândia

Parte dos militares que estão fazendo estágio na cidade do Norte do Estado já manifestaram desejo de ser integrados definitivamente ao efetivo da 3ª CDPM, explicou o comando local, em evento na tarde de ontem na sede da entidade presidida por Fernanda Melo

A 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar (3ª CDPM) apresentou na tarde desta terça-feira/12, na sede da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), parte da equipe de novos policiais aprovados em concurso público e preparados pela Academia da PM na capital que estão realizando estágio no serviço operacional preventivo e ostensivo na cidade, que integra a área do 14º BPM sediado em Uruaçu.

De acordo com o tenente Flávio Taveira Guimarães, comandante da 3ª CDPM, um total de 27 policiais inicialmente estão participando do estágio em Niquelândia (13 PMs) e em Uruaçu (14 PMs), as duas principais cidades da região, que foram escolhidas por ofertarem as melhores condições de treinamento prático dos novos integrantes da Segurança Pública, pauta essa que sempre esteve entre as prioridades do governador Ronaldo Caiado (UB).

PM TEVE APOIO DA ACIN – “Nosso quartel, no entanto, não estava preparado para isso em condições de estrutura física. Tivemos, então, que mobilizar uma força-tarefa e a Acin nos ajudou demais para que pudéssemos deixar nossa sede pronta o quanto antes para recebê-los”, detalhou o comandante da PM em Niquelândia.

Fernanda, Amail, Kahik, Taveira (PM), Geraldo Júnior, Cássio (PC) e Erlandssom (PC), durante reunião na sede da Associação Comercial de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]

Ao todo, para as cidades abrangidas pelo 18º Comando Regional da Polícia Militar (18º CRPM) também com sede em Uruaçu, está previsto o acréscimo de 60 novos soldados à corporação.

O tenente detalhou que três turmas deverão realizar seus treinamentos de rua em Niquelândia e em Uruaçu. A segunda turma, em janeiro, terá 18 aspirantes a militares; e a terceira turma, em fevereiro, contará com 15 aspirantes.

Depois da formatura em Goiânia propriamente dita, explicou Taveira, os 60 novos PMs serão distribuídos de acordo com a demanda de Segurança Pública de cada cidade da região do 18º CRPM.

Tenente Flávio Taveira, atual comandante da PM em Niquelândia, durante entrevista ao Excelência Notícias na sede da Acin [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]

Segundo o comandante da PM local, desse grupo inicial de 13 aspirantes que estão em treinamento nas ruas em Niquelândia, pelo menos 9 deles já manifestaram o desejo de permanecerem lotados na cidade neste início da carreira militar. O pedido já foi encaminhado por Taveira a seus superiores hierárquicos na região.

“Esse estágio probatório da PM é como se fosse um contrato de experiência de pessoas empregadas pelo setor privado. Dessa forma, esses novos policiais já estão colocando a mão na massa aqui em Niquelândia, fazendo todas as atividades da nossa corporação e prendendo gente em situação de flagrante. O que têm chamado a atenção deles é que a cidade é ‘diferenciada’ e ‘fora da curva’ na questão do trânsito, constatando que os motoristas daqui não são muito dados ao cumprimento das leis como, por exemplo, evitar parar em local proibido. E eles (os PM em estágio) estão atuando bastante também nesta área aqui em Niquelândia, fazendo o serviço de polícia que precisa ser feito”, explicou o comandante.

Fernanda Melo, presidente da Acin, organizou rápida recepção aos PMs que cumprem estágio em Niquelândia, juntamente com a diretoria da entidade [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]
PM FEMININA NO SERVIÇO OPERACIONAL – A vinda de novos PMs para a cidade do Norte do Estado também resultou num fato inédito na história da 3ª CDPM: a presença de uma policial militar do sexo feminino no serviço operacional em Niquelândia.

Como se sabe, isso facilitará sobremaneira o trabalho da corporação à eventual necessidade de revistar mulheres suspeitas de estarem portando armas ou drogas em abordagens de rotina durante patrulhamentos pelo município.

REFORÇO É IMPORTANTE, APONTA DELEGADO DA PC – Titular de dois grupos de investigações (homicídios e drogas) da Polícia Civil em Niquelândia, o delegado Cássio Arantes do Nascimento também participou do encontro dos comerciantes com os novos PMs na sede da Acin.

De acordo com a autoridade policial, se não existisse o trabalho ostensivo e preventivo da PM para se evitar a ocorrência de crimes, o principal trabalho da PC – que é investigar os casos já consumados – ficaria muito mais difícil de ser realizado.

“As polícias Civil e Militar de Niquelândia sempre realizam operações em conjunto e agora, com a PM tendo um efetivo um pouco maior, isso servirá para reduzir ainda mais os índices de criminalidade pelo menos nos casos mais graves em que, mês a mês e ano a ano, temos conseguido esse intento. Obviamente que esse objetivo, diante da redução natural do efetivo e sem a reposição desse material humano, seria impossível de ser mantido. A própria presença de uma viatura da PM na rua em pontos estratégicos determinados pelo tenente Taveira inibe, de forma sistemática, a prática de crimes de rua, como pequenos furtos de mercadorias em estabelecimentos comerciais e outros delitos, que preocupam a comunidade em geral”, comentou o delegado Cássio Arantes.

Cássio Arantes do Nascimento, delegado que responde pela investigação de casos de homicídio e tráfico de drogas em Niquelândia, endossou importância da PM em operações conjuntas com a PC na cidade [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]
PM É PARCEIRA DO COMÉRCIO, APONTA PRESIDENTE DA ACIN – A presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Fernanda Rodrigues Melo, idealizou o encontro de apresentação dos reforços da PM no município na tarde de ontem.

Recentemente, quando da notícia de que os aspirantes a militares fariam seu estágio em Niquelândia, Fernanda contou que foi procurada pelo comandante da PM na cidade que buscava apoio à compra de três armários de aço para que os policiais pudessem acomodar seus pertences pessoais.

Anunciada no grupo da Acin no WhatsApp, a meta de conseguir a doação de R$ 3.450,00 à necessidade apresentada pela 3ª CDPM foi alcançada em apenas quatro horas com o apoio de diversos comerciantes que doaram variadas quantias em dinheiro à Acin, para o repasse posterior à corporação.

Luciano Lima, atual vice-presidente da Acin, agradeceu à PM pelo incremento na Segurança Pública de Niquelândia, ladeado pela presidente da entidade, Fernanda Melo [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]
“Reunimos o apoio dos nossos associados e, graças a diversos parceiros, conseguimos atender essa demanda da PM até mesmo porque são eles (os policiais) que nos dão a segurança de sairmos de nossas casas para os nossos comércios; e de retornarmos, todos os dias, pois estão sempre conosco de prontidão, quando abrimos e fechamos as portas, para que no dia seguinte, quando chegarmos, esteja tudo intocado e em paz. Precisamos, sim, dar as mãos para esses parceiros e, no que a Acin puder colaborar, estaremos sempre à disposição da Polícia Militar de Niquelândia”, afirmou a presidente da entidade representativa do comércio no município.

PRESENÇAS – Além dos nomes mencionados, participaram também da reunião dos empresários com a PM o vice-presidente da Acin, Luciano Alves de Lima; o advogado e diretor jurídico da entidade, Kahik Onofre Vieira; o presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, Geraldo Antonio Soares Filho; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Amail Rocha da Mota; e o presidente do Conselho da Comunidade (CCN), Erlandsson Bomfim de Sena, agente de investigação da PC e vereador em primeiro mandato no Poder Legislativo em Niquelândia.

Polícia Militar (PM) de Niquelândia participou de reunião de apresentação dos militares que cumprem aprendizado na carreira antes da formatura na academia, em Goiânia: reforço no policiamento [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo